Buscar

Atividade unid 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atualmente, o mercado tem apresentado diversas exigências em relação aos produtos e serviços oferecidos, como a qualidade nela apresentada, praticidade, inovação, originalidade, preço, dentre outras. As empresas, mediante essas novas imposições, são submetidas a rever seus diferenciais no mercado competitivo e com isso criar novos processos que sejam capazes de se desenvolver, novos produtos com eficiência e lucro.
A competitividade alcançada com o desenvolvimento de novos produtos tornou-se um dos processos mais importantes para as organizações inovadoras, pois desde a concepção de um novo produto, que envolve diversos aspectos como o mercado, tecnologias e o financeiro, até o seu lançamento, ou mesmo, a retirada no mercado, são necessários estudos, projetos e análises de viabilidade.
O Processo de Desenvolvimento de Produtos (PDP) é um dos processos mais importantes e vitais para que um negócio de uma empresa, pois é por meio dele que a empresa é capaz de criar novos produtos para o mercado competitivo e em menor tempo apresentando, com a finalidade, atender à constante evolução do mercado.
O PDP é um conjunto de atividades por onde se busca chegar às especificações de projeto de um produto e de seu processo de produção, de forma que a manufatura seja capaz de produzi-lo. Sua importância para o mercado competitivo das empresas é enfatizada por autores diversos e por diversos exemplos práticos, sendo comum a visão de que o desenvolvimento de novos produtos se tornou um dos pontos principais da competitividade. O desenvolvimento efetivo de novos produtos tem um impacto significativo nos custos, na qualidade, na satisfação dos clientes e na construção de vantagens competitivas significativas.
Não é novidade que desenvolver produtos tem se tornado um dos processos-chave para a competitividade na manufatura. Movimentos de aumento da concorrência, rápidas mudanças tecnológicas, diminuição do ciclo de vida dos produtos e maior exigência por parte dos consumidores exigem das empresas agilidade, produtividade e alta qualidade que dependem necessariamente da eficiência e eficácia da empresa neste processo (ROSENFELD & AMARAL, 2006). A competitividade relacionada com o produto e a disputa de segmentos comerciais, entre outros, fazem com que as empresas busquem formas de obter vantagem sobre seus concorrentes na conquista ou consolidação de mercados. Nesse sentido, as empresas que investem em inovação e consequentemente lançam novos produtos ou renovam aqueles já existentes, estão procurando garantir sua sobrevivência ou ganhar novos espaços no mercado (CARPINETTI et al., 2001).
Contudo, um dos grandes desafios das empresas no cenário econômico atual é a busca contínua pela inovação e pela qualidade. Em virtude das novas exigências do mercado em relação aos produtos e serviços oferecidos, como qualidade, praticidade, inovação originalidade, preço, meio ambiente e outras, as empresas são obrigadas a rever seus diferenciais competitivos e criar processos que sejam capazes de desenvolver novos produtos com eficiência e lucratividade. O desenvolvimento de novos produtos é um processo essencial à competitividade das organizações e a gerência desse processo influencia no desempenho do novo produto no mercado.

Continue navegando