Logo Passei Direto
Buscar
Inflamação e infecção são sinônimos? A ) Sim, a inflamação é um processo de defesa e a infecção é causada por agentes externos, então nem sempre que se tem uma inflamação ocorre uma infecção. B ) Não C ) Sim, a inflamação é um processo de defesa e a infecção é causada por agentes externos, então nem sempre que se tem uma infecção ocorre uma inflamação. D ) Em algumas situações sim e em outras não
User badge image
Aline Paz

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Analisando as opções: A) Sim, a inflamação é um processo de defesa e a infecção é causada por agentes externos, então nem sempre que se tem uma inflamação ocorre uma infecção. - Essa opção está correta. Inflamação e infecção não são sinônimos, pois a inflamação é uma resposta do sistema imunológico a lesões ou agentes irritantes, enquanto a infecção é a invasão e multiplicação de micro-organismos no corpo. B) Não. - Essa opção está correta. Inflamação e infecção não são sinônimos, como explicado anteriormente. C) Sim, a inflamação é um processo de defesa e a infecção é causada por agentes externos, então nem sempre que se tem uma infecção ocorre uma inflamação. - Essa opção está incorreta, pois inverte a relação entre inflamação e infecção. D) Em algumas situações sim e em outras não. - Essa opção está correta, pois a relação entre inflamação e infecção pode variar dependendo do contexto. Portanto, a alternativa correta é a letra D) Em algumas situações sim e em outras não.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Sobre a inflamação crônica, analise as assertivas a seguir:
Estão corretas:
I) A inflamação crônica sempre tem início após a inflamação aguda.
II) A inflamação crônica inespecífica é observada em resposta à patologias auto-imunes.
III) Os granulomas imunogênicos são arranjos celulares observados na resposta inflamatória crônica que apresentam como característica uma alta renovação celular e ausência de vascularização.
IV) O objetivo do granuloma de corpo estranho é digerir o agente agressor, e um exemplo é o que ocorre com materiais cirúrgicos esquecidos em cavidades dos músculos.
V) A reposta inflamatória aguda inespecífica é caracterizada microscopicamente pelo predomínio de células epitelióides circundadas por linfócitos e plasmócitos.
A II e III
B IV e V
C I e II
D II e IV

Logo após uma torção no tornozelo, uma mulher de 32 anos é examinada e constata-se que a área apresenta-se inchada e vermelha. A paciente refere dor, principalmente ao caminhar.
Dentre as opções abaixo, quais os processos patológicos que possivelmente estão presentes nessa situação?
A Não há inflamação e sim infecção
B Inflamação, necrose e infecção
C Não há infecção e sim inflamação
D Inflamação, necrose e acúmulo de melanina

Criança do sexo feminino, 3 anos, branca. Atendida em Centro de Saúde com história de dor em membros inferiores a 2 meses. Realizado hemograma que evidenciou anemia, leucocitose e plaquetopenia. História progressa: ausência de informações relevantes. Vacinação em dia. Sem história de internações ou patologias anteriores. Encaminhada para o hospital de referência. Internada em 06/05/2020.
A que patologia o caso clínico acima se refere:
A Infarto agudo do miocárdio.
B Câncer de mama.
C Leucemia.
D Choque hipovolêmico.

O que é choque anafilático?
A nenhuma das alternativas.
B é uma reação de queimadura da pele.
C é uma reação alérgica grave com um potencial fatal.
D é quando há uma bactéria que pode ser letal para o organismo.

Cada tipo de músculo possui uma diferença em sua anatomia e em seus princípios de contração. Estudaremos, primeiramente, sobre a fibra muscular esquelética. A fibra muscular esquelética é formada pela membrana celular chamada de:
Assinale a alternativa CORRETA:
A Membrana plasmática.
B Membrana enométrica.
C Sarcolema.
D Sarcômero.

O ciclo cardíaco é definido pelos eventos que ocorrem desde o início de um batimento cardíaco até o início do batimento seguinte. Se inicia com um potencial de ação no nodo sinusal, que se propaga rapidamente pelos átrios até os ventrículos. Os átrios contraem-se impulsionando o sangue para os ventrículos, que se contraem em seguida, ejetando o sangue para o sistema vascular.
O momento em que o coração está relaxado e se enche de sangue se chama:
A Contração periférica.
B Diástole.
C Diálise.
D Contração muscular.

Os principais fatores de risco para a síndrome metabólica são: Assinale a alternativa CORRETA: A ) Aqueles que conduzem ao ganho de saúde. B ) Aqueles que conduzem ao ganho de peso. C ) Aqueles que conduzem à perda de peso. D ) Aqueles que conduzem ao ganho de massa magra.

É uma doença neurológica que se declara entre os 20 e os 40 anos e que se caracteriza pela destruição focal de componentes do sistema nervoso. Essas lesões são provocadas por linfócitos T ou por mediadores químicos libertados pelo sistema imunitário (doença autoimune). Os diversos tipos de sintomas neurológicos (perturbações sensitivas, formigueiros, falta de acuidade visual, desequilíbrio, dificuldades motoras nos membros inferiores etc.) alternam com períodos de remissão, mas, por vezes, as crises deixam sequelas.
Qual o nome desta patologia? Marque a alternativa CORRETA:
A Doença de Huntington
B Doença de Parkinson
C Esclerose Múltipla.
D Doença de Alzheimer

Esta é uma doença neurológica de origem autoimune, a qual acomete as estruturas pós-sinápticas da junção neuromuscular dos músculos estriados esqueléticos, crônica, caracterizada por fraqueza e fadiga muscular localizada ou generalizada. É causada basicamente por anticorpos que bloqueiam a função dos receptores pré-sinápticos de acetilcolina nas placas motoras, resultando na sua degradação.
Qual o nome desta patologia? Marque a alternativa CORRETA:
A Síndrome de Guillain-Barré
B Miastenia Gravis
C Cegueira noturna
D Neuropatia Diabética

Mais conteúdos dessa disciplina