Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
10 pág.
GABARITO

Pré-visualização | Página 1 de 3

Questão 1/10 - Análise de Cenários Econômicos
A introdução de novidades tecnológicas pode criar um ambiente menos custoso. Existem tarefas que podem ser realizadas de forma simples através de softwares ou até mesmo dispositivos e possuem um custo de implementação menor do que a contratação de um novo funcionário, trazendo vantagens no âmbito produtivo.  
Rota 3, tema 2.
Fonte: MARKETING PARA INDÚSTRIA. O impacto da tecnologia na produtividade. Reportagem publicada em 28 fev. 2019. Disponível em: https://www.marketingparaindustria.com.br/fabricacao-inovacao-industrial/o-impacto-da-tecnologia-na-produtividade/#:~:text=Aumento%20no%20alcance%3A%20Implementar%20novas,da%20empresa%20dentro%20do%20mercado
Com base na reportagem acima, e no conteúdo visto na Rota 3, tema 2, sobre a Oferta Agregada, é possível afirmar que, no longo prazo, o nível de produção depende dos seguintes fatores disponíveis na economia: 
I. Tecnologia
II. Capital
III. A sazonalidade dos produtos
IV. O Produto Interno Bruto de um país
 São corretas as afirmativas:
Nota: 10.0
	
	A
	I e II apenas
Você acertou!
A alternativa correta é a “a”. A afirmativa I está correta pois no longo prazo, quando a economia opera em pleno emprego, capital e tecnologia são os fatores fundamentais que determinam a produção. A afirmativa II está correta, pois no longo prazo, quando a economia opera em pleno emprego, capital e tecnologia são os fatores fundamentais que determinam a produção. A afirmativa III é incorreta pois no longo prazo, quando a economia opera em pleno emprego, capital e tecnologia são os fatores fundamentais que determinam a produção, logo a sazonalidade dos produtos não tem relação com a OA no longo prazo. A afirmativa IV é incorreta pois no longo prazo, quando a economia opera em pleno emprego, capital e tecnologia são os fatores fundamentais que determinam a produção, logo o PIB não tem relação direta com a OA no longo prazo.
Rota 3, Tema 2.
	
	B
	I e III apenas.
	
	C
	II e III apenas.
	
	D
	I, II e III apenas.
	
	E
	III e IV apenas.
Questão 2/10 - Análise de Cenários Econômicos
A esfera econômica é tão ampla, que nela é possível abordar a alocação de recursos em uma indústria, diante das necessidades capitalistas de obter uma lucratividade; e até mesmo a alocação de recursos, em um país, para cumprir as suas metas de crescimento e desenvolvimento econômicos. Diante dessa amplitude, a economia se divide em duas áreas de estudo: a microeconomia e a macroeconomia.
 Fonte: Rota 1, tema 2.
Com base no texto supracitado e no conteúdo visto na Rota 1, tema 2, sobre microeconomia e macroeconomia, assinale V para as afirmativas VERDADEIRAS e F para as afirmativas FALSAS.
I. ( ) A microeconomia estuda o funcionamento dos mercados a partir dos comportamentos individuais
II. ( ) A macroeconomia trabalha com os comportamentos sociais.
III. ( ) Na macroeconomia, a política econômica ganha posição de destaque.
IV.( ) Em uma análise, a macroeconomia e a microeconomia são excludentes, as variáveis de uma anulam as variáveis da outra.
V. ( ) Enquanto a microeconomia foca no agregado, a macroeconomia analisa a tomada de decisão dos agentes econômicos.
Agora, marque a sequência correta.
Nota: 0.0
	
	A
	F, V, V, V e F
	
	B
	F, F, V, V e V
	
	C
	V, V, V, F e F
A alternativa correta é a “c”. A afirmativa I é verdadeira pois a microeconomia estuda o funcionamento dos mercados a partir dos comportamentos individuais. As afirmativas II e III são verdadeiras porque a macroeconomia trabalha com os comportamentos sociais, onde a política econômica ganha posição de destaque.  A afirmativa IV é falsa porque a microeconomia e a macroeconomia não são excludentes, elas se complementam, pois, cada uma, adota uma perspectiva diferente ao analisar os fatores e os agentes econômicos. A afirmativa V é falsa porque não é a macroeconomia que foca no agregado, ao passo que a microeconomia analisa a tomada de decisão dos agentes econômicos.
Rota 1, Tema 2.
	
	D
	V, V, V, F e V
	
	E
	V, F, V, F e F
Questão 3/10 - Análise de Cenários Econômicos
Com base no conteúdo visto na Rota, 1, tema 1 sobre deslocamento da curva de Demanda Agregada (DA), analise o gráfico a seguir:
Fonte: Rota 1, tema 1.
Considerando o presente gráfico, , assinale V para as afirmativas VERDADEIRAS e F para as afirmativas FALSAS.
I.( ) O deslocamento da curva de DA para a esquerda pode se dar em virtude de uma política de contração de crédito, visto que essa tende a reduzir a demanda por bens e serviços.
II. ( ) Uma redução nos impostos pode impulsionar o aumento da demanda por bens e serviços, deslocando a curva de DA para a direita.
III. ( ) O aumento dos gastos do governo contrai a demanda agregada deslocando a curva da DA para a esquerda.
IV. ( ) O aumento da oferta de moeda desloca a curva de demanda para a direita, visto que impacta positivamente na demanda por bens e serviços.
Agora, marque a sequência correta.
Nota: 10.0
	
	A
	F, V, V e V
	
	B
	F, F, V e F
	
	C
	V, F, F e V
	
	D
	V, V, V e F
	
	E
	V, V, F e V
Você acertou!
A alternativa correta é a “e”. A afirmativa I é considerada verdadeira porque a deslocamento da curva de DA para a esquerda pode se dar em virtude de uma política de contração de crédito, visto que essa tende a reduzir a demanda por bens e serviços. A afirmativa II é considerada verdadeira, pois uma redução nos impostos pode impulsionar o aumento da demanda por bens e serviços, deslocando a curva de DA para a direita. A afirmativa III é considerada falsa pois o aumento dos gastos do governo não contrai a demanda agrada, mas sim amplia a demanda agregada deslocando a curva de DA para direita. A afirmativa IV é considerada verdadeira o aumento da oferta de moeda desloca a curva de demanda para a direita, visto que impacta positivamente na demanda por bens e serviços.
Rota 3, tema 1.
Questão 4/10 - Análise de Cenários Econômicos
Conforme visto na Rota 2, tema 3, em economias desenvolvidas, o Produto Nacional Bruto (PNB) costuma ser maior que o Produto Interno Bruto (PIB), pois possuem uma capacidade produtiva nacional consolidada, e desse modo, são menos dependentes das empresas internacionais em termos de resultados. Partindo dessa afirmação, considere os dois cenários econômicos expostos na tabela a seguir:
 
	Indicadores
	Economia I
	Economia II
	Produto Interno Bruto
	5.500.000,00
	3.600.000,00
	Renda Líquida Enviada ao Exterior (RLEE)
	1.300.000,00
	1.500.000,00
 Considerando que o cálculo do PNB leva em conta o PIB e a RLEE, assinale a alternativa correta:
Nota: 0.0
	
	A
	O PNB da economia I é inferior ao PNB da Economia II
	
	B
	O PNB da Economia I é igual a 4.200.000,00
	
	C
	Ambas as economias não podem ser consideradas desenvolvidas por apresentam o PIB superior ao PNB.
	
	D
	O PNB da Economia II é igual a 5.100.000,00.
A alternativa correta é a “d”. Pois o PNB corresponde à somatório do PIB e da RLEE, logo, no presente cenário, o PNB da Economia II é igual a 5.100.000,00. A alternativa “a” é incorreta porque o PNB da Economia I não é inferior ao PNB da Economia II, visto que o PNB corresponde ao somatório do PIB e da RLEE, logo, no presente cenário, o PNB da Economia II é igual a 5.100.000,00. A alternativa “b” é incorreta porque o PNB da Economia I não é igual a 4.200.000,00, visto que o PNB corresponde ao somatório do PIB e da RLEE, logo o PNB da Economia I é igual a 6.800.000,00. A alternativa “c” é incorreta porque ambas as economias podem ser consideras desenvolvidas, visto que apresentam o PNB superior ao PIB. A alternativa “e” é incorreta porque ambas as economias apresentam o PNB superior a RLEE.
Rota 2, tema 3.
	
	E
	Ambas as economias apresentam o PNB inferior a RLEE
Questão 5/10 - Análise de Cenários Econômicos
A Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil começaram a oferecer uma linha de crédito imobiliário indexado ao IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor-Amplo) com taxas a partir de 2,95% e 3,45% ao ano mais IPCA (com a média de 3,60% ao ano), respectivamente. Pela TR (Taxa Referencial), as taxas praticadas
Página123