Buscar

Exercício de História dos Tempos do Iluminismo à Independência - Exercício de Fixação 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Exercício de História do Brasil: dos Tempos do Iluminismo à Independência - Exercício de Fixação 2 - Tentativa 1 de 3
Questão 1 de 10
No que diz respeito às câmaras municipais, escolha alternativa correta:
A - “Homens bons” eram proprietários de terra e “puros de sangue” .
B - A legislação das câmaras municipais eram definidas pela Coroa e pelo juiz de fora.
C - Câmaras municipais deveriam atender as necessidades regionais e da Coroa. Resposta correta
D - O isolamento das câmaras municipais, permitia que os “homens bons” tivessem independência em seus atos políticos e até mesmo em relação à criação de impostos.
E - O juiz de fora era o cargo para alguém contratado pela colônia, a fim de controlar os atos das câmaras municipais.
Questão 2 de 10
A elite colonial garimpeira da região de Ouro Preto era a responsável pelos cargos e viabilização de algumas determinações que vinham da Coroa. Acerca desse período, marque a alternativa correta:
A - Ideias liberais iluministas circulavam na região das minas gerais, geralmente apropriadas especialmente na ideia de igualdade para todos.
B - Nesse período, a rentabilidade do comércio local se sobrepôs à extração do ouro, embora os impostos sobre este último não tenham deixado de serem cobrados. Resposta correta
C - O aumento da cultura de algodão e cana na região fez com que os produtos de subsistência ficassem encarecidos.
D - Os inconfidentes almejavam a separação total de Portugal, a criação de Parlamentos e a maior parte dos impostos para si.
E - Os três impostos principais eram as entradas, o quinto e a derrama. Juntos, eram revertidos: metade para a coroa e metade para a região.
Questão 3 de 10
Sobre as medidas tomadas pela coroa, a fim de conter a pirataria ou o comércio conduzido por residentes no Brasil no Atlântico Sul, marque a alternativa correta:
A - A Derrama, uma taxa, foi substituída pelas 100 arrobas de ouro anuais, nas minas gerais.
B - Alfândegas foram construídas nos portos e instituições nas cidades maiores a fim de fiscalizar as relações comerciais.
C - As taxações foram essencialmente para a região das minas gerais.
D - No caso de Minas Gerais, foram criadas a Intendência de Minas e a Casa de Fundição. Resposta correta
E - Ouro em pó ou com em barra com lingote próprio foram outras estratégias de contrabando nas minas gerais.
Questão 4 de 10
Sobre o contexto e as consequências da Guerra dos Mascates em 1810, na região de Recife e de Olinda, podemos afirmar que:
A - As elites coloniais eram também defendidas pelos portugueses, devido ao seu poder político e econômico, especialmente o segundo.
B - Houve uma transferência do poder de Olinda para Recife, cujos senhores de engenho despontaram como os principais do Nordeste.
C - O crescimento do comércio demonstra uma rotatividade maior na economia colonial, dando autonomia a quem os praticava.
D - O principal atrito se deu pelas dívidas dos fazendeiros.
E - Senhores de engenho continuaram a ter predominância social, mas o poder econômico transferiu-se para os comerciantes. Resposta correta
Questão 5 de 10
No que diz respeito à escravidão foram muitas estratégias para que ela se mantivesse, como também se desmantelasse. Considerando essas complexas relações sociais, escolha alternativa errada:
A - A sociedade de homens livres, em geral, mantinha-se unida para manter a escravidão, visto que se beneficiava diretamente dela. Além disso, de modo algum queria desempenhar um trabalho que era considerado de alguém inferior, um escravo.
B - Anomia é o nome dado às negociações no contexto em que escravos e senhores encontravam meios de diminuir os conflitos, porém, não se trata de aceitar a escravidão, mas de sobreviver a ela.
C - As revoltas no período colonial pediam a libertação dos escravos. Resposta correta
D - Resistir, pedindo outras alternativas de trabalho, era um ato de negar a coisificação direcionada aos escravos.
E - Um dos grandes símbolos e resistência e de confronto ao sistema escravista foram os quilombos. Espaços de sobrevivência de muitos que fugiram e lutavam pela vinda de outros.
Questão 6 de 10
Para os líderes da Conjuração Baiana ou Revolta dos Alfaites: 
[...] as naçoens do mundo todas tem seus olhos fixos na França, a liberdade he agradável para todos: he tempo pôvo, povo o tempo he xegado para vos defendereis a vossa liberdade; o dia da nossa revolução da nossa liberdade e da nossa felicidade está para xegar, animai--vos que sereis feliz para sempre. (MATTOSO, K. M. de Q. Presença francesa no Movimento Democrático Baiano de 1798. Salvador: Itapuã, 1969. Disponível em: . Acesso em: 12 jan. 2017.1969, p. 149). A partir da leitura, marque a alternativa errada:
A - A escravidão era o ponto mais temido por proprietários. Resposta correta
B - Juízes e aqueles que acusaram eram brancos e livres e, a maioria, que foi morta ou condenada, negra.
C - Nessa, é possível perceber diretamente a influência mais agressiva e “ao pé da letra” do Iluminismo.
D - Os boletins “sediosos” traziam ideias de igualdade e sobre o fim da escravidão, como também a defesa pela propriedade privada.
E - Seus líderes foram acusados de quererem reduzir o Brasil a um governo democrático.
Questão 7 de 10
Em nossa vídeo aula três discutimos sobre a representação da imagem de Tiradentes. Sobre isso, marque a alternativa correta:
A - A ideia de Ordem e Progresso de nossa bandeira está relacionado com Tiradentes.
B - A memória nacional é formada por heróis e Tiradentes foi um que 100 anos depois teve seus atos perdoados e justificados. Resposta correta
C - Ao desejar a separação da coroa, Tiradentes foi considerado um traidor, especialmente por ser um dos representantes da elite mais importante.
D - Os traços do corpo, rosto e semblante foram traçados como os de Jesus Cristo, visto as semelhanças entre eles.
E - Tiradentes acabou se tornando o elo entre independência e a proclamação da império no Brasil, no início do século seguinte.
Questão 8 de 10
A condição escrava no Brasil colonial era bastante complexa. Nem sempre tão demarcada e muitas vezes negociada. Sobre isso, marque a alternativa correta:
A - A escrita também era um lugar muitas vezes conquistado, especialmente entre escravos urbanos. .
B - As conquistas de outros lugares, como os dos escravos de ganho, foram estritamente de interesses dos próprios escravos. .
C - Escravos não eram temidos por senhores. .
D - Resistências e reivindicações mediante conflitos poderiam resultar em dias de folga, direito a manter rituais religiosos (sem ser o catolicismo), se fosse um escravo de ganho ficar com parte de sua venda, casar, ter família ou mesmo poder falar na sua língua. Resposta correta
E - Senhores de escravos reconheciam a humanidade e a igualdade quando concediam lugares aos negros, além dos mais comuns. .
Questão 9 de 10
O Tratado de Methuen foi assinado entre Portugal e Inglaterra no ano de 1703, em busca de dinamizar os interesses que ambos poderiam ter em comum. Considerando esta perspectiva, escolha a alternativa errada:
A - Mesmo com altas taxas pagas pela Inglaterra nos portos da colônia brasileira, era rentável fazer viagens, visto que muitas dívidas portuguesas eram pagas com produtos naturais da colônia, ao mesmo tempo em que ingleses deixavam seus produtos aqui.
B - O processo de fabricação estimulado em Portugal durante e após o Tratado de Methuen foi artesanal.
C - O Tratado de Methuen, embora não tenha dado autonomia ao país, permitiu que Portugal se lançasse como principal fornecedora de vinhos e couro da Inglaterra. Resposta correta
D - Putting out é o sistema de produção de tecidos da Inglaterra mais utilizado nos século XVII e XVIII. Tal estratégia pode ser resumida ligeiramente como o controle sobre a produção artesanal, dando às fábricas autonomia e espaço para maiores vendas.
E - Putting out representa a estratégia de fabricação inglesa que impediu a competitividade da indústria portuguesa.
Questão 10 de 10
A sociedade colonial era marcada especialmente pelos senhores de engenho, os quais nem sempre tinham dinheiro, mas, certamente,tinham muito poder. Os produtos colhidos por eles, muitas vezes eram vendidos antes da colheita, o que lhes garantia crédito. No caso de Olinda, era assim que funcionava, entretanto, algumas mudanças causaram conflitos, entre eles podemos afirmar, com exceção de:
A - A Coroa portuguesa em interesse de receber impostos dos comerciantes de Recife, confirmou a elevação à vila, porém perdoou as dívidas dos fazendeiros, visto que formavam a elite regional e davam apoio à coroa.
B - A Guerra dos Mascates ocorreu entre Olinda e Recife, cujo objetivo central era o dos fazendeiros, em não aceitar a transferência de “poder” de Olinda a Recife. Resposta correta
C - Com o acúmulo de dívidas dos fazendeiros, bem como com o crescimento de Recife, visto que reunia um grupo comerciante muito forte, Recife foi elevada à vila.
D - Comerciantes que adiantavam as compras de produtos mantinham os senhores de engenho como seus dependentes, já que estes contraíam grandes dívidas.
E - Olinda era o centro comercial da capitania de Pernambuco, região próspera e açucareira.

Outros materiais