Buscar

AV1 - D PROC TRAB 1 CCJ0247 - 3001

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

(
OS.
) (
Assinatura
 
Profº.:
 
- AV2 - ESTA PROVA VALE 8,0 (OITO) PONT
TURMA: CCJ0237 / 3001
 
Média Final:
 
(+) Nota da Prova:
CURSO: DIREITO
PROFESSOR (A): AUGUSTO CESAR FERREIRA DISCIPLINA: DIREITO PROCESUAL DO TRABALHO I
ALUNO(A):_______________________________________________________________
Nota do trabalho em
 
equipe 
 
 
Nota do caso concreto:
) (

 
Não é permitido o uso de 
telefone celular
 –
 
mantenha-o
 
desligado
;
todas;

 
Questões objetivas resposta válida apenas na
 
própria questão;

 
Resposta apenas em 
caneta
 azul ou
 
preta;

 
RASURAS 
anulam
 sua
 
questão objetiva;

 
Qualquer ato ilícito 
penalizará
 sua
 prova.

 
Uso de corretivo 
apenas
 nas
 
questões
 
discursivas;

 
Plágio zera a
 
questão
.
BOA PROVA!
INSTRUÇÕES

 
Questões discursivas apenas na 
folha de resposta
 da IES – devolva

 
A prova é individual com duração de 100’;
)
		
1) Os funcionários da empresa Alfa & Beto resolveram, em assembleia geral, deflagar greve por adoção de equipamentos de proteção coletivo, pois é frequente a ocorrência de acidentes de trabalho, face a ausência de equipamentos de prevenção de sinistros. No segundo dia da greve, Julião, diretor do sindicato da categoria profissional, incentivou a ocupação do estabelecimento da empresa, no sentido de radicalizar o movimento. Essa notícia chegou ao conhecimento da diretoria da empresa, que acionou o seu departamento jurídico para ajuizar ação de interdito proibitório para afastar ameaça de turbação da posse sobre o bem da empresa. Uma vez protocolada a referida medida, mas antes da decisão judicial, os trabalhadores negociaram com o empregador os termos para encerramento do movimento paredista e assim a ocupação da empresa foi desistida.
Em face da questão hipotética posta, responda as indagações a seguir:
a) Qual modalidade de solução de litígio foi adotada? Justifique. (0,5)
b) Qual órgão jurisdicional é competente para processar e julgar o interdito proibitório? Fundamente. (0,5)
c) A luz da jurisprudência pacificada do TST, qual o provável encaminhamento jurídico que a medida judicial poderá tomar? Explique e fundamente. (0,5)
2) Após ter sido demitida por justa causa, Mafalda Quino, estudante do 9º semestre do Curso de Direito, decidiu que deveria ingressar em juízo para questionar a modalidade de dispensa, pois possui provas que não praticou a falta grave que lhe fora imputada pela sociedade empresária Alfa & Beto Serviços Terceirizados. Assim sendo, ajuizou pessoalmente a sua ação trabalhista pleiteando a desconstituição da justa causa; verbas rescisórias e indenização extrapatrimonial, em face da sociedade empresária Alfa & Beto Serviços Terceirizados e, em litisconsórcio passivo necessário, contra a empresa tomadora de serviços, o Banco Sempre Ganha, para quem Mafalda, efetivamente, prestava serviços, em razão do contrato de terceirização.
No dia da audiência o ex-empregador de Mafalda não compareceu, mas o Banco se fez presente e contestou a ação. A reclamação foi julgada totalmente improcedente.
Com base nas informações prestadas acima, responda os itens a seguir fundamentadamente:
a) Qual a consequência jurídica pela ausência do ex-empregador em audiência trabalhista? (0,5)
b) Mafalda poderá interpor todos os recursos necessários em qualquer instância para reverter a decisão de primeiro grau? (0,5)
c) No que tange a ato pelo qual se dá ciência ao réu da ação trabalhista, discorra sobre os prazos atinentes a notificação (0,5)
3) Após a morte de Manoel Elpídio, seus filhos e viúva ficaram consternados quando colegas de trabalho do falecido obreiro, relataram que a parada cardíaca que o levou a óbito foi provocada por uma descarga elétrica sofrida no ambiente de trabalho. E que era possível que fosse evitado se o empregador fizesse a manutenção das instalações elétricas da empresa. Seus sucessores, de comum acordo, decidiram lhe procurar na qualidade de advogado(a), para saber se seria possível ingressar com uma ação para pleitear dano material e moral, por entenderem que ocorreu um ilícito cível, praticado pelo seu ex-empregador contra Manoel.
Face ao exposto, e de acordo com a jurisprudência pacificada, responda perante qual órgão jurisdicional seria o competente para processar e julgar tal demanda (1,5)
4) Beatriz ajuizou uma reclamação trabalhista em face da empresa Bolos e Arte, sendo que na data da audiência a mesma não pôde comparecer, pois tinha um baby chá da sua irmã. Diante da ausência da reclamante em audiência qual providência o Juiz deverá adotar (1,5).
5) Mansueto ajuizou reclamação trabalhista em face de sua ex-empregadora, a sociedade empresária Madrigal Importados, afirmando ter sofrido acidente do trabalho (doença profissional). Em razão disso, requereu indenização por danos material e moral. Foi determinada a realização de perícia, que concluiu pela ausência de nexo causal entre o problema sofrido e as condições ambientais. Na audiência de instrução, foram ouvidas cinco testemunhas e colhidos os depoimentos pessoais. Com base na prova oral, o juiz se convenceu de que havia o nexo causal e os demais requisitos para a responsabilidade civil, pelo que deferiu o pedido.
Diante	da	situação	retratada,	e	em	relação	aos	honorários	periciais,	responda fundamentadamente, quem será responsável pelo seu pagamento? (2,0)
RESPOSTAS:	
QUESTÃO 1:LETRA A:Apesar de ter se resolvido o conflito antes de uma resposta judicial, a modalidade empregada foi da heterocomposição já que os empregadores demamdaram por meio de interdito proibitório,que é uma ação.
 LETRA B: De acordo com a súmula vinculante 23, a justiça trabalhista é competente para julgar o interdito proibitório relacionado as questões trabalhistas.
QUESTÃO 2: LETRA A : A ausência do empregador que nesse caso e parte reclamada implica na revelia mas não na confissão , e feito uma aplicaação supletiva do Art. 320 inciso 1 do CPP, já que o outro réu apresentou contestação e a mesma se aproveita para a parte que não compareceu a audiência.
LETRA B: Devera interpor recurso ordinario para que seja revista a decisão tomara pelo juiz de primeiro grau, feito a citação do réu para comparecer a primeira audiencia de julgamento que ocorro após cinco dias, após a citação do réu nesse caso sera concedido um prazo de cinco dias para que ele apresente sua defesa.
QUESTÃO 4:No caso de Beatriz a mesma não tinha um motivo relevante para que o juiz suspendende o julgamento e designar-se nova audiência, neste caso o juiz procedera com o arquivamento da reclamação Art. 844 da CLT, implicando tambem no pagamento das custas judiciais por ela. 
QUESTÃO 5: Ainda que seja beneficiario da justiça gratuita cabe a parte sucumbente o pagamento dos honorários periciais segundo o Art. 790 B da CLT, que podera ser parcelado pelo juiz. Neste caso a parte reclamada que é a parte sucumbente devera paga pelos honorários.

Continue navegando