Buscar

A Revolução Cultural foi lançada por Mao Tsé

Prévia do material em texto

A Revolução Cultural foi lançada por Mao Tsé-Tung em 1966 como uma resposta aos seus críticos no Partido Comunista Chinês (PCCh). A situação de Mao no PCCh na década de 1960 era de progressivo isolamento. Esse enfraquecimento de Mao no partido ocorreu, principalmente, por conta do fracasso do plano Grande Salto à Frente.
Esse plano consistia no incentivo à industrialização por meio de uma produção acelerada de aço por parte dos trabalhadores chineses. O plano, no entanto, foi um grande fracasso e resultou na morte de milhões de pessoas de fome, uma vez que a produção agrícola do país enfraqueceu-se consideravelmente e resultou na Grande Fome, que causou a morte de mais de 20 milhões de pessoas. Podemos citar alguns pontos a serem observados no processo chamado a Grande Revolução Cultural, tais como: disputas internas no partido comunista, mobilização popular, perseguição política e ideológica e perseguição a toda cultura anterior a revolução.
Podemos dizer que a causa imediata que levou Mao a lançar a Revolução Cultural foi o seu desejo de recuperar o poder que havia perdido na China e no interior do PCCh desde meados da década de 1950. A justificativa dada por ele, no contexto da revolução, para atacar seus adversários foi a de alegar que esses eram burgueses e conservadores que estavam desvirtuando o socialismo na China.
A ideia de Mao era retirar pessoas com visões mais moderadas dos cargos de influência do partido, o que incluía o atual presidente chinês Liu Shao-Chi, um dos maiores críticos de Mao no período. Além disso, os membros do partido que procuravam manter uma relação de cooperação com a URSS também deveriam ser afastados, segundo Mao.
Suas principais consequências foram: a destruição do sistema educacional, enfraquecimento econômico, crimes humanitários e destruição de vários artefatos de valor histórico.
Referências: 
Material Didático. 
 https://graduacao.cederj.edu.br/ava/course/view.php?id=623&section=13
https://super.abril.com.br/mundo-estranho/o-que-foi-a-revolucao-cultural-chinesa/  Acessado em 19/11/2010.

Continue navegando