Buscar

AV - FUNDAMENTOS DA EPIDEMIOLOGIA E BIOESTATÍSTICA

Prévia do material em texto

Disciplina:  FUND. EPI. E BIOEST. 
	
	
	 
	 
		1 ponto
	
		
		1. Um dos vultos da Epidemiologia foi Ignaz Semmelweis, que:
 (Ref.: 201915599631)
	
	
	
	
	Usou a teoria do contágio da doença para explicar a ocorrência de cólera
	
	
	Considerado pai da Demografia e da Estatística de Saúde
	
	
	Introduziu o método estatístico na investigação das doenças
	
	
	Investigou as causas da febre puerperal em duas clínicas da maternidade do Hospital Geral de Viena. Baixou a taxa de mortalidade por infecção puerperal consideravelmente
	
	
	Conduziu o primeiro ensaio clínico registrado na história da Medicina
	
	 
	 
		1 ponto
	
		
		Em 1995, a Organização Mundial de Saúde (OMS), propôs a criação de um grupo (grupo WHOQOL - World Health Organization Quality of Life) que construiu o seguinte conceito de qualidade de vida: Qualidade de vida é a percepção do indivíduo de sua posição na vida no contexto da cultura e sistema de valores nos quais ele vive e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações. A construção desse conceito permitiu a este grupo desenvolver um instrumento (questionário) válido para a avaliação do conceito de qualidade de vida a nível internacional: o instrumento de avaliação de qualidade de vida da Organização Mundial da Saúde (WHOQOL-100). Sobre esse instrumento são feitas as seguintes afirmações: I O que se pretende avaliar através da aplicação desse questionário é a própria percepção do indivíduo respondente do questionário a respeito de sua qualidade de vida. II A qualidade de vida é avaliada através de três aspectos fundamentais: subjetividade, a multidimensionalidade e a presença de dimensões positivas e negativas. III O WHOQOL-100 é composto por 100 questões que avaliam seis domínios: Físico, Psicológico, Nível de Independência, Relações sociais, Meio-ambiente e Espiritualidade /Crenças Pessoais. IV A qualidade de vida é avaliada através de um único aspecto fundamental: a presença de dimensões positivas na vida. Assinale a alternativa correta:  (Ref.: 201915599704)
	
	
	
	
	As afirmativas I, II e III são falsas.
	
	
	Apenas a afirmativa II é verdadeira.
	
	
	Apenas a afirmativa IV é falsa.
	
	
	Todas as afirmativas são falsas.
	
	
	Todas as afirmativas são verdadeiras.
	
	 
	 
		1 ponto
	
		
		Vivemos em um mundo desigual. Há quem lute para reduzir as iniquidades na saúde e realizar grandes transformações no cenário da saúde coletiva. Mas, infelizmente, mesmo com toda a informação, muitos ainda atuam perpetuando a barbárie. Nesse contexto, como ainda é percebido o posicionamento de muitos pacientes na qualidade de usuários do sistema de saúde? Aponte a assertiva CORRETA: (Ref.: 201915599712)
	
	
	
	
	Os pacientes possibilitam a diminuição do número das ações secundárias no SUS.
	
	
	Os pacientes agem como atores ativos da saúde coletiva proporcionando uma evidente mudança de cenário.
	
	
	Os pacientes são percebidos como sujeitos passivos frente às suas condições de vida e saúde, com desprezo às orientações fornecidas pelos profissionais da saúde e, às vezes, arredios a terapêuticas necessárias.
	
	
	Os pacientes lutam para reduzir as iniquidades na saúde, através do seu modo de viver a vida adotando hábitos alimentares saudáveis e praticando exercícios físicos regularmente.
	
	
	Os pacientes atuam como sujeitos sociais favorecendo transformações positivas no cenário da saúde pública do nosso país.
	
	 
	 
		1 ponto
	
		
		A frequência de casos existentes de uma determinada doença, em uma determinada população e em um dado momento é denominada:
 (Ref.: 201915599882)
	
	
	
	
	efeito adverso.
	
	
	prevalência.
	
	
	medida de chance.
	
	
	sobrevida.
	
	
	incidência.
	
	 
	 
		1 ponto
	
		
		Medronho (2006), define Pesquisa Epidemiológica como: Estudo da distribuição e dos determinantes dos eventos ou padrões de saúde em populações especificas, e a aplicação deste estudo para controlar/prevenir problemas de saúde. Diante desta definição, pode-se afirmar que são objetivos da Pesquisa Epidemiológica: (Ref.: 201915599808)
	
	
	
	
	Promover uma Transição Epidemiológica.
	
	
	Observar, Financiar e Educar sobre situações de Saúde/Doença.
	
	
	Garantir a efetividade de programas de Saúde.
	
	
	Descrever, Explicar, Predizer e Combater/Controlar situações de Saúde/Doença.
	
	
	Criar, Implantar e Avaliar Programas de Saúde.
	
	 
	 
		1 ponto
	
		
		Analisando o diagrama de dispersão entre duas variáveis aleatórias X e Y, um analista optou por utilizar uma forma de relação linear aproximada entre X e Y tal que Y = 3 + 2X, uma vez que nem todos os pontos pertencem a uma mesma reta. Se o coeficiente de correlação linear entre X e Y for r, então:
 (Ref.: 201915599725)
	
	
	
	
	r = 0
	
	
	r = 1
	
	
	r = -1
	
	
	-1 < r < 0
	
	
	0 < r < 1
	
	 
	 
		1 ponto
	
		
		Sobre a pesquisa Epidemiológica no Brasil são feitas as seguintes afirmações: I A pesquisa epidemiológica brasileira vem se consolidando de forma consistente e sendo reconhecida mundialmente. II A epidemiologia brasileira tem demonstrado significativo interesse em desenvolver aplicações para o planejamento e a gestão de sistemas e serviços de saúde. III Os epidemiologistas nacionais têm investigado principalmente os problemas de saúde de grande importância social, estudando amplamente determinantes sociais da saúde. IV O Brasil tem se consolidado como o principal produtor de conhecimento epidemiológico legitimado metodologicamente sobre os determinantes sociais da saúde. Agora, assinale a alternativa correta: (Ref.: 201915599843)
	
	
	
	
	Todas as afirmativas são verdadeiras.
	
	
	Todas as afirmativas são falsas.
	
	
	Apenas as afirmativas I e II são verdadeiras.
	
	
	As afirmativas I, II e III são falsas.
	
	
	Apenas a afirmativa III é verdadeira.
	
	 
	 
		1 ponto
	
		
		O indicador positivo da saúde denominado DALY (Disability-Adjusted Life Years) é definido como uma medida: (Ref.: 201915599850)
	
	
	
	
	da carga global de doença¿ (GBD global burden of disease).
	
	
	dos anos vividos sem considerar o estado ou nível de saúde desses anos.
	
	
	dos anos vividos com qualidade de vida.
	
	
	do tempo vivido com incapacidade e do tempo perdido devido à mortalidade prematura.
	
	
	dos anos com qualidade de vida não vividos por motivo de doença, incapacidade ou morte.
	
	 
	 
		1 ponto
	
		
		População ou universo é:
 (Ref.: 201915600417)
	
	
	
	
	Um conjunto de pessoas
	
	
	Um conjunto de elementos com pelo menos uma característica de interesse
	
	
	Um conjunto de indivíduo de um mesmo município, estado ou país
	
	
	Um conjunto de elementos quaisquer
	
	
	É o conjunto de elementos apenas finitos
	
	 
	 
		1 ponto
	
		
		Em séries estatísticas, tem-se espécies, locais e tempos. Quando um fator é fixado, variando os outros dois fatores, é denominada tabela conjugada ou tabela de dupla entrada ou tabela de contingência. Assim, fixando a localidade e variando as espécies e os tempos, tem-se a seguinte tebela:
	Quantidades de doentes na localidade A, nos anos de 2.000, 2.005 e 2.010
	Doenças
	2.000  
	2.005 
	2.010 
	Sífilis
	100
	150
	220
	Aids
	56
	57
	55
	Câncer
	500
	620
	840
	Tuberculose
	200
	180
	140
Dessa Tabela de dupla entrada, pode-se concluir:
 (Ref.: 201915600141)
	
	
	
	
	que os números de casos de Sífilis e de Câncer estão aumentando com o passar dos anos, os números de casos de Aids estão praticamente constantes e os números de casos de Tuberculose estão diminuido, sendo que houve uma diminuição de 20% nos casos de Tuberculose quando foram comparados os resultados de 2.005 com 2.000
	
	
	que os números de casos de Sífilis e de Câncer estão aumentando com o passar dos anos, os números de casos de Aids estão praticamente constantes e os números de casos de Tuberculose estão diminuido, sendo que o maior aumento percentual é de Síflis, com 120%
	
	
	que osnúmeros de casos de Sífilis e de Câncer estão aumentando com o passar dos anos, os números de casos de Aids estão praticamente constantes e os números de casos de Tuberculose estão diminuido, sendo que o maior aumento percentual é da Síflis, com 220%
	
	
	que os números de casos de Sífilis e de Câncer estão aumentando com o passar dos anos, os números de casos de Aids estão praticamente constantes e os números de casos de Tuberculose estão diminuido, sendo que o maior aumento, tanto absoluto quanto percentual, é de Câncer
	
	
	que os números de casos de Sífilis e de Câncer estão aumentando com o passar dos anos, os números de casos de Aids estão praticamente constantes e os números de casos de Tuberculose estão diminuido, sendo que o maior aumento percentual é da Síflis, com 110%

Continue navegando