Buscar

resenha filme hoje eu não vou voltar sozinho

Prévia do material em texto

SOCIOLOGIA - JUVENTUDE, UMA INVENÇÃO DA SOCIEDADE.
SÉRIE: 3º ANO – Ensino Médio
RESENHA SOBRE O FILME: HOJE EU QUERO VOLTAR SOZINHO
RESENHA FILME: HOJE EU QUERO VOLTAR SOZINHO
O filme de produção brasileira de longa metragem, foi inspirado no curta metragem “Eu não quero voltar sozinho”. Ele conta a história do jovem Leonardo que é deficiente visual e vive em companhia de seus amigos Giovanna e Gabriel. O filme narra a dificuldade do personagem em ser aceito pela sociedade mediante a cegueira, assim seus amigos o ajudam a enfrentar os problemas do dia-a-dia, porém observa-se que tal amizade vai além, evoluindo para outros sentimentos com relação ao seu colega Gabriel do mesmo sexo . A jovem Giovanna passa a sentir-se isolada, e afastada dos amigos , enquanto os dois rapazes ficavam cada vez mais próximos . 
O filme faz uma analogia sobre preconceitos, dificuldades na aceitação do diferente. Fato que é bem comum no meio da sociedade contemporânea. Visto que a preocupação com a definição do que representa a preferência da sexualidade pelos jovens da atualidade, torna-se um dos temas mais discutidos atualmente.
 A história do filme descreve a luta de tantos jovens que se assumem homossexuais e são marcados por tal escolha; a trama também justifica a dificuldade em ser aceito em uma sociedade calculista e egocêntrica pela deficiência seja ela qual for . Existem vários tipos de sexualidades atualmente ( algo que algumas décadas atrás não se conhecia) que demonstram como as pessoas se sentem mediantes seus sentimentos . 
A narrativa demonstra também aspectos habituais das pessoas , mostrando um cenário calmo e amistoso . A trilha sonora se desenvolve em contraponto entre a lógica e os pensamentos vagos do protagonista. Assim vemos uma crítica que o filme faz em referência aqueles que não sabem ainda distinguirem sua real identidade sexual.
Sexo é diferente de Identidade de Gênero 
Sabe-se através de um contexto histórico, que na antiguidade a tolerância no que diz respeito ao direito de optar pela escolha da identidade de gênero era banhada por extremo radicalismo entre as variadas culturas e contextos. No entanto, no século XX movimentos que buscavam defender a liberdade sexual, fez com que as mulheres conseguissem direitos sobre o próprio corpo. A partir da propagação de tais idéias, novas naturezas passaram a ser debatidas, “como a homossexualidade, a bissexualidade e a transexualidade”. No entanto, mesmo havendo por parte de muitos, a liberdade de escolha quanto a sua orientação sexual, diante da existência de um publico conservador,é necessário que ainda ocorram muitos debates e esclarecimento.
Existe diferença entre sexo e identidade de gênero, os quais diferem da noção de orientação sexual não são sinônimos e devem ser apreendidos na formação de cada ser humano. O sexo biológico de um ser humano é definido pela combinação dos seus cromossomos com a sua genitália. Em um primeiro momento, isso infere se você nasceu homem, mulher ou intersexual. “No caso dos intersexuais, são ao mesmo tempo “macho” e fêmea” se manifestando de formas diferentes, seja por conta de as gônadas apresentarem peculiares intermediárias entre os dois sexos, ou o aparelho genital não condizer com o tipo cromossômico.
No que diz respeito as identidades de gênero, estas compreendem a complexidade humana onde se manifestam pessoas com mais de um gênero, os transgêneros, as com gênero fluído, com as drag queens, e o genderqueer, que abre a perspectivas para novas formas de ser.
Em se tratando da orientação sexual, e não opção sexual, considera-se à inclinação da pessoa no sentido afetivo, amoroso e sexual.
Gênero aponta para as diferenças psicológicas, sociais e culturais. O gênero construído nos dias de hoje, ajuda a nutrir as desigualdades sociais. Considera-se que “Gênero” é algo construído e não apenas dado. A identidade de gênero é sua identificação com um sexo particular ou sentimento de pertencer a esse sexo.	
	Durante as cenas do filme. é possível perceber a irritação de Leo com a super proteção que lhe era dada pelo fato de ser cego ,desejando mesmo ir para outro pais a fim de conquistar sua liberdade. A paixão naquele deficiente visual foi despertada após as aventuras com o amigo e sentida quando ao ter contato com a peça de roupa esquecida que exalava o cheiro do amigo. Não desejando ficarem separados, no final os dois amigos terminam unidos pelo sentimento mútuo. 
SOBRE O FILME
2014 – Drama/Romance – 1h 36m 
Data de lançamento: 
10 de Abril de 2014
Escrito e dirigido por: 
Daniel Ribeiro 
Produzido por:
Daniel Ribeiro e Diana Almeida
Roteiro: 
Daniel Ribeiro
Cinematografia:
Pierre de kerchove 
Personagens / Atores principais:
Leonardo - Guilherme Lobo
Gabriel – Fabio Audi 
Giovana – Tess Amorim 
Laura – Lúcia Romano
Carlos – Eucir de Souza 
Avó – Maria Selma Egrei
Karina – Isabela Guasco
Guilherme – Victor Figueiras 
Fábio – Pedro Carvalho
Carlinhos – Guga Auricchi
BIBLIOGRAFIA
FLORENCE. A diferença entre sexo, identidade de gênero e orientação sexual. Disponível em:<
http://www.livrariaflorence.com.br/blog/a-diferenca-entre-sexo-identidade-de-genero-e-orientacao-sexual/ > Acesso em 14 de set,2017.
RIBEIRO ,Daniel.hoje eu quero voltar sozinho - lançamento : 2014

Continue navegando