Buscar

PTI EMPREENDEDORISMO, INOVAÇÃO E ECONOMIA CRIATIVA - EMPREENDEDORISMO SOCIAL E NEGÓCIOS SOCIAIS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

EMPREENDEDORISMO SOCIAL E NEGÓCIOS SOCIAIS 
	De acordo com a proposta de Muhammad Yunnus, prêmio Nobel da Paz, fundador do Grameen Bank e pioneiro em difundir o conceito de empreendedorismo social mundialmente. Um empreendedor social precisa buscar soluções criativas para problemas sociais e conseguem colocá-las em prática por meio da criação de empresas com foco na economia criativa. 
	Conforme ASHOKA;MCKINSEY (2001) “Os empreendedores sociais possuem características distintas dos empreendedores de negócios. Eles criam valores sociais através da inovação a força de recursos financeiros em prol do desenvolvimento social, econômico e comunitário. Alguns dos fundamentos básicos do empreendedorismo social estão diretamente ligados ao empreendedor social, destaca-se a sinceridade, paixão pelo que faz, clareza, confiança pessoal, valores centralizados, boa vontade de planejamento, sonhar e uma habilidade para o improviso.” ASHOKA BRASIL. Site institucional. Disponível em: <http://brasil.ashoka.org/> . Acesso em: 10 mai. 2021.
	Na definição de Biaggio, historicamente, os economistas perceberam que o empreendedor é essencial ao processo de desenvolvimento econômico, e em seus modelos estão levando em conta os sistemas de valores da sociedade, em que são fundamentais os comportamentos individuais dos seus integrantes. Em outras palavras, não haverá desenvolvimento econômico sem que na sua base existam líderes empreendedores. (Adelar Francisco Baggio Mestre em Economia Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Disponível em: <https://seer.imed.edu.br/index.php/revistasi/article/viewFile/612/522./> Acesso em: 15 mai. 2017.
A Rede Asta - é a primeira rede de venda direta do Brasil de produtos originários de comunidades de baixa renda. Promove redes e trabalha para transformar a vida de produtoras e artesãs, conselheiras, consumidores e empresas. Produz brindes corporativos para empresas reaproveitando resíduos sólidos da própria empresa. Atua fazendo captação dos resíduos e como canal de distribuição em larga escala. São 700 artesãos e 800 revendedoras de produtos exclusivos, criados a partir de fibra de bananeira e bambu. Sua sede está situada no Rio de Janeiro (RJ). Disponível em: <https://www.redeasta.com.br//> . Acesso em: 18 mai. 2021.

Continue navegando