Buscar

REDAÇÃO - Dicas e Planejamento

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Julia Silva
REDAÇÃO
Dicas e Planejamento
Introdução 
Explique o tema indicando a importância dele. Identifique o ponto de vista a ser defendido, e construa uma tese (posicionamento crítico do autor). Problematize iniciando com uma alusão ou fato histórico a fim de comparar com o presente, evidenciando a permanência dessa situação. Cite dois problemas ou um problema e uma consequência.
Ex: “A intolerância religiosa é um problema recorrente na história da humanidade. Na Idade Média, por exemplo, os Tribunais do Santo Ofício – também chamados de Inquisição – julgavam e condenavam as pessoas que não acreditavam na religião católica. Apesar de o Brasil ser um país laico, tem-se, atualmente, um contexto análogo a essa situação: ainda persistem os casos de discriminação e preconceitos sofridos por algumas religiões. Sendo assim, encontrar caminhos para combater a intolerância religiosa, no Brasil, é um desafio que precisa ser enfrentado pela sociedade civil e pelo Estado.”
Outras formas de introdução podem ser:
· Citação 
· Definição 
· Exemplificação
· Alusão histórica
· Afirmativa
· Comparativa
Argumentação/Desenvolvimento
Momento onde você deve, em cada parágrafo, explicar por que a situação é um problema? O que impede esse problema de ser resolvido? Você pode utilizar um repertório variado aqui, desde que seja coeso com a tese que você vai defender. Use conectivos, use argumentos de autoridade, de prova concreta, de raciocínio logico ou por exemplificação.
Ex: “Em primeira instância, cabe destacar o panorama histórico-político da segurança pública que influi em seu perfil hodiernamente. Na época do período militar, acentuou-se o esfacelamento de uma sociedade democrática em virtude da doutrina de segurança nacional, uma lógica puramente autoritária de conduta. Os modelos e as ações de segurança pública limitavam-se à contenção social, com o uso da força e de armas para a repressão. Contudo, essa ótica é perceptível no comportamento das ações policiais que são enfatizadas pelo terror e violência. Um exemplo que permite ilustrar isso, foi a ocupação militar da comunidade da Rocinha, no Rio de Janeiro, marcada pelas guerras entre traficantes e os próprios policiais, ceifando centenas de vidas inocentes no meio do conflito.”
Outras formas de desenvolvimento podem ser:
· Exemplificação 
· Enumeração 
· Comparação 
· Causas e efeitos 
· Evolução histórica
· Contraposição 
Conclusão 
Hora em que você vai elaborar o raciocínio com as ideias já apresentadas no texto, reforçando o seu ponto de vista sobre o tema. Necessário uma proposta de intervenção detalhada que explicite os seguintes questionamentos: o que será feito? Como será feito? Quem vai fazer? Para quem será feito? Quem garantira seu funcionamento/cumprimento? 
Deixe claro que é o fim do texto usando por exemplo: enfim, portanto. Sintetize sua argumentação, procure manter o interesse do leitor. 
Ex: “Portanto, é mister que o Estado tome providências para amenizar o quadro atual. Para a conscientização da população brasileira a respeito do problema, urge que o Ministério de Educação e Cultura (MEC) crie, por meio de verbas governamentais, campanhas publicitárias nas redes sociais que detalhem o funcionamento dos algoritmos inteligentes nessas ferramentas e advirtam os internautas do perigo da alienação, sugerindo ao interlocutor criar o hábito de buscar informações de fontes variadas e manter em mente o filtro a que ele é submetido.
Somente assim, será possível combater a passividade de muitos dos que utilizam a internet no país e, ademais, estourar a bolha que, da mesma forma que o Ministério da Verdade construiu em Winston de “1984”, as novas tecnologias estão construindo nos cidadãos do século XXI.”
Dicas para como planejar a redação 
· Interprete a proposta do tema; 
· Pense nas implicações políticas, culturais, sociais ou tecnológicas desse tema;
· Liste suas ideias, referencias e argumentos;
· Faça um roteiro e organize a forma como seus parágrafos serão dispostos; 
· Faça um rascunho e leia o texto novamente para revisar e consertar coisas que podem ter saído erradas. 
REFERENCIAS
CEREJA, Wiliam Roberto; MAGALHÃES, Tereza Cochar. Texto e interação: uma proposta de produção textual a partir de gêneros e projetos. São Paulo: Atua, 2000.
REDAÇÃO DO ENEM 2017 – Cartilha do participante. Brasília – DF: Inep. Out 2017.
RINALDI, R. Tipos de argumentos: quais estratégias usar em sua redação? Imagine Blog, 2019. Disponível em: < https://blog.imaginie.com.br/dica-de-redacao-tipos-de-paragrafos-argumentativos/#:~:text=Confira%20alguns%20operadores%20argumentativos%20para,que%2C%20desde%20que%2C%20etc.>
SANTOS, J. 10 exemplos de redação nota mil no Enem aprovadas pelo MEC. Blog do Enem, 2021. Disponível em: < https://blogdoenem.com.br/redacao_enem_nota_1000/>

Continue navegando