Buscar

CASO SIMULADO 20 11

Prévia do material em texto

CASO SIMULADO 20.11
Em uma tarde enrolada de 20 de julho de 2019, Trinity estava sentada no banca de uma praça conversando com uma amiga, quando por lá passou Neo, que à época tinha 20 anos, tendo ele ficado muito interessando em Trinity, pois ficou impressionado com sua beleza.
Algumas semanas após, Neo foi até a saída da escola onde Trinity estudava e apresentou-se à ela, tendo narrado que, desde o primeiro momento que a viu, não conseguiu mais tirá-la do seu pensamento. Naquele mesmo momento os dois iniciaram um relacionamento amoroso, sendo que poucos dias após tiveram a primeira relação sexual, mesmo que Trinity tenha informado a Neo que tinha apenas 13 anos, eis que nascera em 30 de novembro de 2005. Desde então namoram e o relacionamento é conhecido a consentido pelos pais da menor, Morpheus e Oráculo.
Todavia, apesar da felicidade de todos, um membro do Ministério Público, ao tomar conhecimento de tais fatos, ofertou denúncia contra Neo pela prática da conduta descrita no art. 217-A do Código Penal.
A denúncia foi recebida pelo juiz da 1ª Vara Criminal da Comarca de Matrix – FC, sendo Neo citado e tendo apresentado pessoalmente, sem acompanhamento de advogado, uma manifestação escrita onde narrou com detalhes todos os fatos e indicou o nome e endereço dos pais de sua, agora, esposa Trinity, para serem ouvidas como testemunhas.
Na audiência de instrução foram ouvidas Trinity, seus pais Morpheus e Oráculo e interrogado o acusado, sendo que todos prestaram informação no mesmo sentido, ou seja, que realmente os dois praticavam relações sexuais desde agosto de 2019, mesmo Neo tendo sido informado de que a menor que tinha apenas 13 anos de idade. Relataram, ainda, que em janeiro de 2020 ambos se casaram e estão vivendo uma vida muito feliz.
Encerrada a instrução, o Ministério Público apresentou alegações finais orais, quando requereu a condenação de acusado nos termos da denúncia, argumentando que restara provada a materialidade e autoria, inclusive com confissão do mesmo.
Por seu turno, o advogado que acompanhou Neo na audiência de instrução, também em alegações finais orais, pugnou pela absolvição de seu constituinte, por atipicidade da conduta, ao argumento de que a presunção de violência existente no art. 217-A do CP é relativa, inclusive, para basear esta tese citou voto do Ministro Marco Aurélio Melo, do Supremo Tribunal Federal, que traz este entendimento. Argumentou, ainda, que Trinity tinha total consciência de sua liberdade sexual, que ela já havia mantido relações sexuais com outros homens anteriormente e que os pais dela consentiram no namoro e com a prática dos atos sexuais.
Em 02 de março o magistrado proferiu sentença condenatória contra Neo, julgando procedente a pretensão estatal e aplicando-lhe a pena de 08 anos de reclusão em regime integralmente fechado, por se tratar de crime hediondo, inclusive tendo expedido, naquele momento, o mandado de prisão contra o, agora, sentenciado.
O advogado de Neo foi intimado na sentença no dia 03 de novembro de 2020 e o próprio foi intimado pessoalmente no dia 06 do mesmo mês e ano, sendo que foi preso naquele mesmo momento.
Insatisfeito com os serviços do seu então advogado, Neo procura você para representa-lo no processo, inclusive apresentando o termo de revogação dos poderes outorgados para o anterior procurador. Neo estava acompanhado por Trinity e seus pais, tendo contado toda a história, bem como apresentando cópia do processo. Os pais da menor informaram, ainda, que a filha não nascera em 30 de novembro de 2005, mas sim de 2004, entretanto, como residiam no interior e não tinha condições, somente fizeram os registro de nascimento da filha quando a mesma completou um ano, ou seja em 30 de novembro de 2005, sendo que o tabelião constou esta como sendo a data do nascimento. Para finalizar, acresceram que nunca foram questionados pelo Ministério Público ou Magistrado sobre a idade da filha e não prestaram tal informação porque pensaram não ser relevante, por pensarem que o importante seria testemunhar que as relações sexuais eram consentidas, mas apresentaram um documento da maternidade ela Trinity nasceu, no qual consta a data e horário do nascimento.
Diante dos fatos supra narrados, tendo você recebido procuração de Neo para advogar seus interesses,  elabore a peça processual cabível e tendente a atender aos seus interesses no presente momento processual.

Continue navegando