Buscar

Atividade Complementar

Prévia do material em texto

ATIVIDADE DE INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO
A atividade será para complementar a nota da prova parcial 2, haja vista que parte dela fora construída em razão da “leitura fílmica” do filme A Fuga das Galinhas. A atividade em questão, conta com duas questões a serem respondidas , a primeira questão versa sobre Teoria da Contingência e a segunda se refere à Teoria Neoclássica da Administraçã
QUESTÃO 1:
 A Teoria da Contingência ou Teoria Contingencial enfatiza que não há nada de absoluto nas organizações ou na teoria administrativa. Tudo é relativo. Tudo depende.
A abordagem contingencial explica que existe uma relação funcional entre as condições do ambiente e as técnicas administrativas apropriadas para o alcance eficaz dos objetivos da organização. As variáveis ambientais são variáveis independentes, enquanto as técnicas administrativas são variáveis dependentes dentro de uma relação funcional.
O homem, para a Teoria da Contingência é entendido como “homem complexo”, portanto, explique qual o significado do “homem complexo” e qual a sua interferência no contexto da Teoria da Contingência.
Homem complexo é a administração, a concepção do homem como um sistema complexo de valores, percepções, características pessoais e necessidades, que tudo é relativo, ou seja, existe uma relação entre os fatores ambientais (externos) e a gestão de uma organização (interno).
QUESTÃO 2:
A Teoria Neoclássica da Administração surgiu na década de 1950 baseada nos princípios da Teoria Clássica estudada por Taylor e Fayol, porém, repaginados para atender as necessidades administrativas da atualidade. A Teoria Neoclássica da Administração tem como princípios o fato de que as ações administrativas devem ser planejadas, organizadas, direcionadas e controladas. A principal referência da Teoria Neoclássica da Administração é Peter Drucker, mas também fazem parte dessa corrente autores como Willian Newman, Ernest Dale, Ralph Davis, Louis Allen e George Terry.
De forma geral, os autores que estudaram a Teoria Neoclássica formularam conceitos bastante heterogêneos, mas para facilitar o entendimento e a apresentação, esses conceitos foram condensados em uma única teoria sob a denominação “Teoria Neoclássica Da Administração”.
Tendo o texto acima como motivador explique as características da Teoria Neoclássica apresentadas abaixo.
· Ênfase na prática da administração;
Ela caracteriza-se por: uma forte ênfase nos aspectos práticos da Administração e pela busca de resultados concretos e palpáveis. 
· Reafirmação dos postulados clássicos;
A Teoria clássica é uma reação à influência das ciências do comportamento no campo da Administração em detrimento dos aspectos econômicos e concretos que envolvem o comportamento das organizações.
· Ênfase nos princípios gerais da administração;
Ênfase nos princípios gerais de Administração, os neoclássicos definem normas de comportamento administrativo. Os princípios de Administração, que os clássicos utilizavam como “leis” são retomados como critérios elásticos para a busca de soluções práticas. 
· Ênfase nos objetivos e nos resultados; 
Ênfase nos objetivos e nos resultados toda organização existe, não para si mesma, mas para alcançar objetivos e produzir resultados. É em função dos objetivos e resultados que a organização deve ser dimensionada, estruturada e orientada. Daí a ênfase colocada nos objetivos organizacionais e nos resultados pretendidos como forma de avaliar o desempenho das organizações. Os objetivos são valores visados ou resultados desejados pela organização.
· Ecletismo.
 Ecletismo da teoria neoclássica os autores neoclássicos são ecléticos, absorvendo o conteúdo de outras teorias administrativas mais recentes. Trata-se de um movimento de agregação de ideias.

Continue navegando