Buscar

Prova 01

Prévia do material em texto

PROVA 01
CONFORTO AMBIENTAL II – Acústica
Prof.ª Camila Ricci
Acadêmico: Larissa Batistella
PESO: 5,0 NOTA: _____________________
1. (Vale 0,6 ponto). As formas da edificação e os materiais adotados têm influência no comportamento do som. É, portanto, essencial ao arquiteto o conhecimento das propriedades sonoras. Explique com suas palavras as PROPRIEDADES SONORAS: absorção, reflexão e transmissão, que ocorrem com o som, ao se deparar em uma superfície.
Absorção: A absorção sonora é uma das principais propriedades dos materiais acústicos aplicados em um projeto que visa o condicionamento sonoro do ambiente. Ela é fundamental quando desejamos reduzir a reverberação de um espaço para que o tempo de permanência do som fique de acordo com o volume geométrico e a função do local. Quando o som se depara com a superfície é atenuado devido às perdas por fricção enquanto passa pelos poros do absorvedor e a energia sonora é convertida em calor.
Reflexão: A reflexão do som acontece quando o som está se propagando no espaço, encontra um obstáculo, bate nessa barreira e retorna pelo meio de origem. Quanto maior o tamanho do ambiente, maior o tempo de reverberação, pois existe mais área de superfície em que o som se refletirá.
Transmissão: Quando uma onda sonora atinge uma parede transmissora de som, esta parede começa a vibrar e através desta vibração o som é transmitido para o ambiente receptor. A variação de pressão de um ambiente induz os anteparos a vibrarem. Este processo vibratório gera do outro lado uma fonte sonora secundária.
2. (Vale 1,4 ponto) Você foi contratado para adequar acusticamente um auditório pequeno e que está com o tempo de reverberação (TOR) muito alto. O espaço está desproporcional de acordo com a regra suposta pelo NEUFERT. Quais seriam as estratégias projetuais que você utilizaria para condicionar a área, considerando a morfologia e os materiais das superfícies, no intuito de tornar o som uniforme e audível para todos ouvintes, eliminando também possíveis campos reverberantes. Explique/justifique com textos e croqui.
A utilização de espelhos acústicos no teto para intensificar o nível sonoro e cortinas nas paredes para diminuir o tempo de reverberação. 
3. (Vale 0,5 ponto) Explicando a diferença entre isolamento e isolação, diga qual dos dois tipos de ruídos é o mais fácil de atenuar, o aéreo ou o de impacto. Cite uma estratégia que considere eficiente como solução, para cada caso. 
Isolamento acústico é o método pelo qual se objetiva atenuar ruídos, vibrações, ondas sonoras em determinados espaços físicos. Estes ruídos denominados ruídos aéreos são transmitidos através do ar que é movimentado diretamente pela fonte de vibração, geralmente afetam os ambientes vizinhos. Neste caso, a estratégia para solucionar se dá através do uso de diversos materiais: densos, pesados, espessura das paredes, esquadrias. Atenuar a entrada ou saída de som de um espaço ou da redução de impactos. 
A isolação acústica trata do fenômeno que minimiza a reflexão das ondas sonoras num mesmo ambiente. Nestes casos se deseja, além de diminuir os níveis de pressão sonora do recinto, melhorar o nível de inteligibilidade. Os ruídos são denominados ruídos de vibração e impacto são gerados pelos impactos de encontro à própria estrutura, são transmitidos e se propagam através de toda a estrutura do edifício. A energia transmitida é notável e o ruído pode afetar até ambientes situados a distâncias consideráveis da fonte. A isolação pode ser realizada usando materiais com características de amortecimento especiais que reduzirão o ruído refletido.
4. (Vale 0,5 ponto). Quais são os dois princípios básicos de um projeto de Acústica Arquitetônica e no que consistem? 
Os dois princípios são: 
Isolamento: Consiste no bloqueio do ambiente em relação a sons provenientes do exterior.
Condicionamento: Trata da eliminação de ecos e ressonâncias sobretudo em ambientes coletivos.
5. (Vale 0,5 ponto). Se você precisa reduzir a reverberação excessiva do som em um ambiente, que tipo de material deverá utilizar? 
a) (X) Macios e com porosidades
b) ( ) Sem porosidades e duros
c) ( ) Reflexivos
d) ( ) Revestimento duplo com câmera de ar no meio
e) ( ) Revestimento em MDF com feltro espesso e macio na parte interna
6. (Vale 0,5 ponto) Todo material que isola bem é capaz de absorver o excesso de reflexão sonora do ambiente. Assinale se a afirmativa é correta ou não e justifique sua resposta.
( ) Sim
( X ) Não
É incorreta, pois a principal característica de um bom material isolante é a capacidade de refletir grande parte da energia sonora no ambiente.
7. (Vale 0,5 ponto) Dê uma solução de envoltória (superfície/parede), que solucione uma questão de necessidade de isolamento acústico, bem como alta reverberação interna. Você deverá especificar o tipo de material que parte da sua solução (alvenaria, isopor, fibra, espuma, madeira, etc).
Parede dupla de alvenaria de tijolo maciço e lã de vidro. 
8. (Vale 0,5 ponto) Explique de que forma as características de uma superfície podem influenciar na ABSORÇÃO das reflexões sonoras e se isso está relacionado com a velocidade de propagação do som.
Para ocorrer uma boa absorção sonora a superfície do material deve ser porosa para permitir que as moléculas do ar entrem e possam se movimentar em seu interior, com isso a velocidade do som será diminuída devido as perdas por fricção na medida que passa pelos poros do absorvedor, convertendo energia sonora em calor.
 BOA PROVA!

Continue navegando