Buscar

Exercício de História dos Tempos do Iluminismo à Independência - Exercício de Fixação 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Exercício de História do Brasil: dos Tempos do Iluminismo à Independência - Exercício de Fixação 3 - Tentativa 1 de 3
Questão 1 de 10
Com base na citação abaixo e na chegada da família real escolha a alternativa errada: “A realeza! Sua história domina toda a evolução das instituições europeias. Até nossos dias, quase todos os povos da Europa Ocidental foram governados por reis. Por longo período, o desenvolvimento das sociedades humanas em nossos países resumiu-se unicamente às vicissitudes do poder das grandes dinastias. Ora, para compreender o que foram as monarquias de outrora, para, sobretudo dar-se conta de sua longa dominação sobre os espíritos dos homens, não é suficiente apenas esclarecer até o último detalhe o mecanismo da organização administrativa, judiciária, administrativa que essas monarquias impuseram a seus súditos; nem é suficiente analisar ou procurar extrair de alguns grandes teóricos os conceitos de absolutismo ou do direito divino. É necessário penetrar também as crenças e as fábulas que floresceram em torno das casas principescas. Em muitos pontos, todo esse folclore diz-nos mais do que diria qualquer tratado doutrinal (BLOCH, Marc. Os Reis taumaturgos. São Paulo: Cia das Letras, 1999, p.43-44)”.
A - A chegada da família real e todo a preparação que houve tornou o Rio de Janeiro um lugar mais dinâmico.
B - A citação está relacionada com a sacralidade que envolvia os reis e as rainhas, ou seja, eram visto como representante de Deus.
C - A família real portuguesa abalou a colônia, visto que está não era habituada a presença real, porém sem alterar a organização social que aqui havia. Resposta correta
D - A historiografia precisa analisar como os elementos sociais e culturais colaboram no entendimento da sacralidade dos representantes do absolutismo. .
E - Até 1814, a família real não foi questionada sobre sua permanência no Brasil.
	
Questão 2 de 10
Com base na citação abaixo e em nosso vídeo aula de número 10, responda a alternativa correta: “Uma vez restaurada a estabilidade política na Europa, em 1815, o Conde da Barca, preocupado em atrair talentos estrangeiros para a antiga colônia então elevada à condição de reino ao mesmo nível de Portugal e dos Algarves, em nome do príncipe regente D. João VI, recorre ao seu representante em Paris, o Marquês de Marialva. O sábio Alexander von Humboldt, à época coberto dos louros de sua expedição sul-americana, é consultado e sugere o nome de Joachim Lebreton, secretário perpétuo demitido havia pouco da Académie des Beaux-Arts de l’Institut de France”. (FUNDAÇÃO BIBLIOTECA NACIONAL. A missão artística francesa de 1816. Disponível em: . Acesso em: 1 fev. 2017).
A - A arte mais representativa brasileira desse período era o Barroco, em especial com destaque a Aleijadinho. Resposta correta
B - A citação é referente à expulsão de Napoleão Bonaparte.
C - Desse tempo o que é mais marcante é a pintura bucólica e natural sobre o Rio de Janeiro, visto que está mantinha a centralidade nas obras de Jean Baptist Debret.
D - É possível dizer que embora a vinda da família real portuguesa tenha sido conturbada, a arte brasileira ganhou um sentido com as investidas internacionais.
E - O retorno dos Bourbons ao governo francês fez com intelectuais do período de Napoleão Bonaparte ganhassem novos cargos.
Questão 3 de 10
Abaixo a perspectiva do historiador José Murilo de Carvalho sobre 1808: “A transformação do Rio de Janeiro em corte real começou apenas dois meses antes da chegada do príncipe regente, quando as notícias do exílio real foram recebidas. As ações imediatas deveriam dar conta dos novos usos, nova classe, novas necessidades e novos agentes que junto com a corte chegavam ao Brasil. Menos de uma semana após sua chegada, ainda em Salvador, D. João VI decretou a abertura dos portos às “nações amigas”. Esta medida representou um golpe de morte no pacto colonial que, na prática, obrigava que todos os produtos das colônias passassem antes pelas alfândegas em Portugal, ou seja, os demais países não podiam vender produtos para o Brasil, nem importar matérias-primas diretamente das colônias alheias, sendo forçados a fazer negócios com as respectivas metrópoles”. (CARVALHO, A. L. S. O Rio de Janeiro a partir da chegada da Corte Portuguesa: planos, intenções e intervenções no século XIX. In: Seminário de história da cidade e do urbanismo, 13., 2014, Brasília. Anais...: tempos e escalas da cidade e do urbanismo. Brasília, DF, 2014. Disponível em: . Acesso em: 2 fev. 2017.) Considerando essas ideias, marque a opção correta:
A - A taxação dos produtos brasileiros era superior aos ingleses, visto as dívidas acumuladas por Portugal.
B - A única exceção de “nações amigas” era a França de Bonaparte.
C - É nesse período, o de autonomia da colônia, que houve a diminuição da dependência de Portugal e da Inglaterra.
D - O pacto colonial e suas consequências acabaram com a chegada da família real portuguesa.
E - Um dos motivos para que a indústria brasileira não começasse seu desenvolvimento deve-se à baixa taxação de produtos ingleses. Resposta correta
Questão 4 de 10
Em nossa vídeo aula dois debatemos acerca da economia e de práticas mercantilistas no século XVIII. Sobre isso, marque a alternativa correta:
A - A criação da Companhia de Comércio do Maranhão e do Pará fez com que o rendimento econômico diminuísse na colônia.
B - Com o crescimento lucrativo das riquezas da colônia brasileira, está passou a ser totalmente vigiada e controlada.
C - O Algodão, o açúcar e o comércio ultramarino no Atlântico se tornaram os principais meios de venda ou recolhimento de impostos da Coroa. Resposta correta
D - O comércio ultramarino no Atlântico se transformou em uma das principais economias sob a responsabilidade da Coroa.
E - O desenvolvimento da região das minas gerais tomou do Rio de Janeiro tornou-se a região mais desenvolvida.
Questão 5 de 10
A citação abaixo refere-se à chegada da família real portuguesa ao Brasil. Após ler, escolha a alternativa correta: A persistência dos velhos padrões coloniais viu-se pela primeira vez seriamente ameaçada, entre nós, em virtude dos acontecimentos que sucederam à migração forçada da família real portuguesa para o Brasil, em 1808. O crescente cosmopolitismo de alguns centros urbanos não constituiu perigo iminente para a supremacia dos senhores agrários, supremacia apoiada na tradição e na opinião, mas abriu certamente novos horizontes e sugeriu ambições novas que tenderiam, com o tempo, a perturbar os antigos deleites e lazeres da vida rural. (HOLANDA, Sérgio Buarque de. História geral da civilização brasileira. São Paulo: Difel, 1967, p. 183)
A - A abertura política deu-se de imediato à chegada da família real portuguesa.
B - A industrialização iminente ganhou força com a chegada da família real portuguesa.
C - Apesar do pouco tempo em que a família real portuguesa permaneceu no Brasil, visto que retornou em 1821, a mesma provocou alterações que não permitiram que o Brasil voltasse a ser o que era antes.
D - As cidades nesse período passaram a ser adequadas em suas estruturas físicas, em especial ao do Rio de Janeiro. Resposta correta
E - O trecho viu-se pela primeira vez seriamente ameaçada diz respeito aos colonizados, pois estes não queriam a independência.
Questão 6 de 10
Considerando a nossa vídeoaula aula 11, escolha a alternativa errada:
A - “Economia de bem comum” é uma expressão referente à economia colonial que tem por significado um sistema baseado em concessões e privilégios de acordo com sobrenomes, casamentos e interesses políticos”.
B - A autonomia das elites permitiu que o Brasil fosse construído com base em desigualdades. Resposta correta
C - De acordo com o historiador João fragoso, um dos primeiros “capitais” da colônia mais significativo foi decorrente do aprisionamento de “negros da terra”.
D - Era comum o uso de espaços e meios de comércio públicos pela iniciativa privada”.
E - Famílias originárias de regiões pobres de Portugal e de suas ilhas formaram as primeiras elites no Brasil, as quais foram tambémresponsáveis pela organização social”.
Questão 7 de 10
No que diz respeito a Dom João VI e à fuga à colônia brasileira, marque a alternativa errada:
A - A decisão de Dom João VI em retornar foi em decorrência da Espanha, sua aliada, ter sido tomada por tropas napoleônicas. Resposta correta
B - A retirada inesperada da família real de Portugal foi uma atitude marcada pelo medo e falta de preparo do exército português.
C - Carlota Joaquina era apontada como louca, porém é preciso pensar que ela mantinha grande influência sobre Dom João VI e, por isso, se fosse visto como louca seria menos considerada.
D - Foi um dos últimos representantes absolutistas da Europa.
E - Tanto Napoleão Bonaparte quanto a própria corte portuguesa queriam o distanciamento de Dom João VI da Espanha, embora fosse casado com uma espanhola.
Questão 8 de 10
Napoleão Bonaparte foi o principal responsável pela vinda da família real portuguesa. Sobre isso marque a alternativa correta:
A - A invasão de Portugal foi por ser ainda um reduto absolutista, ao passo que a França defendia ideias iluministas.
B - A resistência portuguesa não aceitou o domínio de Bonaparte.
C - Nesse contexto, o apoio inglês não foi suficiente e a família real portuguesa precisou pedir apoio à Espanha.
D - O Bloqueio Continental refere-se a uma medida protetiva dos interesses políticos e econômicos da França, que deveria ser obedecido por todos os países, sem restrições. Resposta correta
E - O interesse de Napoleão Bonaparte em tomar Portugal era por sua proximidade com a Espanha.
Questão 9 de 10
A citação abaixo se refere à ideia de tradição, uma perspectiva que pode ser entendida também relacionada à chegada da família real portuguesa ao Brasil: “A tradição tem, na perspectiva sociológica, a função de preservar para a sociedade costumes e práticas que já demonstraram ser eficazes no passado. Para Weber, os comportamentos tradicionais são formas puras de ação social, ou seja, são atitudes que os indivíduos tomam em sociedade e são orientadas pelo hábito, pela noção de que sempre foi assim. Nessa forma de ação, o indivíduo não pensa nas razões de seu comportamento. O comportamento tradicional seria, então, uma forma de dominação legítima, uma maneira de se influenciar o comportamento de outros homens sem o uso da força. (SILVA; SILVA, 2005, p. 405) A partir dessas ideias e do contexto mencionado, marque a alternativa errada:
A - A legitimidade da organização social, em relação a Weber, está em sua repetição e normalização, as quais se tornam ferramentas de manipulações sociais.
B - De acordo com Max Weber ações sociais são estratégias de organização social que se tornam hábito.
C - Quando a família real se instalou no Brasil, ela fez uso do imaginário e de todas as tradições conhecidas para que as ações sociais ocorressem de acordo com seus interesses.
D - Tal citação corrobora com o contexto da chegada da família real, visto que esta foi recebida do modo como a tradição no que se refere ao trato real, deve ser feita, mesmo que a colônia brasileira até então nunca tivesse tido o convívio com representantes do poder absolutista.
E - Tradição também pode ser analisada no contexto de civilidade, já que está se refere aos princípios morais que regem uma sociedade. Resposta correta
Questão 10 de 10
No que se refere à situação da Península Ibérica no período napoleônico, escolha o item errado:
A - A coroa portuguesa, com acordos estabelecidos com a Inglaterra, não pôde respeitar o Bloqueio Continental.
B - A Espanha no início não aceitou a intromissão francesa em seus territórios.
C - A Espanha, a fim de defender os interesses franceses, aceitou invadir Portugal.
D - Com a chegada das tropas francesas em Lisboa, coube aos portugueses uma rendição antes da fuga a sua colônia, o Brasil. Resposta correta
E - França, ao estabelecer acordo com a Espanha, dominou quase toda a Europa.

Continue navegando