Buscar

AVA II PROJETO ESCOLARES

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	Liliane Martinha do Nascimento (3008736)
	Disciplina:
	Gestão de Projetos Escolares (17806)
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual ( Cod.:672092) ( peso.:1,50)
	Prova Objetiva:
	31667708
Parte superior do formulário
	1.
	O processo de ensino-aprendizagem que se dá na escola, a partir da pedagogia de projetos, acontece quando o professor incorpora em seu trabalho o diagnóstico inicial e observa o conhecimento que o aluno tem sobre determinado tema ou conteúdo. Neste contexto, como pode ser desenvolvido o papel da escola?
	
	a) Contribuir para o processo de aprendizagem, oferecendo um ambiente que provoque o interesse, a curiosidade, o entusiasmo e desafie o estudante na superação de dificuldades.
	
	b) Oportunizar o aluno rever os tópicos de diferentes níveis de profundidade na pedagogia tradicional, a qualquer criança, independentemente de seu estágio de desenvolvimento.
	
	c) Abordar a aprendizagem a partir de uma posição de centralidade no professor, esclarecendo dúvidas em sua concepção e também na criação de situações de aprendizagem.
	
	d) As disciplinas devem ter continuidade ao utilizar as linguagens, pois o acúmulo linear de informações é importante como fonte de conhecimento.
	 
	 
	2.
	Ao realizar um projeto interdisciplinar, é preciso compreender como relacionar as contribuições de cada participante do projeto, respeitando o ponto de vista de cada um. Sobre o exposto, avalie as asserções a seguir:
I- A interdisciplinaridade não é algo que se ensine ou que se aprenda, mas algo que se vive.
PORQUE
II- É uma atitude feita de curiosidade, de abertura, de intuição das relações existentes entre as coisas e que escapam à observação comum.
Assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
	
	b) As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
	
	c) A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
	
	d) As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa da primeira
	3.
	Para a elaboração e a organização de projetos escolares, há alguns princípios didáticos como: participação efetiva dos alunos, autonomia, autenticidade, autoria, identidade, heterogeneidade, interação de diferentes grupos sociais, desprendimento das práticas disciplinares engessadas, interdisciplinaridade, entre outros. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(   f ) Os alunos não entram em contato com os conteúdos disciplinares, porque os conteúdos são trabalhados de maneira global.
(  f  ) No trabalho com projetos, o conhecimento é construído em estreita relação com o contexto e a participação se legitima na teoria.
(  v  ) Todos os envolvidos no projeto podem contribuir com a construção do conhecimento, com a sistematização dos conceitos, relacionando-os ao meio afetivo.
(  f ) A pedagogia de projetos visa ressignificar o espaço escolar, transformando-o em um espaço vivo de interações, aberto ao real e às suas múltiplas dimensões.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) V - V - F - V.
	
	b) V - F - F - V.
	
	c) F - F - V - F.
	
	d) V - F - V - V.
	4.
	Ao planejar o desenvolvimento de um projeto, prevendo os conteúdos e as respectivas disciplinas, é preciso considerar que os conteúdos de determinada disciplina não são trabalhados linearmente, pois a sequência dos conteúdos deverá estar relacionada às dúvidas do grupo. Dessa maneira, como deve ser a organização do planejamento do projeto?
	
	a) Os projetos interdisciplinares podem ser organizados a partir das vivências ou do uso das múltiplas linguagens textuais.
	
	b) Deve seguir um planejamento rígido, dividido em unidades estáticas, com a lista de conteúdos previstos para determinado período.
	
	c) Organizado na perspectiva da transdisciplinaridade sem fronteiras entre as disciplinas, ressaltando a unidade que deve existir entre elas.
	
	d) Tem como objetivo a aprendizagem de conceitos e o desenvolvimento de competências e habilidades específicas de uma ou mais disciplinas.
	5.
	Acerca do mundo letrado e dos múltiplos letramentos, entendemos que o mundo pode ser compreendido de diferentes formas, utilizando diferentes linguagens. Como as mídias e as múltiplas práticas letradas, trabalhadas de maneira crítica e ética, podem atuar no processo de ensino-aprendizagem?
	
	a) Articulando os conteúdos escolares com o uso das diferentes linguagens, mas não rompendo com as práticas tradicionalistas de hierarquização e linearidade.
	
	b) Utilizando práticas diferenciadas e tradicionais para envolver os alunos no processo de ensino-aprendizagem como protagonistas.
	
	c) Quando o aluno apresenta competência e habilidade para lidar com os múltiplos letramentos, não garante que será um bom usuário das diferentes linguagens.
	
	d) Quando os alunos aprendem arriscando, errando, tendo dúvidas, pesquisando e elaborando ideias, formadas pelo conjunto de valores individuais e coletivos.
	6.
	Para aplicar o planejamento, o professor precisa compreender que é uma forma de organizar o pensamento, de refletir sobre sua atuação e de optar por práticas centradas na formação global dos alunos. Sobre o exposto, analise as afirmativas a seguir:
I- O plano de curso é um instrumento de trabalho, amplo, genérico, sintético, que serve de marco de referência às operações de ensino-aprendizagem que se desencadearão durante o curso.
II- O planejamento curricular especifica os comportamentos esperados do aluno e os meios, conteúdos, procedimentos e recursos, que serão utilizados para sua realização, buscando sistematizar todas as atividades.
III- O planejamento do sistema de educação corresponde ao planejamento em nível nacional, estadual ou municipal. Incorpora e reflete as grandes políticas educacionais.
IV- O plano de aula é a proposta geral das experiências de aprendizagem que serão oferecidas pela escola, incorporadas nos diversos componentes curriculares.
Assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) As afirmativas I e III estão corretas.
	
	b) As afirmativas III e IV estão corretas.
	
	c) Somente a afirmativa I está correta.
	
	d) Somente a afirmativa II está correta.
	7.
	Para compreender a organização do sistema educacional brasileiro, faz-se necessário conhecer os diferentes níveis de planejamentos, importante então o profissional da educação compreender como conceituaram cada tipo de planejamento. Referente aos tipos de planejamento, analise as afirmativas a seguir:
I- O Plano de Curso é um instrumento de trabalho, amplo, genérico, sintético.
II- O Plano de Ensino é o processo de decisão sobre atuação concreta dos professores.
III- O Plano de Aula é um instrumento de trabalho que especifica os comportamentos esperados do professor.
Assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) As afirmativas I e II estão corretas.
	
	b) As afirmativas I e III estão corretas.
	
	c) Somente a afirmativa I está correta.
	
	d) Somente a afirmativa II está correta.
	8.
	A atitude interdisciplinar é caracterizada pela busca da pesquisa. É a transformação de pensar, do construir. Exige a passagem da subjetividade para a intersubjetividade. Quanto à interdisciplinaridade, analise as afirmativas a seguir:
I- É a substituição de uma concepção fragmentária para unitária do ser humano.
II- Ao trabalhar com os projetos, abre-se a possibilidade de desenvolver uma ação pedagógica tecnicista na perspectiva da interdisciplinaridade.
III- Pressupõe uma atitude tradicional a ser assumida frente ao problema de conhecimento.
IV- É preciso compreender como relacionar as contribuições de cada participante do projeto, respeitando o ponto de vista de cada um.
Assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) Somente a afirmativa II está correta.
	
	b) As afirmativas I e IV estão corretas.
	
	c) Somente a afirmativa I está correta.
	
	d) As afirmativas I, II e III estão corretas.
	9.
	O trabalho com projetos trazuma nova perspectiva para entendermos o processo de ensino-aprendizagem, pois o conhecimento é construído em estreita relação com o contexto e a participação se legitima na prática. Todos os envolvidos no projeto podem contribuir com a construção do conhecimento, com a sistematização dos conceitos, relacionando-os ao meio social. Para a elaboração e a organização de projetos escolares, há alguns princípios didáticos. De acordo com esses princípios didáticos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Participação efetiva dos alunos.
(    ) Interação de diferentes grupos sociais.
(    ) Mecanicidade e autenticidade por parte dos alunos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) V - V - F.
	
	b) F - F - V.
	
	c) F - F - F.
	
	d) V - V - V.
	10.
	A pedagogia de projetos só poderá se ajustar em escolas em que o currículo contemple uma compreensão global do conhecimento, favorecendo a integração do saber e ressaltando a unidade que deve existir entre as áreas do saber, em suas diversas formas de conhecimento. Vamos pensar no currículo como "as experiências escolares que se desdobram em torno do conhecimento, em meio a relações sociais, e que contribuem para a construção das identidades de nossos/as estudantes" . Nessa perspectiva, o conhecimento é construído a partir de um processo de ensino e aprendizagem que se desenvolve com os conceitos interligados, formando uma rede. Referente ao conceito de rede e conhecimento, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O uso do paradigma de redes é vantajoso somente no domínio de sistemas de informação.
(    ) Podemos nos referir também às redes de submissão e aceitação de uma cultura progressista e técnica.
(    ) A rede é entendida como metáfora para a representação do conhecimento e possui, como material constitutivo de sua teia, as relações que se estabelecem.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) F - F - F.
	
	b) F - F - V.
	
	c) V - F - F.
	
	d) V - V - V.
Atenção: Confira as respostas! Depois de concluir a avaliação não será possível fazê-la novamente.
Gravar respostas
Parte inferior do formulário

Outros materiais