Buscar

prova_repositiva_fundamentos

Prévia do material em texto

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA
DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM
Renovação de Reconhecimento: Portaria n.º 1, de 6 de janeiro de 2012
E-mail: denf@unir.br
Campus Porto Velho/RO. BR 364, km 9,5. CEP 78.900.000. 
Fone (69) 2182-2113
DISCIPLINA: Fundamentos e Prática para o Cuidado de Enfermagem I/2° PERÍODO
VALOR DA AVALIAÇÃO: 10,0 pontos.
QUESTÃO 1 (2 pontos): Na avaliação antropométrica realizada pelo enfermeiro o usuário apresentou um Índice de Massa Corporal ( IMC) de 30. Apresente a fórmula para a obtenção deste dado e explique qual a classificação do IMC de acordo com o resultado encontrado.
Classificação do E. Nutricional livro Alba
	IMC
	Classificação
	
	IMC
	CLASSIFICAÇÃO
	>ou=40kg/m2
	Obesidade III
	
	24,9 a 18,5 KG/m2
	Eutrofia (dentro dos parametros de normalidade
	39,9 a 35 kg/m2
	Obesidade II
	
	18,4 a 17 kg/m2
	Magreza I
	34,9 a 30 km/m2
	Obesidade I
	
	16,9 a 16kg/m2
	Magreza II
	29,9 a 25 kg/m2
	Sobrepeso
	
	16 kg/m2
	Magreza III
QUESTÃO 2 (1 pontos): A higienização das mãos, na assistência à saúde, é importante para a segurança dos profissionais de saúde, para a qualidade da atenção prestada a todo o cliente que precisa de cuidados e para a prevenção e controle das infecções hospitalares. Leia atentamente cada item abaixo sobre os cuidados com a higienização e in a opção CORRETA.
I. A higienização das mãos deve ser realizada pelos profissionais de saúde que têm contato apenas diretamente com os pacientes e com material contaminado;
II. O uso das luvas dispensa a prática da higienização das mãos após a realização de procedimentos invasivos;
III. Os profissionais de saúde utilizam, para higienizar as mãos, água e sabão, preparação alcoólica e antissépticos;
IV. A indicação de água e sabão para higienizar as mãos dá-se quando elas estiverem visivelmente sujas ou contaminadas com sangue e outros fluidos corporais; quando terminar o turno de trabalho e antes das refeições e após o preparo de alimentos. 
a)      Somente os itens I, III e IV estão corretos.
b)      Somente os itens II, III e IV estão corretos.
c)      Somente os itens I e III estão corretos.
d)      Somente o item III está correto.
e)      Somente os itens III e IV estão corretos. (CORRETA)
QUESTÃO 3. ( 2 pontos):  Defina: a) agente patógeno; b) virulência; c) imunogenicidade
A) agente patógeno: é um organismo, microscópico ou não, que produz infecção ou doenças infecciosas nos hospedeiros em condições favoráveis. As bactérias, protozoários, fungos, helmintos e alguns artrópodes são exemplos de agentes patogênicos. São também conhecidos como agente infeccioso ou agente etiológico.
B) virulência são necessários aos microrganismos patogênicos para invadir, colonizar, sobreviver, multiplicar no interior das células do hospedeiro e causar doença.
C) imunogenicidade é a capacidade de uma substância estranha, como um antígeno, de provocar uma resposta imune no corpo de um ser humano ou de outro animal.
Questão 4 (2 pontos). Cite exemplos de taxonomias utilizadas para a prática de diagnósticos de enfermagem, intervenções de enfermagem e resultados de enfermagem e aponte quais as suas contribuições.
alguns exemplos da NANDA, NIC E NOC CIPE.
Nanda: diagnóstico de enfermagem é defnido pela NANDA como julgamento clínico
sobre as respostas individuais, familiares ou comunitárias aos atuais ou potenciais
problemas de saúde
Nic: classificação das intervenções de enfermagem 
Noc: classificação dos resultados de enfermagem 
Cipe: classificação Internacional das práticas de enfermagem.
Questão 5 (2 pontos). Cite e explique quais são as propedêuticas utilizadas durante o exame físico.
Para realização do exame físico utilizamos quatro técnicas básicas: a inspeção, a ausculta, a palpação e a percussão. Nestas técnicas utilizamos nossos sentidos de visão, audição, tato e olfato. 
A inspeção é a mais importante de todas as técnicas, por isso deverá ser utilizada no início de cada fase do exame físico. Consiste na avaliação minuciosa e sistemática da superfície externa. Vários segmentos corporais são observados: aspecto, tamanho, cor, forma e movimento.
Ausculta é o método semiológico básico no exame físico dos pulmões, ela permite a obtenção rápida e pouco dispendiosa de numerosas informações sobre diferentes patologias broncopulmonares. É a fase do exame do tórax que fornece mais informações.
Palpação é uma forma de diagnóstico por pressão. O profissional utiliza a mão ou os dedos para pressionar a superfície do corpo do paciente.
Percussão: é utilizada quando o examinador deseja saber se a região examinada possui no seu interior ar, líquido ou se são sólidos. Por meio da movimentação de tecidos subjacentes são produzidos sons audíveis e vibrações palpáveis que podem ser distinguidas pelo enfermeiro.
Questão 6 ( 1 ponto). Escreva um texto, de no máximo uma lauda explicando o que é o Processo de enfermagem, as etapas que o compõe e qual a sua contribuição para a prática de enfermagem.
A Sistematização da Assistência de Enfermagem é uma metodologia científica que vem sendo cada vez mais implementada na prática assistencial, conferindo maior segurança aos pacientes, melhora da qualidade da assistência e maior autonomia aos profissionais de enfermagem.
O método é organizado em cinco etapas, que ajudam a fortalecer o julgamento e a tomada de decisão clínica assistencial do profissional de enfermagem. 
Com a utilização dessa metodologia, é possível analisar as informações obtidas, definir padrões e resultados decorrentes das condutas definidas. 
E todos esses dados deverão ser devidamente registrados no prontuário do paciente.
Essa metodologia é concretizada por meio do Processo de Enfermagem, que é um método desenvolvido com base no método científico, tendo como finalidade imprimir racionalidade ao processo de cuidar. 
Assim sendo, na SAE, o processo de enfermagem representa o caminho a ser percorrido para alcançar um resultado. 
Na prática atual, vem sendo utilizado de acordo com as seguintes fases coleta de dados ou histórico de enfermagem, diagnóstico, planejamento de cuidados, prescrição e evolução de enfermagem.
Acredita-se que é necessário compreender a percepção do enfermeiro frente à aplicação do PE em sua prática assistencial, suscitando a possibilidade de adequá-lo às suas realidades profissionais, visto que proporciona um plano de cuidados individualizado e humanizado.
A segurança do paciente é tema de fundamental importância e influência diretamente na qualidade da assistência. A enfermagem está envolvida nesse processo como promotora de ações de segurança por meio de suas práticas de cuidado.

Continue navegando