Buscar

ESTUDO DE CASO 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ESTUDO DE CASO
1. O Estado Constitucional suas perspectivas contemporâneas (11/11/20)
Leia a notícia abaixo: 
“O povo da Catalunha, região autônoma ao norte da Espanha, vota neste domingo (9) em uma polêmica consulta popular sobre sua independência. Os cidadãos estão sendo questionados se querem a criação de um Estado catalão e se este Estado deve ser independente. A Justiça espanhola considerou a votação inconstitucional, mas o líder do Executivo catalão, Artur Mas, alertou que o governo central não deveria interferir no processo. ‘Não sei o que eles (do governo central) farão. Isso não depende da gente. Mas qualquer medida contra a votação seria um ataque direto contra a democracia e os direitos fundamentais’, disse. Mas o Tribunal Constitucional da Espanha havia suspendido a realização de um referendo oficial sobre o assunto. Nesta semana, a mesma corte exigiu que a votação fosse suspensa. Mas o governo da Catalunha decidiu seguir em frente com a ‘consulta a seus cidadãos’. O primeiro-ministro, Mariano Rajoy, disse que a votação não terá efeitos práticos e pediu que a Catalunha retornasse à ‘sanidade’. (CATALUNHA faz consulta popular sobre independência da Espanha. Votação foi considerada inconstitucional pela Justiça espanhola e só terá valor 'simbólico'. Disponível em: <http://g1.globo.com/mundo/noticia/2014/11/catalunha-faz-consulta-popular-sobreindependencia-da-espanha.html>. Acesso em: 11 nov. 2020).
a) Analisando o texto acima, é possível afirmar que a pretensão do povo catalão encontra bases teóricas em posições multiculturalistas? 
b) No caso acima, observou-se que a disputa foi levada à Corte Constitucional espanhola. É possível afirmar que nos países em que se reconhece o neconstitucionalismo como linha teórico-jurídica hegemônica, o Poder Judiciário possui maior relevância em um quadro de divisão de poderes?
2. O Estado na Ordem Internacional (25/11/20)
Invocando o princípio da autodeterminação dos povos, “Edaíquistão”, colônia de “Aindabemquistão”, proclama sua independência. O novo governo adota, sem maiores explicações, medidas restritivas de direitos da minoria étnica residente no Norte do país. Determina, em sequência, o envio daquela população para região inóspita no Sul de seu território, onde as perspectivas de sobrevivência são escassas. Por conta da prática de tais atos, poucos países reconhecem o novo Estado, bem como seu governo. Dentro do governo de “Edaíquistão” surge a preocupação de que, não tendo sido reconhecido nem o novo Estado nem o seu governo, a antiga metrópole estará legitimada a reassumir o controle sobre “Edaíquistão”. O novo Chanceler lembra a seus pares, no entanto, que o “o reconhecimento por parte de outros países é irrelevante”. Alega que a existência do Estado “edaíquistense” independe do reconhecimento pela comunidade internacional. Considerando o tema do reconhecimento de Estado e de governo no momento atual, aprecie a situação.

Outros materiais

Outros materiais