Buscar

QUADRO COMPARATIVO DOS FILOS DO REINO ANIMAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ATIVIDADE AVALIATIVA - QUADRO COMPARATIVO DOS FILOS DO REINO ANIMAL 
	FILOS 
	FORMA DE NUTRIÇÃO 
	REPRODUÇÃO 
	HABITAT 
	EXEMPLOS DE SERES VIVOS 
	IMPORTÂNCIA ECOLÓGICA
	PORÍFEROS
	são seres filtradores cuja digestão ocorre exclusivamente no interior das células (digestão intracelular).
	podem reproduzir-se tanto de forma assexuada como de forma sexuada.
	vivem apenas em ambientes aquáticos.
	
Esponjas
	Fornecem abrigo para diversos outros animais, além de filtrar grandes quantidades de bactérias e matéria orgânica em suspensão na água.
	CNIDÁRIOS (CELENTERADOS)
	cavidade digestiva denominada de cavidade gastrovascular. O alimento entra cavidade oral e os detritos do processo digestivos e saem pelo mesmo lugar.
	Os cnidários podem reproduzir-se de maneira sexuada ou assexuada.
	
Seus representantes são predominantemente marinhos.
	Águas-vivas e caravelas.
	
Esse filo aquático possui grande relevância no equilíbrio do meio ambiente, pois seus animais servem como alimento para algumas criaturas marinhas.
	EQUINODERMOS
	Possuem um sistema único no Reino Animal, é o sistema ambulacral, que permite a locomoção e alimentação do animal. Possuem um endosqueleto calcário revestido por uma membrana epidérmica muito fina
	A maioria dos equinodermos apresenta sexos separados e sua reprodução é sexuada, Em determinadas épocas do ano, machos e fêmeas lançam seus gametas na água, onde acontece a fecundação externa.
	 os representantes são marinhos.
	Estrela-do-mar e ouriços-do-mar.
	Os papéis ecológicos dos equinodermos estão relacionados principalmente às teias alimentares marinhas, já que há muita variedade de formas de alimentação no grupo (ou seja, ocupam diferentes níveis nas cadeias alimentares). 
	PLATELMINTOS
	As duas principais estruturas do sistema digestório são o sistema com uma boca e faringe que ligam diretamente ao intestino e o sistema com uma boca, faringe muscular e um pequeno esôfago, o qual é ligado ao ceco que contém células enzimáticas para ajudarem na absorção.
	reprodução das planárias pode ocorrer por meio da fissão. Ou  reprodução sexuada.
	Habitantes de diversos tipos de ambientes e que possuem diversos tipos de formato de corpos, sendo os mais comuns o de tipo achatado e transparente encontrados em ambiente aquático. 
	Planárias e tênia.
	A importância ecológica está relacionada à associação parasitária. Os parasitas, além de poder controlar a relação entre a população de predadores e presas em um determinado ecossistema, por serem relativamente frágeis podem se tornar ótimos indicadores ambientais. A estágio avançado de degradação. Eles são considerados organismos bioindicadores.
	NEMATELMINTOS 
	 Os nematelmintos possuem um tubo digestivo completo, com boca e ânus, permitindo o animal ingerir alimentos que tenham partículas, que são processadas no interior do tubo digestivo.
	A reprodução é sexuada, havendo fecundação de gametas que mantêm a variabilidade gênica da espécie, podendo ser monóica ou dióica.
	Habitam os mais diversificados ecossistemas, sendo encontrados no solo, água doce e salgada.
	lombrigas e filárias.
	As funções ecológicas dos nematoides no solo incluem a decomposição de matéria orgânica, a mineralização de nutrientes, a degradação de toxinas e a regulação da população de micro-organismos, podendo estimular o desenvolvimento de plantas.
	ARTROPÓDES 
	possuem sistema digestório completo.
	Na maioria dos artrópodes, o sexo são separados e a fecundação é interna, isto é, o macho lança os gametas masculinos dentro do corpo da fêmea.
O desenvolvimento pode ser direto: os filhotes já nascem semelhantes aos pais, como é o caso de muitos aracnídeos, e portanto esses animais não passam por metamorfose.
	Distribuição em todos os cantos do globo terrestre.
	Insetos e crustáceos.
	Se, por algum motivo, essas criaturas deixassem de existir, a vida multicelular da Terra entraria em colapso. Os artrópodes são fonte de alimento direto para muitos anfíbios, peixes, mamíferos, aves e répteis.
	MOLUSCOS 
	Seu sistema digestório é completo e também possuem um sistema circular fechado.
	Os moluscos apresentam, em sua maioria, sexos separados, ou seja, apresentam macho e fêmea. Nesses animais as estruturas produtoras de gametas (ovários e testículos) estão localizadas na massa visceral. Existem ainda espécies hermafroditas, como algumas espécies de caracóis.
	A maioria dos representantes é marinha, mas existem espécies de água doce e terrestres..
	Caramujos, polvos e lesmas.
	As ostras e os mexilhões, por filtrarem a água do mar para a captura de partículas alimentares, podem acumular, em seus organismos, determinadas substâncias poluidoras, como metais pesados. Dessa forma, são bons indicadores de poluição ambiental.
	ANELÍDEOS 
	Seu sistema digestório é completo, pois possui boca e ânus.
	A reprodução dos anelídeos ocorre de forma assexuada ou sexuada. Excluindo os poliquetos que são dióicos, os outros anelídeos são hermafroditas.
	Existem representantes de água doce, salgada e terra úmida.
	Minhocas e sanguessuga.
	 As minhocas desempenham um papel ecológico muito importante na saúde do vem do fato desses animais digerirem os restos de matéria orgânica e transformar em húmus, além de fazer túneis no solo que possibilita a circulação do ar.
	CORDADOS 
	filtram plânctons do ambiente,que produz um muco em um sulco da faringe, o endóstilo, e dirigem-se até o estômago e intestino, onde os nutrientes são absorvidos.
	Apresentam reprodução sexuada, sendo a maior parte da espécies monóica (hermafrodita). Algumas podem ter reprodução assexuada por brotamento.
	São animais marinhos sésseis que podem viver isolados ou em colônias. Geralmente, são encontrados grudados em rochas ou em algas maiores. 
	Peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos.
	 Os animais fazem parte da cadeia alimentar e sã importantes para manter um ecossistema em equilíbrio.

Outros materiais