Buscar

Prova una sus

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Objetivo/Habilidade: Identificar as diretrizes do Planejamento.
Para que o planejamento governamental em saúde cumpra seus objetivos, é importante seguir algumas diretrizes. Dentre essas diretrizes, é correto afirmar:
Escolha uma opção:
a. O planejamento deve ser ascendente e integrado, pois parte da necessidade da população, que deve ser discutida nas três esferas com a participação da população. 
CORRETA - O planejamento deve ser ascendente e integrado, pois parte da necessidade da população, que deve ser discutida na esfera municipal, estadual e federal com a participação do controle social, exercido pela população. 
Referência: BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ. Manual de planejamento no SUS. 1. ed. Brasília: Editora do Ministério da Saúde, 2016. (Série Articulação Federativa). Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes
b. O planejamento deve ser integrado ao planejamento governamental geral, mas não a Seguridade Social.
c. O planejamento deve respeitar os resultados das pactuações entre os gestores do Ministério da Saúde.
d. O planejamento consiste em uma atividade obrigatória que deve ser realizada uma única vez, para que cumpra o proposto.
e. O planejamento deve partir das necessidades do Ministério da Saúde, portanto deve seguir os interesses do executivo.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: O planejamento deve ser ascendente e integrado, pois parte da necessidade da população, que deve ser discutida nas três esferas com a participação da população.
Questão 2
Correto
Atingiu 10,00 de 10,00
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
Objetivo/Habilidade: Compreender o Plano Municipal de Saúde.
O Plano Municipal de Saúde (PMS) é o instrumento central para definição e implementação de todas as iniciativas no âmbito da gestão do SUS. Com relação ao PMS, assinale a alterativa correta.
Escolha uma opção:
a. É elaborado para um período de cinco anos, iniciando no primeiro ano de mandato do chefe do executivo e ultrapassa o segundo ano do próximo chefe do executivo.
b. Suas metas são detalhadas na Lei de Diretrizes Orçamentárias. Essa lei estabelece os indicadores e as forma de monitoramento do Plano Plurianual de Saúde.
c. A Programação Anual de Saúde faz parte do Plano Municipal de Saúde, e não precisa ser apreciado pelo Conselho Municipal de Saúde, pois cabe ao executivo todo o processo. 
d. A Programação Anual de Saúde (PAS) deve ser atualizada a cada ano, e não tem relação com o PMS, pois são instrumentos isolados com objetivos diferentes.
e. O PMS explicita os compromissos do governo para o setor saúde e reflete, a partir da análise situacional, as necessidades de saúde da população. 
O PMS é o instrumento central do planejamento, portando deve refletir a partir da análise situacional, as necessidades de saúde da população e as peculiaridades próprias de cada esfera de governo.
Referência: BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ. Manual de planejamento no SUS. 1. ed. Brasília: Editora do Ministério da Saúde, 2016. (Série Articulação Federativa). Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: O PMS explicita os compromissos do governo para o setor saúde e reflete, a partir da análise situacional, as necessidades de saúde da população.
Questão 3
Correto
Atingiu 10,00 de 10,00
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
Objetivo/Habilidade: Conhecer os participantes do processo de elaboração das diretrizes gerais para elaboração do planejamento do SUS. 
As diretrizes gerais para elaboração do planejamento do SUS para todas as esferas de gestão, e o estabelecimento de prioridades e os objetivos nacionais são definidos pelos ______________. Assinale a alternativa que completa a sentença.
Escolha uma opção:
a. Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde, Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde e Conselho Nacional de Saúde.
b. Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde e Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde.
c. Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde e Conselho Nacional de Saúde.
d. Ministério da Saúde, Comissão Intergestores Tripartite de Secretários Estaduais de Saúde, Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde e Conselho Nacional de Saúde.
e. Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde, Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde e Conselho Nacional de Saúde. 
CORRETA - As diretrizes gerais são definidas de forma participativa, com a participação das três esferas e a participação popular representada pelo Conselho Nacional de Saúde. 
Referência: BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ. Manual de planejamento no SUS. 1. ed. Brasília: Editora do Ministério da Saúde, 2016. (Série Articulação Federativa). Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde, Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde e Conselho Nacional de Saúde.
Questão 4
Correto
Atingiu 10,00 de 10,00
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
Objetivo/Habilidade: Compreender a importância da análise situacional de saúde para o Planejamento em Saúde.
Análise situacional de saúde no planejamento é uma ferramenta usada para compreender uma realidade, classificando as necessidades e os principais problemas de um território, em que se pretende produzir o cuidado à pessoa. Com relação ao diagnóstico, assinale a alternativa correta. 
Escolha uma opção:
a. Realizar análise situacional de saúde é complexo e consome muitos recursos, pois existe a necessidade de fazer pesquisas cada vez mais complexas. 
b. Análise situacional de saúde pode auxiliar os gestores a avaliarem profundamente sua unidade, conseguindo detectar seus pontos fortes e fracos. 
A alternativa traz os elementos centrais da análise situacional de saúde que é um conjunto de ações e análises que irá auxiliar os gestores a avaliarem profundamente sua unidade, conseguindo detectar seus pontos fortes e fracos. Com isso, seria possível identificar e até mesmo prevenir problemas, bem como encontrar soluções mais corretas para resolvê-los.
Referências: CAMPOS, F. C. C. Planejamento e avaliação das ações em saúde/Francisco Carlos Cardoso de Campos, Horácio Pereira de Faria, Max André dos Santos. - 2ª ed. - Belo Horizonte: Nescon/UFMG, Coopmed, 2010.
c. Análise situacional de saúde consiste tão somente em levantar dados, e esses dados são suficientes para as tomadas de decisão.
d. Com a Análise situacional de saúde é possível identificar e até mesmo prevenir problemas, mas não ajuda a encontrar soluções para resolvê-los.
e. Análise situacional de saúde ajuda a identificar, mas não ajuda a descrever e explicar os problemas, pois cada problema possui sua complexidade e variabilidade.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: Análise situacional de saúde pode auxiliar os gestores a avaliarem profundamente sua unidade, conseguindo detectar seus pontos fortes e fracos.
Questão 5
Correto
Atingiu 10,00 de 10,00
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
Objetivo/Habilidade: Compreender os processos para priorização de problemas.
O Plano de Ação é utilizado para organizar as ações, prazos e recursos envolvidos, com vistas à resolução de um determinado problema. Mas antes de sua elaboração, é importante definir claramente os problemas e priorizá-los. Com relação a esses processos, assinale a alternativa correta.
Escolha uma opção:
a. Uma das formas de priorizar os problemas, é avaliar suas características e pontuá-las para definir uma ordem de importância. 
A alternativa sintetiza a importância da priorização dos problemas. Uma maneira de priorizar os problemas, os quais deverão ser enfrentados, é através da construção de uma
planilha em que os mesmos serão analisados. Pode-se considerar os seguintes critérios: atribuindo valor ao problema (alto, médio, baixo); distribuindo pontos conforme a sua urgência; definindo se o problema está fora, dentro, ou parcialmente dentro da capacidade da equipe.
Referência: Planejamento na atenção básica [Recurso eletrônico] / Universidade Federal de Santa Catarina. Organizadores: Josimari Telino de Lacerda; Lúcio José Botelho; Cláudia Flemming Colussi. – Florianópolis, Universidade Federal de Santa Catarina, 2016.
b. O Plano de Ação é o instrumento de planejamento estratégico das ações de saúde, pois nele são definidos os planos de longo prazo.
c. As ações não precisam de monitoramento e avaliação, uma vez que são ações de curto prazo para problemas pontuais.
d. O Plano de Ação deve ser elaborado para vários problemas, executando primeiro o que é mais fácil de resolver.
e. A árvore explicativa é uma ferramenta de diagnóstico. Utilizando-a, é possível planejar as ações de saúde.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: Uma das formas de priorizar os problemas, é avaliar suas características e pontuá-las para definir uma ordem de importância.
Questão 6
Correto
Atingiu 10,00 de 10,00
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
Objetivo/Habilidade: Compreender o planejamento estratégico em saúde.
O planejar é, de forma racional, observar uma situação indesejada, pensar na forma ideal ou possível e desenvolver um plano em busca dessa situação. Com relação ao planejamento estratégico, assinale a alternativa correta.
Escolha uma opção:
a. No planejamento estratégico em saúde a dimensão política é central. O planejamento estratégico em saúde é uma concepção, em que na elaboração de modelos e planos a dimensão política é central, pois as relações são analisadas e as orientações e estratégias são definidas a partir das conjunturas e equilíbrios de poder existentes entre os atores e as instituições, portanto a negociação e a busca por apoio faz parte do processo de planejamento.
b. O planejamento estratégico em saúde é um método estanque.
c. O planejamento estratégico em saúde leva em conta a otimização dos ganhos econômicos.
d. O planejamento estratégico em saúde foca na relação custo/benefício.
e. O planejamento estratégico em saúde não leva em conta o equilíbrio entre os atores políticos.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: No planejamento estratégico em saúde a dimensão política é central.
Questão 7
Incorreto
Atingiu 0,00 de 10,00
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
Objetivo/Habilidade: Compreender a função do Planejamento em Saúde.
O Planejamento em Saúde pode se dar em diferentes âmbitos, podendo utilizar-se de variados métodos. Sobre o planejamento nos serviços de saúde, é correto afirmar:
Escolha uma opção:
a. É feito depois, segundo as diretrizes do planejamento governamental e sempre após a definição do plano de governo.
b. Baseia-se somente no perfil epidemiológico do bairro onde está inserido o serviço de saúde, desconsiderando os planos de governo.
c. Utiliza os mesmos instrumentos formais de planejamento do SUS, de acordo com a mesma estrutura do plano de governo. Embora possa considerar elementos dos instrumentos formais, o planejamento em serviços requer metodologias e instrumentos adequados a este espaço, que é diferente daquele da gestão governamental. Por exemplo, a dimensão orçamentário-financeira é muito importante no planejamento do nível central de uma Secretaria de Saúde, mas não costuma ser tão central como objeto de planejamento no nível dos serviços. Além disso, vale lembrar que as secretarias de saúde são obrigadas a utilizar alguns instrumentos de planejamento e com certa periodicidade (definidos nacionalmente ou em lei), ao passo que nos serviços de saúde há mais flexibilidade para a escolha das estratégias e instrumentos de planejamento, ainda que alguns indicadores de saúde sejam utilizados nacionalmente.
d. Tem a mesma lógica e dinâmica do planejamento nos espaços governamentais, independente das características dos territórios.
e. Tem especificidades decorrentes dos objetivos dos serviços de saúde e as características do processo de trabalho.
Feedback
Sua resposta está incorreta.
A resposta correta é: Tem especificidades decorrentes dos objetivos dos serviços de saúde e as características do processo de trabalho.
Questão 8
Incorreto
Atingiu 0,00 de 10,00
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
Objetivo/Habilidade: Compreender como realizar o Plano de Ação.
O Plano de Ação é a face operativa do planejamento. Sobre o Plano de Ação, assinale a alternativa correta.
Escolha uma opção:
a. Deve considerar o momento explicativo ou de análise situacional, utilizando-se das análises inicialmente feitas na elaboração das ações.
b. O instrumento Autoavaliação para Melhoria da Qualidade (AMAQ) auxilia na autoavaliação da equipe de saúde da família, sem a vinculação com intervenções e ações.
c. Deve ser cumprido até o fim tal como planejado, sob pena de deslegitimar o esforço feito pelos atores envolvidos.
d. O Plano de Ação, no caso de um serviço ou equipe da Atenção Básica, deve ter como responsáveis apenas os profissionais daquela unidade que o elaborou.
e. Deve considerar o momento explicativo ou de análise situacional, utilizando-se das análises inicialmente feitas na elaboração das ações. É esperado que a explicação/análise do problema que se quer enfrentar, subsidie a elaboração do Plano de Ação, sob pena de as ações serem carregadas de normatividade que não necessariamente considera o contexto e a natureza do problema que se quer enfrentar.
Feedback
Sua resposta está incorreta.
A resposta correta é: Deve considerar o momento explicativo ou de análise situacional, utilizando-se das análises inicialmente feitas na elaboração das ações.
Questão 9
Incorreto
Atingiu 0,00 de 10,00
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
Um dos aspectos a se considerar no planejamento realizado em serviços de saúde (como os de Atenção Básica) são as fontes de informação que utilizamos para descrever ou explicar um problema. Neste sentido, devemos considerar e afirmar que:
Escolha uma opção:
a. A integração dos sistemas de informação é umas das condições centrais para o planejamento. A integração dos sistemas de informação ajudaria muito, mas a desintegração existente há décadas e não impediu (nem pode impedir) que processos de planejamento aconteçam, inclusive planejamentos (pelos gestores) para enfrentar essa falta de integração ente sistemas de informação.
b. A Estimativa Rápida é uma técnica melhor que a escuta de opiniões, mas requer conhecimentos especializados para sua realização.
c. A complementação de informações formais e informais pode ser oportuna.
d. A detecção de problemas de saúde da população é feita pelos profissionais das unidades de saúde básicas.
e. A sala de espera de uma unidade de saúde, pelo constante barulho e movimento, não é local adequado para coleta de informações para planejamento.
Feedback
Sua resposta está incorreta.
A resposta correta é: A complementação de informações formais e informais pode ser oportuna.
Questão 10
Incorreto
Atingiu 0,00 de 10,00
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
A Atenção Básica ou Atenção Primária à Saúde (APS) tem sido considerada um espaço estratégico das Redes de Atenção do SUS, caracterizando-se por diferentes funções, atributos e diretrizes. Quando se realiza planejamento na Atenção Básica, as singularidades deste espaço das redes precisam ser consideradas. Neste sentido:
Escolha uma opção:
a. Há somente um tipo de equipe de composição básica de atenção à saúde dos usuários, a estratégia de saúde da família.
b. O acesso/primeiro contato e a coordenação do cuidado são características importantes da APS, mas ambos dependem da organização da Rede.
c. Os princípios da Estratégia de Saúde da Família no Brasil e a composição das equipes são semelhantes em todo o mundo.
d. O trabalho em equipe multiprofissional tem no médico uma figura central na atenção à saúde dos usuários.
e. As atividades de promoção e prevenção são as mais importantes na APS, devendo ser o foco que demanda maior atenção da equipe. Todos os tipos de ações são importantes, inclusive as ações clínicas. A depender do caso e do momento, pode ser que algumas sejam mais necessárias que outras.
Feedback
Sua resposta está incorreta.
A resposta correta é: O acesso/primeiro contato e a coordenação do cuidado são características importantes da APS, mas ambos dependem da organização da Rede.
Terminar revisão

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando