Buscar

Planejamento Urbano e Meio Ambiente

Prévia do material em texto

Disc.: PLANEJAMENTO URBANO E MEIO AMBIENTE   
	Aluno(a): 
	
	Acertos: 7,0 de 10,0
	
		1a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	O trabalho do planejamento urbano diz respeito a:
		
	
	Conforto de um ambiente.
	 
	Adequações necessárias para sua contínua atualização.
	
	Embelezamento do meio.
	
	Somente aos aspectos físicos de uma cidade.
	
	Aspectos estéticos do meio.
	Respondido em 18/05/2021 18:38:10
	
	Explicação:
O planejamento urbano atua nos processos de produção e estruturação do espaço urbano e a interpretação e as necessárias alterações irão variar de acordo com os interesses dos envolvidos no projeto.
 
	
		2a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	O planejamento ambiental como política pública, mais do que uma simples planificação de ações, envolve um estudo detalhado e preciso do meio físico, biótico e sócio-econômico da região. Marque a única opção que representa uma ferramenta importante no contexto do Planejamento Ambiental.
		
	
	Código Florestal Brasileiro
	
	Plano Nacional de Segurança Pública
	
	Plano Plurianual de ordenamento urbano
	
	Zoneamento Rural de áreas degradadas
	 
	Zoneamento Ecológico - Econômico (ZEE)
	Respondido em 19/05/2021 09:58:56
	
	Explicação:
O zoneamento procura promover mudanças nos padrões de produção e consumo da cidade, com a finalidade de diminuir os custos e desperdícios, bem como implantar formas sustentáveis de extrair recursos naturais para as cidades.
 
	
		3a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	O processo desordenado de urbanização, que encontra os municípios sem preparo e infraestrutura para atender às necessidades de seus novos moradores, faz surgir problemas:
		
	
	legais
	 
	sociais, culturais e ambientais
	
	exclusivamente sociais
	
	estéticos e paisagísticos
	
	somente ambientais
	Respondido em 19/05/2021 09:58:34
	
	Explicação:
Vários problemas surgem com a falta de urbanização adequada, como favelização, poluição, desmatamento, criminalidade, falta de saneamento básico, etc.
	
		4a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	De acordo com o contexto de urbanização, como poderemos definir uma metrópole?
		
	
	Metrópole é um grande centro urbano especificamente periférico nas Grandes Capitais Brasileiras como Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte e Salvador.
	
	A metrópole urbana é constituída pela aglomeração de grandes bairros de uma cidade e onde efetivamente a sociedade define as principais intervenções.
	
	Metrópole é a denominação dada às maiores Cidades de Um Estado, logo, existem várias cidades com várias metrópoles e seus contextos naturais, políticos, culturais e sociais.
	
	Metrópole é a referência dada aquelas Cidades e suas Regiões totalmente impactadas ambientalmente sem nenhum planejamento e sem estrutura urbana para sua população.
	 
	A metrópole pode ser definida como uma grande aglomeração na qual uma cidade central polariza (política, econômica e culturalmente) uma ampla região constituída de várias outras cidades, sendo a maior amostra do poder do homem para transformar o ambiente natural.
	Respondido em 19/05/2021 10:01:29
	
	Explicação:
Pode ser definida como a principal cidade de um país ou estado. Possui grande influência cultural, social e econômica nas cidades da região.
	
		5a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	A qualidade de vida está diretamente relacionada ao meio ambiente e às condições que permitam ao homem desenvolver suas potencialidades. Marque a única opção correta para a definição de saneamento ambiental
		
	
	Saneamento ambiental deve ser tratado exclusivamente pelas concessionárias públicas de abastecimento de água e tratamento de esgoto urbano.
	
	Saneamento ambiental são ações integradas sempre que uma área de baixo poder aquisitivo estiver plenamente adensada.
	 
	Saneamento ambiental são ações para a sociedade, com o objetivo de fazer com que todos tenham acesso ao abastecimento de água potável, coleta e disposição sanitária de resíduos sólidos e líquidos, disciplina sanitária de uso do solo, drenagem urbana, controle de doenças transmissíveis, para proteger e melhorar as condições de vida da população.
	
	Saneamento Ambiental não pode ser definido claramente, pois suas áreas de ações são multiplas o que torna sua análise muito abrangente.
	
	Saneamento ambiental são ações que os gestores ambientais executam , após estudo prévio de impactos ambientais que somente podem ser elaborados pelos urbanistas.
	Respondido em 19/05/2021 10:08:57
	
	Explicação:
O saneamento ambiental é o controle de todos os fatores  ambientais que podem exercer efeitos nocivos sobre a saúde pública e bem estar da população.
	
		6a
          Questão
	Acerto: 0,0  / 1,0
	
	Entende-se por urbanismo verde a concepção da cidade como parte da natureza que a cerca e como espaço democrático de integração social, tendo a rua como local privilegiado de convívio. Com base no texto, assinale a alternativa que não corresponde ao urbanismo verde:
 
 
		
	
	educação ambiental
	 
	lixo a céu aberto
	
	medidas contra a poluição atmosférica
	 
	combate á poluição sonora
	
	urbanização de favelas e sua integração à cidade formal
	Respondido em 19/05/2021 10:16:53
	
	Explicação:
O lixo a céu aberto não faz parte de um urbanismo verde e sustentável.
	
		7a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	 
Os ___________são parcerias formadas por entes da federação, objetivando interesses comuns.
		
	
	Os gerenciamentos públicos
	
	Monitoramentos públicos
	
	Arranjos institucionais
	
	Ambientes institucionais
	 
	Consórcios públicos 
	Respondido em 19/05/2021 10:12:56
	
	Explicação:
Podem discutir formas de promover o desenvolvimento regional.
	
		8a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Os Indicadores Urbanos devem levar em consideração os diversos fatores AMBIENTAIS, exceto:
		
	
	A qualidade do tratamento de resíduos sólidos de uma Cidade
	
	A qualidade dos rios de uma região
	
	A qualidade do ar
	
	A questão da poluição sonora
	 
	A qualidade do sistema de pavimentação asfáltica de uma determinada cidade
	Respondido em 19/05/2021 10:24:54
	
		9a
          Questão
	Acerto: 0,0  / 1,0
	
	A Política Urbana está alocada na Constituição Federal sob Título da Ordem Econômica e Financeira, tendo como objetivo o Pleno desenvolvimento das funções sociais da cidade - Art. 182 da Constituição Federal. Neste sentido, é correto afirmar:
		
	 
	A Política Urbana deverá ser regulada apenas pelos Municípios visto que o Estatuto das Cidades assim determina, sem intervenções do Governo Federal.
	
	O Estado, conforme a Constituição Federal em seu Art. 182 não deverá ser interveniente nas ações de Política Urbana deixando por entes privados toda e qualquer gestão.
	 
	O Estado deverá ser o agente regulador da atividade econômica, logo, exercendo a função de fiscalização, incentivo e planejamento da Política Urbana.
	
	De acordo com o Estatuto das Cidades é correto afirmar que o desenvolvimento urbano está relacionado a renda per capita de uma cidade.
	
	O Estado regular as atividades econômicas e sociais ainda é comum em Países de terceiro mundo. Em Países desenvolvidos, estas ações são livres na relação entre a sociedade e os entes privados, não tendo portanto o Estado qualquer ingerência ou regulação nesta relação.
	Respondido em 19/05/2021 10:30:21
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
		10a
          Questão
	Acerto: 0,0  / 1,0
	
	A _______________________ permite ao cidadão participar das discussões relativas aos rumos da comunidade, dando-lhe voz a respeito das decisões. Para a efetivação desse processo, conta-se com os Conselhos Municipais, que devem ser constituídos por representantes eleitos nas diversas instâncias da vida na comunidade e aos quais cabe, dentre outras funções, as de orientar e fiscalizar a prática institucional pública.
 
		
	 
	Municipalização
	
	Centralização
	 
	Participação associada
	
	DescentralizaçãoFederação
	Respondido em 19/05/2021 10:33:19
	
	Explicação:
A municipalização é um processo de gestão integrada de recursos da União, estados e municípios, de forma descentralizada, numa valorização da autonomia municipal na definição dos rumos das ações de natureza pública. O processo fundamenta-se em planejamento integrado, voltado para o desenvolvimento municipal, coordenado pelo seu próprio governo, com a participação direta dos beneficiários.

Continue navegando