Buscar

atividade1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1. Modelos de processos de software fornecem diretrizes gerais para o desenvolvimento do software e devem ser escolhidos e utilizados de acordo com características específicas do projeto de desenvolvimento do software que envolve informações da equipe a desenvolver o software e também do cliente. Imagine a situação abaixo.
Um escritório de advocacia deseja contratar os seus serviços para apoiar no suporte automatizado de tarefas jurídicas comumente realizadas por seus advogados. Dentre as atividades tem-se a elaboração de documentos a serem protocolizados em diferentes tribunais de justiça de esfera estadual e federal; o acompanhamento de movimentações processuais de processos judiciais sob os cuidados dos advogados do escritório; e o gerenciamento de prazos jurídicos para manifestação em processos judiciais acompanhados pelo escritório. Você, como bom engenheiro de software, percebe que muito tem a aprender sobre a área jurídica e também sobre a forma de trabalho dentro do escritório cujo processo de negócio deverá ser apoiado pelo software solicitado. Ao visitar o escritório e conhecer um pouco mais da empresa, você percebe que todo o acompanhamento de processos judiciais é realizado ainda em papel e pilhas e mais pilhas de papel podem ser vistas nas mesas dos advogados da empresa. Duas coisas você consegue deduzir disso: 1) a empresa parece ser bem sucedida e os advogados devem ser bastante ocupados já que a quantidade de processos judiciais é bem alta; 2) o sistema trará economia para a empresa de milhares de reais, hoje gastos com impressão. Você percebe que a agenda lotada dos advogados do escritório pode se mostrar um desafio para uma comunicação mais efetiva de levantamento do problema e também do processo de negócio. Para a sua sorte, o principal advogado do escritório que iniciou o contato com você está bastante engajado no projeto e se mostra disposto a participar de quantas interações com a equipe de desenvolvimento forem necessárias para a captura das necessidades da empresa quanto ao software. Ele deseja também que sejam entregues versões intermediárias do software final contendo funcionalidades prioritárias e estratégicas para o negócio; uma vez que ele não tem certeza de todas as funcionalidades que serão necessárias para compor o software no inícío do projeto, ele quer garantir que as mais importantes sejam implementadas primeiro. Do seu lado, você tem uma equipe reduzida de analistas, desenvolvedores e testadores, porém bem coesa e comunicativa, com a ressalva de nunca terem trabalhado com a construção de nenhum sistema para a área jurídica.
Considerando o cenário acima, identifique que modelo de processo de desenvolvimento de software você escolheria para apoiar o desenvolvimento do software solicitado. Justifique sua escolha associando as características do cenário acima com as do modelo selecionado.
Utilizaria o modelo de prototipagem evolutiva por ser um modelo caracterizado pela experimentação. Esse processo pode ser utilizado em qualquer fase do desenvolvimento para, assim, aprimorar e adaptar um produto.
A prototipagem evolutiva é o modelo em que se desenvolvem versões “provisórias” (protótipos) para a aprovação dos requisitos. Em sistemas baseados em tecnologias para internet, a criação das telas se torna simples, com grandes possibilidades do protótipo das telas serem as mesmas telas da versão, que entrará em produção. Com a criação dos protótipos de tela, mesmo que ainda não funcionando, o cliente tem a oportunidade de abstrair melhor os requisitos do software, permitindo a mudança dos requisitos antes da codificação das telas, já que a codificação exige um esforço relativamente maior que a simples criação dos protótipos. Com a estratégia de protótipos se evita o retrabalho e se garante excelente visibilidade sobre as funcionalidades para os clientes. Para Rodrigues (2005, p. 18), “os protótipos cobrem cada vez mais requisitos, até atingir o produto desejado”. Isso permite também uma gestão de risco mensurável, já que o software é dividido por iterações e proporciona maior qualidade, além de facilitar o levantamento das regras de negócios.
Vantagens:
-É possível descobrir os problemas antecipadamente e ajustá-los;
- Garantia de que os requisitos do sistema atendam às necessidades do cliente;
- O feedback é mais concreto pois é possível visualizar, entender como preferem utilizar o modelo de protótipo;
- O progresso fica mais claro.

Outros materiais