Buscar

Doença de chagas

Prévia do material em texto

Tripanossiomíase americana ( doença de Chagas).
Doença infecciosa causada por um parasita encontrado nas fezes do inseto barbeiro.
A doença de Chagas é comum em locais onde o inseto triatomíneo (barbeiro) é encontrado, como América do Sul e América Central. Ele é o responsável pela transmissão do protozoário Trypanosoma cruzi ao homem.
●Morfologia :
O Trypanosoma cruzi é um protozoário unicelular flagelado causador da Doença de Chagas. O T. cruzi é caracterizado pela presença de um único flagelo, uma mitocôndria grande e pelo cinetoplasto, um compartimento na mitocôndria que contém DNA.
●Formas de infecção:
As principais formas de transmissão da doença de chagas são: Vetorial: contato com fezes de triatomíneos infectados, após picada/repasto (os triatomíneos são insetos popularmente conhecidos como barbeiro, chupão, procotó ou bicudo).
●Ciclo Biológico :
O ciclo de vida do T. cruzi inicia quando o barbeiro, ao se alimentar do hospedeiro vertebrado, elimina suas fezes e urina, onde podem estar presentes as formas tripomastigotas. Os parasitas tripomastigotas penetram na pele e infectam as células do hospedeiro, onde transformam-se para a forma amastigota.
●Patogenia:
 A infecção chagásica apresenta duas fases bem distintas: a fase aguda ou inicial, assintomática ou oligossintomática (maioria) ou sintomática, com febre, adenomegalia, hepaesplenomegalia, conjuntive unilateral (sinal de Romaña), miocardite e meningoencefalite.
●Sintomatologia:
De modo geral, os sintomas da doença de chagas incluem:
– Febre;
– Mal-estar;
– Inchaço localizado no local da picada do Barbeiro;
– Inchaço em nos olhos;
– Dor no corpo;
– Dor de cabeça;
– Cansaço e prostração;
– Náusea e vômitos;
– Diarreia;
– Inflamação e dor nos gânglios;
– Nódulos espalhados pelo corpo;
– Vermelhidão pelo corpo;
– Aumento do fígado e do baço e
– Algumas complicações da doença de chagas incluem problemas digestivos, meningite, problemas no coração, como a cardite chagásica, e a constipação crônica.
●Medidas Profiláticas :
Cuidados com a conservação das casas, aplicação sistemática de inseticidas e utilização de telas em portas e janelas são algumas das medidas preventivas que devem ser adotadas, principalmente em ambientes rurais. A melhor forma de prevenção é o combate ao inseto transmissor.
● Tratamento :
O benznidazol e o nifurtimox são atualmente recomendados tanto na fase crônica quanto aguda da doença, com taxas de cura menores durante a fase crônica, agindo sobre o parasita sem reverter danos cardíacos já estabelecidos. Descobertas importantes em relação à eficácia do benznidazol já foram documentadas, como o que acaba de publicada com os resultados do estudo com o composto E1224. Este estudo, realizado pelo grupo do professor e pesquisador da Universidad de San Simon, Dr. Faustino Torrico, foi uma prova de conceito para tratar pacientes adultos infectados com T. cruzi e foi realizado na Bolívia com o apoio da DNDi (iniciativa de Medicamentos para Doenças Negligenciadas, na sigla em inglês). 
●Epidemiologia:
A epidemiologia da doença de Chagas no contexto da globalização e iniquidade, em um crescendo de ocorrências de mudanças antrópicas, particularmente as migrações e invasão de ambientes naturais. É doença prevalente em populações rurais, onde encontram-se milhares de insetos vetores nas moradias de adobe. Estima-se que haja cerca de 12 a 14 milhões de pessoas infectadas na América Latina, como descrito por Dias. 
2

Continue navegando