A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
6 pág.
RELATÓRIO FINAL ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA

Pré-visualização | Página 1 de 1

FACULDADE PITÁGORAS – UNIDADE TEIXEIRA DE FREITAS 
CURSO DE FARMÁCIA
 Aluna: Victória M. R. Alves
RELATÓRIO FINAL
ESTÁGIO SUPERVISIONADO 
ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA E ATENÇÃO FARMACÊUTICA
TEIXEIRA DE FREITAS/BA
2021
Aluna: Victória M. R. Alves
RELATÓRIO FINAL
ESTÁGIO SUPERVISIONADO 
GESTÃO FARMACÊUTICA
Relatório final apresentado à disciplina Estagio Supervisionado Assistência Farmacêutica e Atenção Farmacêutica do Curso de Farmácia, da Faculdade Pitágoras – Unidade Teixeira de Freitas, como requisito para avaliação.
 Orientadora: Johnathan Junior Vaz Carvalho
	
TEIXEIRA DE FREITAS/BA
2021
1. INTRODUÇÃO
 Sabe-se que a Assistência Farmacêutica e Atenção Farmacêutica possui como elemento primordial um conjunto de ações para assegurar o uso racional dos medicamentos, e enfatizando a orientação com o objetivo de contribuir no sucesso terapêutico, além disso, com base em resultados positivos e na excelência do estabelecimento. Logo, a assistência farmacêutica possui seu ciclo que vai desde a programação, aquisição, armazenamento de medicamentos e produtos, até ao atendimento com o cliente, ou seja a dispensação de fato. Ademais, é preciso profissionais habilitados e competentes na equipe para assegurar o armazenamento e o atendimento “ao todo” eficiente. 
 Além disso, a assistência e atenção farmacêutica envolve várias áreas, mas, foi bastante enfatizado a área de armazenamento e controle dos medicamentos, dispensação, orientação e atenção farmacêutica. 
 O estágio Supervisionado em Assistência Farmacêutica e Atenção Farmacêutica foi realizado de 04 de maio a 17 de maio de 2021, na Farmácia Indiana, localizado em Teixeira de Freitas, Centro. As atividades desenvolvidas durante o período do estágio pela farmacêutica responsável Anne Mascarenhas, foram voltadas para, a reposição e organização de medicamentos, dispensação de medicamentos, atendimento ao paciente, separação de medicamentos entre genéricos, similares, éticos e referências. Ademais, também houve o contato com o paciente através da aferição de pressão.
3. PRODUTOS E SERVIÇOS
 Na parte de medicamentos são oferecidos genéricos, éticos, similares e referências de todas as classes medicamentosas, principalmente antimicrobianos e controlados. Além disso, são oferecidos os serviços de aferição de pressão e aplicação de injetáveis e farmácia popular. Na parte da perfumaria, é ofertado produtos cosméticos e artigos de higiene e alimentação. 
4. APRESENTAÇÃO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS
4.1 DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO PERÍODO DO ESTÁGIO.
 As atividades realizadas durante o período de estágio foram, reposição e organização de MIPS, Anticoncepcionais, Colírios, Nasais, Vitaminas, Genéricos, Similares, Éticos, e Referências. Além disso, a reposição de psicotrópicos e controlados. Etiquetamos medicamentos pré-vencidos. Ademais, dispensação de medicamentos tanto de MIPS e controlados e a realização do inventário da farmácia. Como também, a aferição de pressão de pacientes.
	
4.2 OUTRO(S) ÍTEM(S) RELEVANTE(S) OBSERVADO(S) OU REALIZADO(S)
 Observei a farmacêutica e também realizei o lançamento da entrada de medicamentos controlados e antimicrobianos no sistema SNGPC (Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados).
Foi observado também a farmacêutica lançar as receitas retidas de medicamentos controlados e antimicrobianos no sistema Gestão.
Foi observado a dispensação de medicamentos da farmácia popular. 
Foi observado a aplicação de injetáveis em pacientes.
5. DIAGNÓSTICO DOS PRINCIPAIS PROBLEMAS E DAS SUGESTÕES
 É notório que a Farmácia Indiana é um estabelecimento de excelência, visto que todas as normas e regimentos eram seguidos com clareza. Portanto, não houve nenhum problema observado, tanto na dispensação, entrada de medicamentos e orientações. Bem como, alguns pacientes procuravam adquirir antibiótico sem receita ou com receitas vencidas e não conseguiam, pois não dispensavam dessa forma incorretamente, sempre seguindo as normas. Também muitos pacientes procuravam indicações de medicamentos, mas eles não indicavam medicamentos, sempre orientando procurar o médico para diagnosticar corretamente. Dessa forma, não foi observado nenhum problema. 
6. CONCLUSÃO
 Conclui-se que toda experiência adquirida durante o período de estágio o farmacêutico responsável é essencial nos estabelecimentos de drogarias e farmácias. Pois, através desse profissional capacitado, é possível oferecer contribuições significativas a toda a equipe, tanto quanto na área de gestão, assistência e atenção farmacêutica dentro das farmácias. Ademais, ele garante o uso racional e seguro de medicamentos, bem como alertar e tirar dúvidas dos balconistas na hora da dispensação, e orientação ao paciente de acordo com cada necessidade.
 Foram momentos de muito aprendizado, pude ver e aprender na prática como funciona uma drogaria e quão rica e completa é esta profissão. O farmacêutico não se resume apenas através do balcão de uma farmácia ou drogaria, vai muito além o seu papel, é uma profissão multifuncional. Muitas vezes, vai ser uma correria dentro de uma drogaria, mas o importante é saber que aquele paciente foi bem tratado e bem orientado e vai conseguir ir para a sua casa e concluir a sua terapia medicamentosa corretamente.
7. Anexo
- Lista de Frequência
-Registro diário
- Atividades realizadas
Esse material é Individual e deverá ser encadernado.

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.