Buscar

Atividade+Discursiva+-+Ariadna+FIS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade Discursiva - FORMAÇÃO INTEGRAL EM SAÚDE
 
	O Sistema Único de Saúde (SUS) na perspectiva de mudar a lógica da assistência curativa para o modelo de atenção integral, vem ao longo dos anos investido na Atenção Primária em Saúde, tendo a Saúde da Família como estratégia para reorganizar a Atenção Básica. Os sistemas de saúde no mundo são diversos, alguns têm preconizado a Atenção Primária em Saúde, porém cada país tem modelo próprio. 
	Discuta as atribuições da Estratégia de Saúde da Família e como é o processo de trabalho. Pensando nos sistemas Comparados em Saúde, como é o sistema de saúde no Brasil e cite quais os países que apresentam modelo de Atenção Primária em Saúde semelhantes ao brasileiro.
Resposta:
	A Estratégia de Saúde da Família avalia a população de forma contínua, no que diz respeito à sua situação de saúde, objetivando a resolução dos problemas encontrados por meio de ações que promovam, previnam e recuperem a saúde. A Estratégia Saúde da Família está fundamentada nos princípios fundamentais do SUS, visando identificar e solucionar os principais problemas de saúde mais frequentes em um determinado território. É composta por uma equipe multiprofissional, o que possibilita maior entendimento dos fatores de risco à saúde e também maior atendimento com melhores resultados.
	O sistema de saúde no Brasil passou por várias alterações em seu padrão. Saindo de uma visão biologicista e hospitalocêntrica, o SUS busca compreender o indivíduo como um todo, indo muito além do que simplesmente tratar a doença, trabalham em prol de promover o bem estar e em qualidade de vida a ao indivíduo. Levando em consideração que ter saúde não é apenas “não ter doença”. Há diversos fatores que contribuem para que o indivíduo seja saudável, como ter acesso a alimentação, moradia, trabalho, atividade física, etc. 
	Existem alguns países que possuem sistemas de saúde gratuitos, como por exemplo, O Reino Unido possui um sistema gratuito e universal que é financiado por impostos. A única exceção são para serviços de odontologia, oftalmologia e para medicamentos. No Canadá o sistema de saúde é gratuito, pago pelo governo. Entretanto a rede privada é utilizada para os serviços que não são realizados pelo sistema. Na Austrália o sistema de saúde Medicare que é financiado por meio de impostos regulamentado pelo governo. Mas a rede privada complementa os serviços que não são prestados na rede. Apenas no Brasil existe um sistema 100% gratuito que abrange todos os serviços de saúde.

Outros materiais