Buscar

Atividade A4 - Estrutura e Função Humana

Prévia do material em texto

Atividade A4
· Pergunta 1
1 em 1 pontos
	
	
	
	No homem, é muito comum o estudo dos sistemas urinário e genital de maneira conjunta por apresentarem um órgão em comum. Ambos possuem funções especificas, pois, enquanto o sistema urinário forma e conduz a urina para o meio externo, o sistema genital masculino forma e conduz o espermatozoide para o meio externo. Embora a região de formação principal de seus produtos se dá em regiões diferentes, em relação a condução, é possível encontrarmos similaridade.
 
Dessa maneira, com base em nossos estudos sobre o assunto, podemos dizer que o ducto em comum entre os sistemas genital masculino e urinário é:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
a uretra.
	Resposta Correta:
	 
a uretra.
	Comentário da resposta:
	Parabéns! Sua resposta está correta! Pela uretra masculina são conduzidos o esperma e a urina. A regulação se dá por meio de esfíncteres que se abrem e fecham de acordo com a necessidade de micção ou de copula.
	
	
	
· Pergunta 2
1 em 1 pontos
	
	
	
	O eixo hormonal sexual feminino é formado por três glândulas principais: hipotálamo, adenohipófise e ovários, que se comunicam constantemente a fim de garantir a homeostase do ciclo reprodutor feminino, seja ele ovariano ou uterino. A comunicação entre as glândulas endócrinas se dá por meio de hormônios, substâncias secretadas na corrente sanguínea e que possuem receptores específicos em órgãos-alvo. Os hormônios liberados pelas glândulas anteriormente citadas são GnRh, FSH e LH, estrógeno e progesterona, respectivamente.
 
Sendo assim, sobre os efeitos da ação hormonal do estrógeno e da progesterona produzidos pelos ovários, podemos afirmar que:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
estimulam o desenvolvimento das mamas, o crescimento da camada interna do útero e o aumento localizado de tecido adiposo.
	Resposta Correta:
	 
estimulam o desenvolvimento das mamas, o crescimento da camada interna do útero e o aumento localizado de tecido adiposo.
	Comentário da resposta:
	Parabéns! Sua resposta está correta! Os hormônios sexuais produzidos e liberados pelos ovários vão ter por função preparar o corpo feminino para a possível gestação e fazer a manutenção das características sexuais.
	
	
	
· Pergunta 3
1 em 1 pontos
	
	
	
	O sistema genital feminino é formado por estruturas capazes de permitir a formação de gametas, a cópula, a fecundação e o desenvolvimento embrionário. Todos se encontram na região pélvica, podendo estar internamente na pelve ou na sua região externa. Os órgãos genitais internos estão mais envolvidos com a maturação do gameta, a implantação e o desenvolvimento embrionário, enquanto os órgãos externos estão envolvidos com a cópula.
 
Dessa forma, baseado em nossos estudos a respeito do assunto, podemos dizer que o órgão genital interno relacionado à implantação e ao desenvolvimento do embrião é:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
o útero.
	Resposta Correta:
	 
o útero.
	Comentário da resposta:
	Parabéns! Sua resposta está correta! Apesar de a fecundação ocorrer na região das tubas uterinas, o óvulo fecundado migra até chegar à região do útero, onde é implantado.
 
   
	
	
	
· Pergunta 4
1 em 1 pontos
	
	
	
	Imagine a seguinte situação:
 
Pedro é um estudante de Educação Física do primeiro ano que tem por objetivo profissional ser treinador de equipe brasileira de lutas marciais. Diariamente, após as aulas, Pedro frequenta a academia para hipertrofiar sua musculatura e ter melhores objetivos no treino de jiu-jitsu, porém, seu biotipo não o favorece, tornando o crescimento muscular demorado.
 
Ele decide fazer uso de testosterona, já que aprendeu nas aulas da faculdade que um dos efeitos secundários da testosterona é o aumento de massa muscular. Após alguns meses, já com o corpo mais tonificado, Pedro observa certa diminuição do tamanho testicular.
 
Com base em nossos estudos a respeito do eixo hormonal sexual masculino, considerando a situação exposta, qual é a relação entre o uso da testosterona e a diminuição testicular de Pedro?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
A testosterona ingerida causa um feedback negativo no eixo hipotálamo-hipófise-testículo, diminuindo a produção fisiológica de testosterona e, consequentemente, gerando a atrofia testicular.
	Resposta Correta:
	 
A testosterona ingerida causa um feedback negativo no eixo hipotálamo-hipófise-testículo, diminuindo a produção fisiológica de testosterona e, consequentemente, gerando a atrofia testicular.
	Comentário da resposta:
	Parabéns! Sua resposta está correta! O excesso de hormônio forma um feedback
negativo, na qual o hipotálamo entende que a secreção hormonal não precisa mais ser realizada e reduz a secreção de LH e FSH. A ausência desses hormônios diminui a produção de testosterona pelos testículos. Dessa forma, já que o testículo não está exercendo suas ações, ele atrofia.
 
	
	
	
· Pergunta 5
1 em 1 pontos
	
	
	
	O sangue que chega aos rins pelas artérias renais e, posteriormente, pelas arteríolas aferentes ao corpúsculo renal, vem enriquecido com todos, ou maior parte, dos nutrientes e íons provindos da nossa alimentação. No entanto, para que nosso corpo esteja em homeostase, faz-se necessário um sistema que regule as concentrações iônicas e hídricas corporais. Em tese, o que estiver em excesso será excretado na urina, mas existem alguns componentes que não encontraremos em situações fisiológicas, pois nossos tecidos necessitam abundantemente deles.
 
Imagine, então, a seguinte situação: quatro amostras de urina humana foram analisadas e revelaram a seguinte composição: 
 
I. sódio, potássio e água;
II. glicose, água e sódio;
III. proteínas, hemácias e água;
IV. proteínas, glicose e sódio.
 
Das quatro amostras analisadas, qual delas apresenta constituintes comuns de um indivíduo saudável?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
I, apenas.
	Resposta Correta:
	 
I, apenas.
	Comentário da resposta:
	Isso mesmo, sua resposta está correta! Apesar de serem fundamentais para o funcionamento corporal, o sódio, o potássio e a água
são de fácil acesso em nossa alimentação e, portanto, excretados na urina, caso se apresentem em excesso.
 
 
	
	
	
· Pergunta 6
1 em 1 pontos
	
	
	
	O néfron é a menor unidade do rim e responsável pelo funcionamento renal. É por meio dele que o rim exerce suas funções na manutenção da homeostase corporal. Basicamente, o néfron é formado pelas seguintes regiões: corpúsculo renal, túbulo contorcido proximal, alça de Henle, túbulo contorcido distal e ducto coletor. Cada uma dessas regiões possui transportadores que garantem o fluxo iônico para dentro ou para fora do néfron.
 
Sendo assim, com base em nosso conteúdo, com relação ao ducto coletor, este possui a função de:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
excreção.
	Resposta Correta:
	 
excreção.
	Comentário da resposta:
	Parabéns! Sua resposta está correta! O ducto coletor é a última porção do néfron. O fluido que chega até ele já pode ser denominado “urina”, uma vez que tudo aquilo que necessitava ser reabsorvido já foi e a maior parte daquilo que deveria ser secretado também já foi feito.
	
	
	
· Pergunta 7
1 em 1 pontos
	
	
	
	Pense no seguinte caso:
 
João chega ao hospital gritando de dor e apontando a região do dorso. Ele mal consegue se comunicar, dizendo apenas que a dor começou de forma inusitada. Por experiência, os médicos de plantão solicitam uma radiografia de emergência da região abdominal e, enquanto aguardam o resultado, administram por via endovenosa soro fisiológico somado a um analgésico. João relata amenização da dor e, ao sair o resultado dos exames de imagem, os médicos encontram cálculos na região de ureter e na pelve renal.
 
Assim sendo, com base em nossos estudos sobre o assunto, no que diz respeito ao ureter, pode-se afirmar que:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
conduz a urina do rim até a bexiga.
	Resposta Correta:
	 
conduz a urina do rim até a bexiga.
	Comentário da resposta:
	Parabéns! Sua resposta está correta! O ureter é um tubo de músculo liso que conduz a urinado rim até a bexiga.
 
	
	
	
· Pergunta 8
0 em 1 pontos
	
	
	
	Imagine a seguinte situação:
 
João tem 55 anos e é hipertenso já há alguns anos. Apesar disso, o controle do nível da pressão arterial ainda não está adequado, assim como ele também não faz uso dos medicamentos de maneira regular. Em uma consulta médica de rotina, o médico decide associar ao anti-hipertensivo um diurético que acredita potencializar os efeitos do tratamento. João acata a decisão médica e começa a fazer o uso do remédio. Em poucos dias, durantes suas aferições diárias em casa, ele observa importante redução nos valores de pressão arterial média.
 
Sendo assim, com base em nossos estudos sobe o assunto, de que forma o diurético pode estar influenciando a queda significativa nos valores de pressão arterial do paciente em questão?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Diuréticos são substâncias que promovem a diurese, ou seja, aumentam a reabsorção de sódio e, consequentemente, da água, diminuindo o volume plasmático e auxiliando na diminuição da pressão arterial.
	Resposta Correta:
	 
Diuréticos são substâncias que promovem a diurese, ou seja, diminuem a reabsorção de sódio e, consequentemente, da água, diminuindo o volume plasmático e auxiliando na diminuição da pressão arterial.
	Comentário da resposta:
	Infelizmente sua resposta está incorreta. Lembre-se de que os diuréticos atuam em diversos ramos do néfron, especificamente nos túbulos contorcidos e na alça de Henle. Leia novamente a respeito do assunto e tente responder mais uma vez!
	
	
	
· Pergunta 9
1 em 1 pontos
	
	
	
	Entre os métodos contraceptivos mais utilizados podemos citar a pílula anticoncepcional. Ela impede a liberação de um ovócito pelo ovário, pois é composta por uma dosagem aumentada dos mesmos hormônios produzidos fisiologicamente pelas mulheres. A presença desses hormônios no plasma sanguíneo sinaliza que deve haver alteração do ciclo reprodutivo feminino.
 
A pílula anticoncepcional possui eficácia em torno de 90%. Esta porcentagem pode ser aumentada caso a mulher faça o uso regularmente do medicamento, uma vez ao dia, nos mesmos horários. A maior parte desse tipo de medicamento é formado por dois hormônios: estrógeno e progesterona, mas, em alguns casos, pode-se encontrar pílulas com apenas um deles.
 
Dessa forma, sobre o funcionamento da pílula anticoncepcional, pode-se afirmar que:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
por feedback
negativo, inibe o ciclo ovariano.
	Resposta Correta:
	 
por feedback
negativo, inibe o ciclo ovariano.
	Comentário da resposta:
	Parabéns! Sua resposta está correta! A concentração aumentada do estrógeno e da progesterona na corrente sanguínea faz com que o eixo hormonal seja inibido e os gametas femininos não sejam maturados.
 
	
	
	
· Pergunta 10
1 em 1 pontos
	
	
	
	O ciclo reprodutor feminino é altamente complexo e seu funcionamento é regulado pelos hormônios hipofisários. Normalmente, o clico dura 28 dias e pode ser dividido em quatro fases: menstrual, pré-ovulatória, ovulação e pós-ovulatória.
 
Há um hormônio hipofisário que age, principalmente, nas fases menstrual e pós-ovulatória, levando o ovário a produzir um hormônio que amadurece os folículos ovarianos. Há outro hormônio hipofisário que age, principalmente, durante a ovulação e a fase pós-ovulatória, levando o ovário a produzir um hormônio que promove modificações no organismo que favorecem o desenvolvimento de uma possível gestação.
 
Sendo assim, o hormônio ovariano que promove alterações que favorecem o desenvolvimento de uma possível gestação é:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
a progesterona.
	Resposta Correta:
	 
a progesterona.
	Comentário da resposta:
	Isso mesmo, sua resposta está correta! A progesterona é um hormônio pró-gestação que promove o aumento da secreção das glândulas uterinas, entre outras alterações.

Continue navegando