Buscar

1-3 BNCC E SEUS DESAFIOS PARA IMPLEMENTAÇÃO - ATIVIDADE 1-3 (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Nome Completo: Suzana Dias Faria
	RGM: 21244693
	Instituição: Cruzeiro do Sul ( Unicid )
	Data: 06/11/2020
	Curso: Pedagogia
	Disciplina: Estágio Curricular Supervisionado em Educação Infantil 
ATIVIDADE 1.3 - BNCC E SEUS DESAFIOS PARA IMPLEMENTAÇÃO
A proposta dessa atividade é sobre a estrutura da BNCC. 
Analisando o seu itinerário formativo, comente a importância das atividades conjuntas entre as áreas do itinerário, e sugira de forma detalhada 03 temas e 03 atividades que poderiam ser desenvolvidas considerando o conjunto de competências e habilidades do itinerário formativo em que a sua área está inclusa. Atenção: os temas devem possibilitar o trabalho colaborativo entre professores e alunos das diferentes disciplinas que pertençam ao mesmo itinerário formativo (seja, por exemplo, atividade comum aos cursos que fazem parte do grupo de Linguagem e suas tecnologias, ou aos que fazem parte das Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, e assim por diante). A sua análise deve ter, no mínimo, 1 lauda (página).
Digite aqui seu texto:
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC),estabelece cinco Campos de Experiência para a Educação Infantil, que indicam quais são as experiências fundamentais para que a criança aprenda e se desenvolva. Os campos enfatizam conceitos, habilidades, atitudes, valores e emoções que as crianças devem desenvolver de 0 a 5 anos de idade e se esforça para garantir os direitos de aprendizagem de bebês, crianças bem pequenas e crianças pequenas. São eles: 
1 - O eu, o outro e o nós, esse campo promove o conhecimento de si e ajuda a desenvolver atitudes da vida em sociedade. Traz tempo a abordagem de como lidar com as emoções.
2 – Corpo, gestos e movimentos, esse campo promove o conhecimento do próprio corpo e deve ensinar a criança a explorar novas possibilidades na coordenação motora. È essencial porque ativa a atenção e ajuda no desenvolvimento.
3- Traços, sons, cores e formas, o objetivo nesse campo é incentivar as crianças a terem experiências por meio da intensidade dos sons e ritmos, descobrindo assim ações variadas. Explorar esses elementos favorecerá as funções cognitivas essenciais ao pleno desenvolvimento.
4- Escuta, fala, pensamento e imaginação, esse campo aborda habilidades comunicativas e de pensamento. Além disso promove uma maior interação e compreensão própria. Auxilia na reflexão, imaginação e criatividade.
5- Espaço, tempo, quantidades, relações e transformações, esse campo abrange as áreas da matemática e das ciências, explorando de modo mais natural e lúdico o espaço e o tempo para maior percepção e aprendizagem. 
O primeiro tema sugerido será o campo de experiência ``O eu, o outro e o nós´´, a atividade a ser trabalhada neste campo será a roda de conversa. As rodas de conversa ampliam o universo discursivo das crianças e propiciam o desenvolvimento da comunicação oral. Neste momento da para avaliar o envolvimento, participação e atenção das crianças. Pode-se criar algumas estratégias para conseguir a atenção de todos no momento da roda, vibrar e agradecer sempre que alguma criança termina sua fala, deixar as crianças se expressarem livremente, chamar a atenção daqueles que se dispersam, convidando-o a opinar sobre o que o amigo acabou de falar. Na roda de conversa as crianças se expressam e escutam seus colegas e a si mesmas por meio do exercício reflexivo.
O segundo tema será o campo de experiência `` Traços, sons, cores e formas´´, a atividade a ser trabalhada neste campo será rodas de música. Iremos fazer uma grande roda com as crianças e entregar a elas diferentes instrumentos musicais. A idéia é montar uma grande orquestra e também colocar desafios no meio da brincadeira. Pode-se combinar que quando a professora disser o nome de uma criança, a mesma irá tocar o instrumento que segura em suas mãos sozinha e quando a professora disser, todos juntos, a orquestra volta com todos tocando ao mesmo tempo. A brincadeira ajudará as crianças a reconhecer os sons juntos e separados e ainda estimulará sua atenção, uma vez que terá que ficar atenta a convocação de seu nome e ao comando para que todos toquem.
E o terceiro e último tema sugerido será o campo de experiência `` Corpo, gestos e movimentos´´, a atividade a ser trabalhada neste campo será coordenação motora. Iremos brincar de corrida do saci, o professor deverá montar um ponto de partida e um ponto de chegada. As crianças deverão ficar posicionadas em fila, cada uma segurará uma das pernas flexionadas para trás, na posição de saci. Quando for dado o sinal, elas devem sair pulando até alcançarem a linha de chegada. Deverá ser eliminada a criança que colocar os dois pés no chão e ganhará aquela que ultrapassar a linha de chegada primeiro. Para não ter exclusão, a criança que colocar o pé no chão poderá pagar uma prenda ao invés de ser eliminada e voltar para a brincadeira. O objetivo dessa brincadeira é trabalhar a coordenação motora, o equilíbrio e a velocidade das crianças.
Referências Bibliográficas
<https://novaescola.org.br/bncc/conteudo/58/o-que-sao-os-campos-de-experiencia-da-educacao-infantil> acesso em: 04 nov. 2020.
<http://basenacionalcomum.mec.gov.br/implementacao/praticas/caderno-de-praticas/educacao-infantil/> acesso em: 05 nov.2020.

Continue navegando