A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
2 pág.
ATIVIDADE AVALIATIVA 2 - UBS

Pré-visualização | Página 1 de 1

Curso: ENFERMAGEM
Professora: Marcella Ferroni Gouveia 
	2ª ATIVIDADE AVALIATIVA – UBS 
	 Assistência de Enfermagem na Saúde da Família 
	Data: 19.04.21
	
	 Valor: 30 Pontos (5 pontos cada questão)
	Nota: 
	
	Nome: VANESSA LUÍZA RIBEIRO COTA
Instruções:
1. Você irá assistir ao Episódio da Série Intitulada – UBS
1. Após, irá responder as perguntas a seguir
1. Leia com atenção e faça uma boa atividade!
1
ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NA SAÚDE DA FAMÍLIA
Atividade Avaliativa 2 – UBS 
1) Dona Vilma foi atendida por dois médicos. Quais outros profissionais de saúde poderiam ter prestado assistência a Dona Vilma? 
2) Quais práticas da ESF poderiam ter sido desenvolvidas neste episódio?
3) Cite as atribuições em comum das equipes da ESF que foram desenvolvidas neste episódio.
4) Algumas ferramentas de trabalho do NASF poderiam ser utilizadas para Dona Vilma, quais?
5) Diante da situação enfrentada no caso da Dona Vilma, você como Enfermeiro, o que desenvolveria de ação para o enfrentamento da paciente?
6) O cuidado centrado na Família foi executado pela equipe? Justifique
RESPOSTAS
1- Além dos médicos, a enfermagem poderiam ter prestado uma consulta de enfermagem mais rigorosa, fazendo o histórico e o diagnóstico de enfermagem, aplicando o processo focando no exame físico da paciente. Ela poderia também ter sido encaminhada a um psicólogo pelo fato de ter perdido o marido recentemente; morar apenas com uma cuidadora e por não aceitar tomar seus remédios corretamente.
2- Controle da diabetes, consulta psicológica para Dona Vilma e sua filha, orientação familiar, conversar sobre a importância de tomar os medicamentos, orientação a cuidadora sobre os cuidados com Dona Vilma, consulta de enfermagem, educação em saúde, a identificação de recursos na comunidade que possam ajudar nas ações de cuidado com Dona Vilma, a garantia da integralidade da atenção.
3- Visita domiciliar, cuidado centrado na família, cuidado centrado no problema de Dona Vilma.
4- Projeto terapêutico, atendimento individual compartilhado, acompanhamento domiciliar, práticas integrativas e complementares, reabilitação, alimentação e nutrição, saúde mental, serviço social.
5- Iria orientar a filha e a cuidadora sobre sua doença, encaminharia ela a um psicólogo, realizaria mais visitas domiciliares para acompanhar mais de perto essa família visando a prevenção de mais problemas, a recuperação, a reabilitação de Dona Vilma, encorajaria ela a participar de grupos de pessoas diabéticas, promovendo ao máximo o cuidado eficiente.
6- O cuidado foi feito apenas pelo médico Dr. Paulo que percebeu que a filha da Dona Vilma precisava de uma consulta e do laço familiar entre elas, e interfere para que conversando, mãe e filha superem as divergências que prejudicam a saúde delas.