Buscar

CONTABILIDADE AMBIENTA1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CONTABILIDADE AMBIENTAL
Grupo: Felippe, Juciéli, Cátia, Nataly e Pâmela
Contabilidade ambiental: O papel da contabilidade na evidenciação de investimentos, custos e passivos ambientais.
Carla Mara Machado
A questão do meio ambiente vem sendo cada vez mais discutida nos últimos anos. Mudanças de consciência e comportamento vêm tornando-se necessárias no sentido de preservá-lo, para se encontrar maneiras que possibilitem o crescimento econômico sem prejudicar gerações futuras. Tal crescimento pode ser buscado através da união de esforços de todas as Ciências.
O presente trabalho pretende apresentar como a Ciência da Contabilidade pode contribuir para a preservação do meio ambiente, e tem como objetivo difundir este conhecimento, a fim de ampliar os limites do conhecimento populacionais.
As organizações tem um papel fundamental perante a sociedade. Muitas destinam esforços humanos, materiais e financeiros a recuperação do meio ambiente, mesmo que não sejam empresas poluentes, pois o modelo econômico atual é considerado inviável, a humanidade consome 40% mais do que o ecossistema é capaz de renovar. A partir da responsabilidade social é que surge a ideia de responsabilidade ambiental, onde implica que as empresas adotem praticas produtivas ‘limpas” como o extrativismo sustentável, a agricultura orgânica, o manejo sustentável da madeira, entre outros.
A contabilidade Econômica- Social resulta da aplicação da contabilidade nas empresas as quais seu foto é a ciência social. Ela inclui estas atividades nos níveis macro e micro. No nível micro, seus objetivos são a mensuração e comunicação do impacto do comportamento organizacional das empresas nos seus ambientes de atuação . no nível macro, seus objetivos são a mensuração e divulgação da performance econômica e social da nação. A questão ambiental e sua influencia no patrimônio das empresas inclui mais informações ambientais em seus relatórios anuais. Estas informações permitem aos mercados julgarem e compararem quais empresas arcam com mais custos ambientais e quais lucram mais com questões ambientais. A contabilidade ambiental tem se tornado importantes para as empresas em geral porque a disponibilidade e/ou escassez de recursos naturais e a poluição do meio ambiente tornaram-se objeto de debate econômico, politico e social em todo o mundo. O objetivo da Contabilidade Ambiental é direcionar o sistema de informações já adotado pela contabilidade tradicional para a mensuração e evidenciação aos usuarios da informação contábil do impacto ambiental no patrimônio das organizações e da conduta da empresa em relação ao meio ambiente. O ativo ambiental é todo gasto incorrido que trará benefícios econômicos futuros à empresa e que esteja relacionado com a preservação, conservação e recuperação ambiental e ainda o gasto que não trara beneficio econômico evitando problemas futuros para a empresa e sociedade. Os passivos ambientais são provenientes de riscos e incertezas ambientais, o que podem ser caracterizados como impactos de decisões empresariais tomadas com finalidade econômica e â estimativa de perda do potencial de benefícios de operação provocada por causas ambientais. Os custos ambientais são gastos em função da preservação, redução ou eliminação da produção simultaneamente ao processo produtivo. As despesas ambientais são os gastos na recuperação e reparação de danos com fatos geradores de corrente ou ainda os passos provisionados como contingencias, e também aqueles incorridos sem estar diretamente relacionados com o processo produtivo da empresa, como por exemplo os gastos administrativos incorridos em função da causa ambiental e as taxas e emolumentos decorrentes da legislação ambiental. Os gastos não operacionais as penalidades e indenizações e terceiros e ao poder publico em função de danos causados ao meio ambiente.
Tendo como referencia os gastos ambientais, a maior preocupação apresentada é a necessidade de identificação do momento mais adequado ao reconhecimento e gastos nos exercícios financeiros. Para facilitar o que consiste o processo de exprimir monetariamente determinado item, positivo ou negativo da operação da empresa. Importante que seja correta com relação custo-beneficio em médios e longos prazos, dos investimentos ambientais e a rentabilidade da empresa, possibilitando aos gestores da companhia a adequação, redirecionamento e correção de eventuais falhas operacionais, técnicas e estratégicas na condução da gestão ambiental.
Os demonstrativos contábeis brasileiros devem ser elaborados de acordo com os princípios contábeis, assim como propiciarem o suficiente entendimento das situações econômica, financeira e patrimonial das empresas, fazendo uso inclusive de notas explicativas, que, entretanto, não devem substituir o conteúdo necessariamente inerente aos demonstrativos. A legislação brasileira, lei 6404/76, considera como demonstrações contábeis o seguinte conjunto: o balanço patrimonial, a DRE, a DOAR, a DLPA, a DMPL, assim como as notas explicativas, acompanhadas do Relatório da Administração de do parecer dos Auditores Independente. Dentre as empresas listadas na revista Exame de 1999 e 2000, as seguintes empresas dos setores químico e petroquímico estavam contempladas em ambos os anos e foram selecionados para a analise e interpretação de suas demonstrações contábeis dos exercícios de 1999 e 2000, respectivamente a Petrobrás, COPENE e COPESUL. Ressalta-se, porem que esta amostra de demonstrativos contábeis consiste em um estudo exploratório preliminar que será base para estudos futuros e mais aprofundados. Para as empresas citadas , foram coletados e analisados os respectivos relatórios anuais, um relato sobre as mais importantes operações da empresa, qualidade dos produtos, clientes, fornecedores e financiadores, esses demonstrativos contábeis possuem um objetivo, o qual foi verificar como está sendo feita a evidenciação dos itens econômico-ambientais. Petrobrás - O relatório evidenciou através de três maneiras os itens econômico-ambientais da companhia: o relatório da ADM, Notas Explicativas às demonstrações contábeis e balanço social. No relatório da ADM, foram descritas as ações tomadas pela empresa. Também foram descritos, de maneira genérica, os investimentos e respectivos volumes financeiros realizados durante o período em projetos e programas de proteção ambiental, principalmente no Sistema de gestão Integrada de Meio Ambiente, Qualidade, Saúde e segurança Industrial. Este programa tem por objetivo a minimização do risco ambiental e a melhora continua dos processos. Nas notas explicativas de ambos os exercícios foram evidenciados as contingencias de natureza ambiental, jurídica, trabalhista e tributaria. COPESUL - esta empresa apresentou sua posição econômico-ambiental, por meio de Relatório Anual, Balanço Social e de um relatório especifico chamado saúde, meio ambiente e segurança. Tanto no exercício de 1999 como no de 2000, seus dirigentes afirmaram de maneira convicta que a gestão da companhia esta baseada no desenvolvimento sustentável. A preocupação ambiental da organização é expressa e relatada com base na obtenção de certificação ISO 14001, na evolução positiva dos indicadores ambientais e no cumprimento de todas as metas na eliminação e redução de resíduos sólidos líquidos gerados.
Dessa forma podemos concluir que a questão da Contabilidade Ambiental está em processo de evolução no Brasil. Por ser um tema relativamente novo, muito pode ser discutido e estudado, pois sua prática ainda não é muito conhecida, pois os meios de comunicação pouco as difundem, assim não permitindo o melhor entendimento da mesma. Porem, a união da contabilidade e da administração hoje vem criando meios, os quais estão se tornando mais explicados, por exemplo nas universidades hoje já se tem a Gestão em Tecnologia ambiental, a mesma estuda meios e técnicas, para que uma organização torne-se consciente perante o caos de hoje em dia.
Analise Critica
No artigo utilizado para fins educativos, é bem especificado em vastos assuntos, abordadesde a importancia da consiencia socio-ambiental à explicação dentro da contabilidade, assim nos explicitando um contéudo detalhado e minucioso.

Outros materiais