Buscar

PORTFOLIO ESTÁGIO DE PROGRAMAS ESTRATÉGIGOS

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

UNIC RONDONÓPOLIS - FLORIANO PEIXOTO
FAIESP – Faculdade de Ciências Sociais e Humanas Sobral Pinto 
Curso de Farmácia
	
	
	
PORTFÓLIO
Portfólio entregue à Faculdade de Ciências Sociais e Humanas Sobral Pinto da Universidade de Cuiabá, da turma do 6º Semestre como requisito para avaliação semestral da Disciplina de Estágio Supervisionado em Programas Estratégicos, sob a orientação da prof.ª Ludiele Souza Castro.
MEMORIAL
Meu nome é Wanuza Ribeiro da Silva, atualmente tenho 20 anos, nasci em Jaciara – MT, mas moro em Juscimeira – MT que fica a 58 km de Rondonópolis - MT, e no momento não trabalho apenas estudo. Quando estava no ensino médio passei a gostar muito das disciplinas de biologia e química, e então passei a pesquisar cursos de graduação que estivessem relacionados a essas áreas. Foi quando encontrei o curso de farmácia na faculdade UNIC de Rondonópolis - MT, e no ano de 2017 ingressei no curso através do vestibular. No começo foi um pouco difícil por morar em outra cidade e também por motivos financeiros, mas após um ano de ingresso as coisas começaram a melhorar e passei a gostar muito do curso, e principalmente das aulas práticas porquê sempre gostei de laboratórios. Através de estágios e algumas experiências obtidas ao longo dos 3 anos de curso pude perceber a necessidade do farmacêutico no mercado de trabalho, o que me incentiva a cada dia mais continuar firme no curso e alcançar meu objetivo como profissional da saúde.
 Agradeço muito a minha mãe que mesmo com as dificuldades sempre me apoia e incentiva a continuar firme para cumprir meus objetivos e realizar meus sonhos.
Data: 05 de agosto de 2019
Local: UNIC - Campus Floriano Peixoto
Atividade Realizada: Apresentação do Estágio
Descrição da Atividade: Encontro em horário normal de aula às 19:00 horas, orientado pela prof.ª Me Karen Bandeira, onde foram apresentados os objetivos do estágio, as normas e o cronograma de atividades a serem realizadas. A turma foi dividida em dois grupos, um grupo faria o estágio na segunda-feira e o outro na quinta-feira ambos no período matutino, o grupo de quinta-feira foi supervisionado pela prof.ª Ludiele Castro. Através do grupo no WhatsApp foi feita uma divisão de grupos para uma apresentação de seminário sobre programas do SUS (Sistema Único de Saúde).
Os temas a serem apresentados eram: 
1. Programa Farmácia Popular do Brasil
2. Redes de Atenção Psicossocial (RAPS)
3. Estratégia Saúde da Família
4. Programa Nacional de Imunização
5. Prevenção e controle HIV/AIDS
6. Programa Saúde na Escola (PSE)
Data: 22 de agosto de 2019
Local: UNIC - Campus Floriano Peixoto
Atividade Realizada: Apresentação de Seminário
Descrição da Atividade: Encontro em horário de aula às 7:30 horas, supervisionado pela prof.ª Ludiele Castro, onde foram apresentados seminários sobre os programas do SUS (Sistema Único de Saúde). O grupo era composto por Daniele Cristina, Gabrielly Thiemy, Thailla Rezende, Valdiana Gregorio e Wanuza Ribeiro, apresentamos sobre o tema Programa Farmácia Popular do Brasil.
Destacamos os seguintes pontos:
· O Programa Farmácia Popular do Brasil é uma medida social do Estado brasileiro para a promoção de saúde da população do país.
· Criado com o objetivo de oferecer alternativas de acesso à assistência farmacêutica e para assegurar medicamentos essenciais para o tratamento de doenças com maior incidência na população.
· Até o ano de 2016 o programa conta com 35.144 estabelecimentos, distribuídos em 4.485 municípios, sendo atendidos 80% dos municípios brasileiros.
· LEI N° 10.858, DE 13 DE ABRIL DE 2004: Esta Lei trata da disponibilização de medicamentos pela Fundação Oswaldo Cruz – Fiocruz, mediante ressarcimento, visando a assegurar à população o acesso a produtos básicos e essenciais à saúde a baixo custo.
Data: 23 de agosto de 2019
Local: UNIC - Campus Floriano Peixoto
Atividade Realizada: Palestra 
Descrição da Atividade: Palestra ministrada em sala de aula pela prof.ª Laura Valdiane Luz Melo que possui graduação em Farmácia com Habilitação em Análises Clínicas pela Universidade Federal de Mato Grosso, mestrado em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Mato Grosso e doutorado em Ciências (Saúde na Comunidade) pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professora adjunta II da Universidade Federal de Mato Grosso. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, Epidemiologia e Hepatites Virais.
O tema da palestra era Vigilância Epidemiológica, que segundo a Lei 8.080 é definida como “conjunto de ações que proporciona o conhecimento, a detecção ou prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes de saúde individual ou coletiva, com a finalidade de recomendar e adotar as medidas de prevenção e controle das doenças ou agravos.” 
São funções da vigilância epidemiológica: coleta de dados; processamento de dados coletados; análise e interpretação dos dados processados; recomendação das medidas de controle apropriadas; promoção das ações de controle indicadas; avaliação da eficácia e efetividade das medidas adotadas; divulgação de informações pertinentes.
Os dados e informações que alimentam o Sistema de Vigilância Epidemiológica são os seguintes: Dados demográficos, socioeconômicos e ambientais; Dados de morbidade; Dados de mortalidade e Notificação de surtos e epidemias. O Sinan (Sistema de Informação de Agravos de Notificação) é o mais importante para a Vigilância Epidemiológica, ele é alimentado, principalmente, pela notificação e investigação de casos de doenças e agravos, que constam da lista nacional de doenças de notificação compulsória, mas é facultado a estados e municípios incluir outros problemas de saúde, importantes em sua região. A entrada de dados, no SINAN, é feita mediante a utilização de alguns formulários padronizados: Ficha Individual de Notificação (FIN) e Ficha Individual de Investigação (FII). Exemplos a seguir:
Data: 29 de agosto de 2019
Local: UNIC - Campus Floriano Peixoto
Atividade Realizada: Divisão de grupos e temas/ SAF
Descrição da Atividade: Encontro em horário de aula às 7:30 horas, orientado pela prof.ª Ludiele Castro, onde foi feita uma divisão de grupos e temas para confeccionar um banner e apresentá-lo na Semana Acadêmica de Farmácia. O grupo era composto por Daniele Cristina, Gabrielly Thiemy, Thailla Rezende e Wanuza Ribeiro, o tema escolhido foi a Hanseníase. Inicialmente, foi feito um resumo sobre a doença para então ser confeccionado o banner.
 
Data: 05 de setembro de 2019
Local: Laboratório Central (LACEN)
Atividade Realizada: Visita técnica
Descrição da Atividade: Visita ao Laboratório Central de Rondonópolis (LACEN), supervisionada pela prof.ª Ludiele Castro e orientada pela biomédica Sabrina que trabalha no local. Na recepção, os pacientes fazem o cadastro e esperam para realizar os exames, há uma sala de coleta onde são coletadas as amostras, os tubos com as amostras são identificados com código de barras e nome do paciente, posteriormente, é feito a triagem e então encaminhadas para seus devidos setores. As coletas de amostra também podem ser feitas no PSF, elas são recolhidas por um responsável técnico e encaminhadas até o LACEN para análise. O laboratório é dividido em setores: Parasitologia – exame de fezes; Hematologia – tipagem sanguínea e hemograma; Bioquímica - colesterol, glicemia, etc. O LACEN atende todos os municípios mato-grossenses com exames de patologia clínica, sorologia, virologia, (exames da área de bromatologia e de ambiente, carga viral e PCR), para realização em Rondonópolis ou encaminhamento para Cuiabá se necessário.
Data: 12 de setembro de 2019
Local: Serviço de Atenção Especializada (SAE)
Atividade Realizada: Visita técnica
Descrição da Atividade: Visita ao Serviço de Atenção especializada de Rondonópolis (SAE), supervisionada pela prof.ª Ludiele Castro. O SAE oferece um serviço especializado em doenças infectocontagiosas, como a hanseníase, tuberculose, HIV/Aids e hepatites virais. É divido em dois prédios, onde o 1° é para atender pacientes de
hanseníase e tuberculose, e o 2° atende pacientes de HIV/Aids e outras doenças infectocontagiosas, é também onde está localizada a farmácia. 
No 1° a visita foi orientada pela enfermeira residente Aline que explicou o funcionamento do local. O atendimento é de segunda a sexta, na parte da manhã é feito atendimento de hanseníase e na parte da tarde de tuberculose. Os pacientes geralmente vão ao SAE encaminhados pelo PSF quando estão com alguma suspeita, então seguem um protocolo de exames e é feito o teste de sensibilidade, também é feito uma avalição clínica e de diagnóstico para dar início ao tratamento. Quando o paciente já tem uma prescrição é iniciado de imediato o tratamento, todos os pacientes confirmados são notificados no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN).
No 2° a visita foi orientada pelo farmacêutico residente Jeferson, onde foi apresentada a equipe da farmácia e também mostrados os medicamentos disponíveis para tratar as doenças infectocontagiosas. Os medicamentos são disponibilizados para todos os pacientes, independente se a prescrição é de rede pública ou privada.
Data: 26 de setembro de 2019
Local: Praça Brasil - Rondonópolis - MT
Atividade Realizada: Ação de Saúde
Descrição da Atividade: A ação teve início às 7:30 horas na Praça Brasil que está localizada no centro de Rondonópolis - MT, foi supervisionada e orientada pela prof.ª Ludiele Castro. Estava sendo realizado teste de glicemia e aferição de pressão arterial, no qual abordava-se as pessoas que passavam e as convidava a realizar os exames. Foram atendidos uma grande quantidade de idosos e alguns jovens. A ação foi encerrada as 11:00 horas. 
 
Data: 10 de outubro de 2019
Local: Escritório Regional de Saúde
Atividade Realizada: Visita técnica
Descrição da Atividade: Visita ao Escritório Regional de Saúde de Rondonópolis, supervisionada pela prof.ª Elaine Simoes Guerra Lopes. Atualmente, o escritório de Rondonópolis atende 19 municípios da região sul do Mato Grosso, e é divido em setores. No setor de Atenção à Saúde ficam responsáveis pelos programas como SUS, saúde bucal, tabagismo, alimentação e nutrição, saúde do homem, saúde da mulher, entre outros. A equipe é composta por assistente social, psicólogo(a), enfermeiro(a), dentista e biólogo(a), e cada um deles é responsável por um ou mais tipos de programas. Eles não executam nenhuma ação direta com o paciente, trabalham com o escritório em termos das políticas de saúde e dos programas, assessorando os municípios na execução. Também avaliam as ações que os municípios realizam através do sistema de informação e dos indicadores, para assim ver qual precisa de mais assessoria. No setor de Vigilância Epidemiológica trabalham 5 pessoas, que são responsáveis pelos programas da tuberculose, hanseníase, leishmaniose visceral e tegumentar, todos os testes rápidos disponíveis nas unidades básicas de saúde (sífilis, HIV/Aids, hepatites) e diarreia. Também cuidam de todas as vacinas, que são controladas pelo sistema e trabalham com DO e DE de nascidos vivos e óbito, são fichas que vão todas para lá e são distribuídas. O SINAN é muito importante para esse setor por conter todas as notificações de agravos. No setor da farmácia ficam todos os medicamentos que o Escritório Regional de Saúde recebe como imunobiológicos, vacinas, soros, antivenenos, imunoglobulinas, etc. Os medicamentos são armazenados em freezers e distribuídos para os municípios conforme a necessidade. No setor de Entomologia fazem a revisão do controle de qualidade, exames de fezes e identificação dos triatomíneos, auxiliam os municípios no levantamento entomológico tanto para pesquisas de chagas quanto a necessidade de capacitar os profissionais da saúde para captura de triatomíneos, fazem também o preparo de armadilhas para flebotomíneos com a intenção de verificar a incidência do vetor no município.
Data: 17 de outubro de 2019
Local: UNIC - Campus Floriano Peixoto
Atividade Realizada: Confecção do banner/ SAF
Descrição da Atividade: Reunião do grupo composto por Daniele Cristina, Gabrielly Thiemy, Thailla Rezende e Wanuza Ribeiro, as 7:30 horas na biblioteca da faculdade para revisão do resumo e confecção do banner sobre a hanseníase, que seria apresentado na Semana Acadêmica de Farmácia (SAF), nos dias 4 a 8 de novembro de 2019 na faculdade UNIC – Campus Ary Coelho. Tentamos abordar informações do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), referente ao município de Rondonópolis - MT, conseguimos contato com o responsável pelas notificações de hanseníase do município, e com a orientação da prof.ª Ludiele Castro confeccionamos o banner a seguir:
Data: 24 de outubro de 2019
Local: UNIC – Campus Ary Coelho
Atividade Realizada: Ação de Saúde
Descrição da Atividade: A ação teve início às 7:00 horas na faculdade UNIC – Campus Ary Coelho, e foi supervisionada e orientada pela prof.ª Ludiele Castro. Na qual estava sendo realizado teste de glicemia e aferição de pressão arterial em alunos, funcionários e professores. A ação foi encerrada as 9:00 horas.
Data: 31 de outubro de 2019
Local: Escola Estadual Professora Renilda Silva Moraes
Atividade Realizada: Ação de Saúde
Descrição da Atividade: Ação realizada às 7:30 horas na EE Professora Renilda Silva Moraes de Rondonópolis, supervisionada pela prof.ª Ludiele Castro. O objetivo da ação era conscientizar os alunos sobre algumas doenças como dengue, HIV/Aids, sífilis, gonorreia, entre outras. O nosso grupo era composto por Daniele Cristina, Gabrielly Thiemy, Thailla Rezende e Wanuza Ribeiro, e foi feita uma apresentação sobre a gonorreia para 5 grupos de turmas do 9° ano. 
Destacamos os seguintes pontos: 
· O que é a gonorreia?
· Sintomas
· Prevenção
· Tratamento
RONDONÓPOLIS - MT
4

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando