Buscar

AULA 02 Sistemas

Prévia do material em texto

Sistemas do Corpo Humano
Enfª TAMIRES MEIRA
O QUE É HOMEOSTASIA?
Definição:
A manutenção de um ambiente interno constante ou inalterado.
O organismo busca uma estado estável de equilíbrio de suas funções para se adaptar ao estresse imposto pelo ambiente, que pode não significar que esteja completamente normal.
HOMEOSTASIA
 Cada sistema de órgãos do corpo desempenha um papel específico na homeostasia. 
Sistema respiratório
Sistema circulatório
Sistema digestivo
Sistema nervoso
Sistema reprodutor
Sistema endócrino
Rins
Músculos e esqueleto
Sistemas do Corpo Humano
O corpo humano é formado por alguns sistemas que agem em conjunto para assegurar a vida e o bom funcionamento do corpo.
Sistema Esquelético
Nosso corpo possui 206 ossos, divididos em diferentes grupos: ossos da cabeça, do pescoço, do ouvido, do tórax, do abdômen, dos membros inferiores e dos membros superiores.
Sistema Muscular
O corpo humano é composto por cerca de 600 músculos, que juntos representam cerca da metade do peso humano. Existem diferentes tipos e formatos de músculos.
MÚSCULOS e ESQUELETO
Os músculos e o esqueleto dão apoio e locomoção para o corpo, de modo que este pode buscar a compensação para suas próprias necessidades, especialmente aquelas relacionadas com a obtenção de alimentos e água para o meio interno. 
Sistema Tegumentar
A pele humana é o maior órgão de nosso corpo. Na anatomia humana, este órgão é descrito e estudado no sistema tegumentar, que também inclui o cabelo e as unhas.
Sistema Respiratório
É responsável pela respiração humana e as trocas gasosas.
O sistema é composto pelas seguintes partes: nariz, faringe, laringe, traquéia, brônquios e pulmões
Um dos fenômenos mais importantes da vida é a respiração, pela qual a célula absorve oxigênio e elimina gás carbônico. 
O aparelho respiratório superior recolhe o oxigênio da atmosfera e o leva aos pulmões, e o circulatório que transporta esse elemento dos pulmões aos tecidos. Inversamente, o gás carbônico, produzido nas células, vai destas aos pulmões pela via circulatória e dos pulmões à atmosfera, pela via respiratória, também conhecida como circulação pulmonar.
Sistema Circulatório
É o responsável pela:
 condução
distribuição
remoção das mais diversas substâncias do sangue para os tecidos do corpo. 
Sistema Circulatório
 O sistema cardiovascular consiste no sangue, no Coração e nos Vasos Sanguíneos. 
O sangue, base de todo o Sistema Circulatório, é composto de uma parte líquida, o plasma, tendo em suspensão inúmeros corpúsculos microscópicos, os glóbulos sanguíneos, de que há três espécies: os glóbulos vermelhos, os glóbulos brancos e as plaquetas. Existem ainda no sangue, dissolvidos ou combinados, três gases, o oxigênio, o azoto e o anidrido carbônico
13
Sistema Endócrino
Sistema o qual se encontram diferentes glândulas importantíssimas para o corpo humano. Tais glândulas possuem funções tais como o metabolismo, crescimento e função sexual.
Sistema Endócrino
Controla a maior parte das funções metabólicas do corpo, bem como a velocidade ( e a intensidade) das reações químicas celulares, as concentrações de glicose, gorduras e aminoácidos no líquidos corporais, bem como a síntese da novas substâncias necessitadas pelas células.
É formado pelo conjunto de glândulas que apresentam como atividade característica a produção de secreções denominadas hormônios. 
Testículos
Ovários
Supra-renal
Pâncreas
Timo
Tireóide
Pituitária
Pineal
Sistema Nervoso
O Sistema Nervoso controla as ações voluntárias e involuntárias do corpo humano. O sistema é divido em Sistema Nervoso Central e Periférico. O primeiro consiste no Cérebro e na Medula Espinhal, o segundo consiste-se nos Nervos.
Sistema Digestório
Sistema responsável pela digestão dos alimentos consumidos pelo ser humano. Fazem parte desse sistema:boca, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso, reto e ânus. O fígado e pâncreas produzem sucos digestivos e são órgãos digestórios acessórios.
Sistema Digestório
O sistema digestório processa os alimentos a fim de prover os nutrientes adequados para o meio interno. 
Sistema Urinário
Sistema responsável pela eliminação da ureia, criada a partir de alimentos consumidos. O sistema é composto por 2 rins, 2 ureteres, a bexiga e a uretra.
SISTEMA REPRODUTOR
O sistema reprodutor tem papel na homeostasia, dado que leva a formação de novos seres humanos e, portanto, novos meios internos para substituir os mais antigos, que envelhecem e morrem.
Sistema Reprodutor Feminino 
O aparelho reprodutor feminino participa do processo de reprodução, exercendo isoladamente as seguintes funções: 
ovulação, ou produção do óvulo; 
fecundação, que é a conjugação dos fatores hereditários do espermatozoide masculino com o óvulo feminino; 
nidação, ou acomodação do óvulo fecundado; 
gestação, ou desenvolvimento do embrião (que recebe o nome de feto a partir do segundo mês de vida intra-uterina); 
parto, que consiste na expulsão da criança, já perfeitamente apta a desempenhar as funções vitais fora do organismo da mãe.
Sistema Reprodutor Masculino
O Sistema Reprodutor Masculino é formado por órgãos internos e externos, que passam por um lento amadurecimento concluindo-se na puberdade, ou seja, quando as células sexuais ficam disponíveis para originar outro ser.
Os órgãos que compõem o sistema reprodutor masculino são: testículos, epidídimos, canais deferentes, vesículas seminais, próstata, uretra e pênis.
Sistema tegumentar é o conjunto de estruturas que formam o revestimento externo dos seres vivos. 
O sistema tegumentar é composto pela pele e anexos (glândulas, unhas, cabelos, pelos e receptores sensoriais) e tem importantes funções, sendo a principal agir como barreira, protegendo o corpo da invasão de microrganismos, isolante térmico e evitando o ressecamento e perda de água para o meio externo.
OBRIGADA!

Continue navegando