Buscar

Educação e Diversidade (EDU02) - Avaliação final objetiva

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Educação e Diversidade (EDU02)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Objetiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:669123) ( peso.:3,00)
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Por meio dos movimentos sociais, podemos aperfeiçoar o sistema educacional e corrigir as injustiças que ocorrem na sociedade, frutos de um processo tenso que vem se manifestando através dos tempos. Para tanto, é necessário que haja a interação de todos os seres humanos, independentemente de suas características ou classes sociais. Sobre a trajetória histórica da Educação Especial, analise as seguintes sentenças:
I- A inclusão escolar é derivada de uma trajetória historicamente produzida.
II- O modelo de exclusão foi o que predominou por mais tempo.
III- Os paradigmas de inclusão e de integração possuem os mesmos princípios.
IV- A segregação pode ser considerada uma forma de exclusão.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	2.
	Consta na Declaração Universal dos Direitos Humanos que "todo homem tem direito a uma ordem social e internacional em que os direitos e liberdades estabelecidos na presente Declaração possam ser plenamente realizados". Contudo, acompanhamos por vezes esses direitos não sendo respeitados. Sobre os textos expressos na Declaração Universal dos Direitos Humanos, analise as sentenças a seguir:
    
I- Toda pessoa tem o direito de ser, em todos os lugares, reconhecida como pessoa perante a lei.
II- Todos são iguais perante a lei e têm direito, sem qualquer distinção, à igual proteção da lei.
III- Todos têm direito à proteção, mas somente com alguns tipos de discriminação.
IV- Toda pessoa tem direito à liberdade de opinião e expressão. Esse direito inclui a liberdade de, sem interferência, ter opiniões e de procurar receber e transmitir informações e ideias por quaisquer meios, independentemente de fronteiras.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: Declaração Universal dos Direitos Humanos. Disponível em: <http://www.ohchr.org/EN/UDHR/Documents/UDHR_Translations/por.pdf>. Acesso em: 10 out. 2017.
	 a)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença III está correta.
	3.
	A sociedade, a escola, a mídia e a família tendem a construir identidades de gênero estereotipadas no campo comportamental. Geralmente, o homem é colocado como o mais forte, aquele que tem o poder de mandar, aquele que é superior. A seu turno, a mulher é apresentada como frágil, como alguém mais sentimentalista, dedicada às tarefas domésticas, e muitas vezes a serviço do homem. Mais do que isso, o resultado do seu trabalho é menos valorizado relativamente ao do homem. Acerca das relações de gênero, analise as sentenças a seguir:  
I- As relações de poder desiguais, entre homens e mulheres, são, geralmente, sustentadas e incentivadas.
II- No que concerne aos homens e mulheres, geralmente, a liderança cabe sempre ao homem.
III- Ao educarem os filhos, é comum os pais definirem os comportamentos dos meninos e das meninas.
IV- Os reforços aos comportamentos diferentes para meninos e meninas são definidos conscientemente pelos pais.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença I está correta.
	 b)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	4.
	Data do ano de 1951 a primeira lei brasileira que prevê, expressamente, a responsabilidade penal por condutas relacionadas à discriminação relativa à etnia ou cor da pele (Lei Afonso Arinos), em consonância com a Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948) que anuncia, já em seu artigo primeiro, a liberdade e igualdade entre todas as pessoas, com relação à sua dignidade e direitos. A respeito da preocupação, ainda atual, no combate à discriminação racial, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Problemas relacionados à discriminação e preconceito racial são mais visíveis no Brasil, enquanto que em países do circuito europeu, como a Alemanha e a Itália, tal situação é praticamente inexistente.
(    ) É visível que as expressões do racismo se modificam com o passar do tempo, porém manifestam-se de diferentes modos, reproduzindo estruturas de discriminação e desigualdade entre a população branca e negra/indígena do país.
(    ) Princípios gerais de igualdade de tratamento entre as pessoas, com relação a diversos fatores - inclusive à etnia/raça - estão presentes na legislação de outros países, inclusive na Constituição Italiana de 1948.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: Disponível em: <https://presrepublica.jusbrasil.com.br/legislacao/128801/lei-afonso-arinos-lei-1390-51>. Acesso em: 10 out. 2017.
	 a)
	V - V - F.
	 b)
	F - V - F.
	 c)
	V - F - F.
	 d)
	F - V - V.
	5.
	Enquanto o negro brasileiro não tiver acesso ao conhecimento da história de si próprio, a escravidão cultural se manterá no país (REIS, 1993). Sobre desigualdade social, entendemos que é uma construção histórica possível de ser dissolvida de sua forma rígida, para ser transformada em relações interpessoais pautadas numa sociedade mais justa. Nesse contexto, analise as afirmativas a seguir:
I- A desigualdade significa muito mais que somente a diferença existente entre pessoas, ou partes que compõem o universo, constitui também a forma de respeito a tudo o que nos cerca.
II- A diversidade entre as pessoas promove as mesmas oportunidades, livre de preconceitos e exclusão.
III- A desigualdade humana está relacionada, muitas vezes, ao preconceito, pelos diversos tipos de violência e pelas suas relações conflitantes dentro do contexto social.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: REIS, J.J. Aprender a raça. Veja, São Paulo, edição especial: 25 anos: reflexões para o futuro, 1993.
	 a)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	 b)
	Somente a afirmativa III está correta.
	 c)
	Somente a afirmativa II está correta.
	 d)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	6.
	Considerando o fundamento da liberdade, da justiça e da paz no mundo, a Declaração Universal dos Direitos Humanos promove o combate à opressão e à discriminação, valorizando a igualdade entre as pessoas e luta pelos direitos humanos. Adotada e proclamada pela Resolução nº 217 A (III) da Assembleia Geral das Nações Unidas, em 10 de dezembro de 1948. Conforme os textos legais expressados na Declaração Universal dos Direitos Humanos, analise as sentenças a seguir:
I- Todos são iguais perante a lei e tem direito, sem qualquer distinção, à igual proteção da lei. Todos têm direito à igual proteção contra qualquer discriminação que viole a presente declaração e contra qualquer incitamento a tal discriminação.
II- Toda pessoa tem direito à liberdade de opinião e expressão. Este direito inclui a liberdade de, sem interferência, ter opiniões e de procurar, receber e transmitir informações e ideias por quaisquer meios, independentemente de fronteiras.
III- Todas as pessoas são consideradas iguais perante a lei, exceto quando cometem crime ou alguma ação que prejudique a sociedade.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: A Declaração Universal dos Direitos Humanos. Disponível em: <http://www.dudh.org.br/declaracao/>. Acesso em: 10 out. 2017.
	 a)
	Somente a sentença I está correta.
	 b)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença III está correta.
	 d)
	As sentenças II e III estão corretas.
	7.
	As questões de gênero são responsáveis pelo estabelecimento de muitas diferenças sociais. Ao mesmo tempo em que, nos dias atuais, percebe-se uma grande participação da mulher na sociedade, sabe-se que isso é resultado de muitas e longas lutas, no decorrer da história. Estaslutas remontam aos séculos passados, e se destinam à maior participação da mulher na política, no trabalho, às oportunidades de assumirem diferentes funções na sociedade, ao direito de estudar etc. Com relação à emancipação da mulher e às lutas para que isso se tornasse possível, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Entre as primeiras mulheres a se destacarem nas lutas feministas está a princesa Diana.
	 b)
	As lutas das mulheres pela sua emancipação são do tempo dos iluministas, com os chamados protofeministas.
	 c)
	As lutas das mulheres pela sua emancipação são ocorrências do atual século, a partir da presidente Dilma Russeff.
	 d)
	Entre as primeiras feministas, em nível mundial, destaca-se a escritora brasileira Zélia Gattai.
	8.
	Quanto mais nos aproximamos do entendimento do que realmente representa a diversidade para a população brasileira, por meio dos indicadores de pesquisas atuais, melhor para conhecermos todo contexto que nos permite entender o protagonismo da educação com relação à garantia dos direitos e da cidadania. Se a educação é direito de todos, como a legislação garante esse direito? Sobre as ações que auxiliaram para garantia desses direitos, analise as opções a seguir:
I- Por meio da Convenção Americana dos Direitos Humanos.
II- O Estatuto da Criança e do Adolescente, Lei nº 8.069.
III- Convenção Internacional - 1989 - Doutrina de Proteção Integral.
IV- ECA- Estatuto do Jovem e Adulto.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a opção I está correta.
	 b)
	Somente a opção III está correta.
	 c)
	As opções I, II e III estão corretas.
	 d)
	As opções I, II e IV  estão corretas.
	9.
	A sociedade como um todo deveria ter como característica a inclusão, ou seja, que as diferenças, mesmo existentes e visíveis, não sejam utilizadas para promover a desigualdade, mas sejam, sim, contribuintes para a promoção da igualdade. O ponto de partida, para isso, poderia ser o ambiente escolar, o qual, na sua essência, deveria ser promotor da igualdade. A educação, portanto, tem de ser convidada ao debate e ao reconhecimento da diversidade. Assim, no que concerne à diversidade no ambiente escolar, analise as sentenças a seguir:  
I- O ambiente escolar inclusivo precisa trazer a marca do respeito à diversidade.
II- Um ambiente escolar inclusivo é promotor da cidadania.
III- Um ambiente escolar inclusivo pauta-se na chamada de atenção aos alunos que não promovam o respeito à diversidade.
IV- Um ambiente escolar inclusivo é marcado pelo reconhecimento da diversidade.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença II está correta.
	 b)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	10.
	Para que ocorra a verdadeira mudança, no que concerne à diversidade, é importante que as práticas pedagógicas tenham as diferenças como alicerce. Assim, o currículo escolar precisa ser uma construção coletiva, a qual compreenda a comunidade escolar como um todo. Nesse caso, ter-se-á, na sua base, a política da diversidade e o combate à discriminação, além da compreensão dos diferentes discursos sociais e escolares. Arrisca-se, então, dizer que o currículo seria um reflexo da realidade. No que diz respeito à escola, ao currículo e ao combate às diferenças, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A diversidade, em si, traz a marca da diferença e da multiplicidade.
(    ) O conhecimento da diferença, por si só, faz o ser humano ser tolerante.
(    ) Ser tolerante, em si, passa pelo questionamento dos valores homogêneos, os quais excluem o diferente.
(    ) Para admirar e respeitar as diferenças, é preciso compreender como estas estão imbricadas e constituídas no bojo da sociedade.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - F.
	 b)
	V - F - V - F.
	 c)
	F - V - F - V.
	 d)
	V - F - V - V.
	11.
	A notícia veio de supetão: iam meter-me na escola. Já me haviam falado nisso, em horas de zanga, mas nunca me convencera que realizassem a ameaça. A escola, segundo informações dignas de crédito, era um lugar para onde se enviavam as crianças rebeldes. Eu me comportava direito: encolhido e morno, deslizava como sombra. [...] A escola era horrível e eu não podia negá-la, como negara o inferno. Considerei a resolução de meus pais uma injustiça. [...] Lembrei-me do professor público, austero e cabeludo, arrepiei-me calculando o rigor daqueles braços. Não me defendi, não mostrei as razões que me fervilhavam na cabeça, a mágoa que me inchava o coração. Inútil qualquer resistência.
RAMOS, Graciliano. Infância, Rio de Janeiro: Record, 1995, p. 104.
O texto do escritor Graciliano Ramos traz lembranças de sua entrada na escola, que expressam um momento da Educação brasileira. Entretanto, o pensamento pedagógico tem-se modificado ao longo do tempo, contrapondo-se ao modelo de escola evidenciado no texto.
Este contraponto é expresso por:
I- Transmissão cultural que considera o aluno como um ser passivo, atribuindo caráter dogmático aos conteúdos de ensino.
II- Valorização da criança, do afeto entre professor e aluno, das reflexões sobre as formas de ensino que considerem o saber das crianças.
III- Dimensão dialógica do processo ensino/aprendizagem com ênfase nas relações igualitárias.
IV- Preocupação com a formação humana relacionando às dimensões humana, econômica, social, política e cultural.
São corretos:
	 a)
	I, II, III e IV.
	 b)
	I, II e III.
	 c)
	III e IV.
	 d)
	II, III e IV.
	12.
	(ENADE, 2014) O compromisso com a construção da cidadania pede, necessariamente, uma prática educacional voltada para a compreensão da realidade social e dos direitos e responsabilidades em relação à vida pessoal, coletiva e ambiental. Nessa perspectiva, é que foram incorporadas como temas transversais as questões da ética, da pluralidade cultural, do meio ambiente, da saúde e da orientação sexual. Amplos o bastante para traduzir preocupações da sociedade brasileira de hoje, os temas transversais correspondem a questões importantes, urgentes e presentes de várias formas na vida cotidiana. O desafio que se apresenta às escolas é o de abrirem-se para seu debate.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: apresentação dos temas transversais, ética. Brasília: MEC/SEF, 1997 (adaptado).
O texto acima ressalta a importância de a escola planejar seu trabalho e o professor preparar aulas com o objetivo de desenvolver:
I. A consciência da condição sócio-histórica da sociedade brasileira, que carrega marcas de autoritarismo.
II. A consciência de uma sociedade para todos, a qual prepara o cidadão nos limites de sua condição socieconômica.
III. O pensamento de que a democracia, no seu sentido amplo, é o direito do cidadão de ir e vir e de exercer o seu direito de voto.
IV. A capacidade de buscar soluções e alternativas para questões da vida coletiva, posicionando-se e respeitando opiniões divergentes.
V. A capacidade de participar da sociedade, de forma efetiva, realizando ações que visem à superação da desigualdade social.
É correto apenas o que se afirma em:
	 a)
	II, III, V.
	 b)
	I, IV e V.
	 c)
	III, IV, V.
	 d)
	I, II, IV.
Parte inferior do formulário

Continue navegando