Buscar

AULA 09 - Autoimunidade

Prévia do material em texto

IMUNOLOGIA – AULA 9/10
DOENÇAS AUTOIMUNES
Apenas 200 genes distanciam os humanos das bactérias, portanto é muito comum encontrar reações cruzadas. Vários fatores podem estar atrelados as doenças:
IMPORTÂNCIA
· Morbidade significativa.
· Mortalidade importante. 
· Diagnóstico difícil.
· Tratamento complexo. 
DOENÇAS AUTOIMUNES LOCALIZADAS
· Tireoidite de Hashimoto.
· Anemia perniciosa (muito comum após bariátrica).
· Diabetes Mellitus.
· Pênfigos (mucocutânea).
· Penfigóide (mucosa).
DOENÇAS AUTOIMUNES SISTÊMICAS
· Artrite reumatoide.
· Lupus (LES).
· Síndrome de Sjogren.
· Síndrome de Behçet.
TRATAMENTO
É feito com uso de analgésicos por gerarem muita dor, anti-inflamatórios por ser comum casos de inflamação e corticoides, os quais têm muitos efeitos colaterais. Em alguns casos, são utilizados imunossupressores. Ao ser feito um tratamento prolongado com corticoides, a pessoa apresenta síndrome de Cushing, edema generalizado, osteoporose (interfere no metabolismo do cálcio) e abre o apetite. Os anticorpos monoclonais são utilizados também na artrite reumatoide, por exemplo. 
ÚLCERAS ORAIS RECORRENTES (AFTAS)
É um esbranquiçamento da mucosa que podem ter até 2mm de diâmetro, sendo causadas por inúmeros fatores como alergia alimentar, bactérias, vírus, distúrbios hormonais e emocionais e trauma. Há maior produção de IgAs, IgG e complexo imunes. 
LUPUS (LES)
Podem haver manifestações dérmicas ou articulares, sendo produzidos múltiplos auto-anticorpos, principalmente os fatores anti-nucleares (FAN). O paciente lúpico faz anticorpo contra o seu próprio DNA, RNA e histonas. A manifestação oral é um eritema multiforme. São mantidos em imunossupressão.A pessoa fica permanentemente vermelha.
SINDROME DE SJOGREN
Há um ressecamento de boca, língua seca, gengiva eritematosa e aspecto de crocodilo. Os alvos são as gandulas exócrinas (salivar), portanto a mucosa fica atrófica e desprovida de saliva causando dificuldade de falar e deglutir. A candidíase é um evento comum, além de casos de lúpus, artrite reumatoide e outras doenças autoimunes. A velocidade de hemosedimentação fica alterada, há um aumento da concentração de imunoglobulina, fator reumatoide está positivo (mas também presente da artrite) e FAN positivo (também no lupus). Deve ser feita biópsia de lábio e sialograma (observa aspectos da glândula salivar). 
COLITE ULCERATIVA
É a inflamação em colo intestinal, mas acaba levando a uma ulceração lingual
SÍNDROME DE BEHÇET
É sistêmica, rara e mucocutânea (envolvimento de boca, genitália, pele e conjuntiva). 
DOENÇA DE CROHN
É uma manifestação intestinal que tem sintomas na boca:
· Hiperplasia gengival.
· Ulceração linear com edema de bochecha.
· Edema de queixo e lábio inferior com uma queilite granulomatosa (acúmulo de macrófago, neutrófilo e células K/NK)
LÍQUEN PLANO
É um distúrbio inflamatório de pele em membranas mucosas (gengiva) que forma uma película branca, podendo evoluir para câncer de células escamosas. A doença não possui causa conhecida, embora seja mediada por linfócitos T. Não são produzidos auto-anticorpos e há deposição de IgM, IgG e IgA. O tratamento é feito com esteroides tópicos na lesão (dapsona), sendo que o diagnóstico é feito com imunofluorescência.
PÊNFIGO 
É uma doença de pele e mucosa, localizada ou sistêmica, conhecida como “fogo selvagem” que geralmente acomete idosos formando bolhas que, ao se romperem, possuem grandes chances de infecção. Há IgG para anticorpos citoplasmáticos e transmembrânicos que destroem proteínas de junção da pele com o epitélio, anticorpo o qual é usado na biópsia. Há um número elevado de IgE (alergia e verminosa) e eosinófilos. O tratamento é feito com antibióticos e antifúngicos para prevenir infecções, imunoglobulina intravenosa, esteroide tópico ou sistêmico e plasmaferese.
MANIFESTAÇÕES ORAIS IMPORTANTES
Algumas manifestações podem ficar sobrepostas.
· Pênfigo: úlceras orais e lesões em boca e bolhas.
· Síndrome de Sjogren: Secura de boca e doença do tecido conjuntivo.
· Anemia perniciosa: Língua macia e dolorida, impedindo a absorção do complexo da vitamina D.
· Lúpus: ATM e mucosa oral.
· Púrpura: Sangramento gengival e músculos mastigatórios.

Continue navegando