Buscar

Desastre Ambiental no Paraná


Prévia do material em texto

REFINARIA CAUSA DESASTRE EM RIO DO PARANÁ 
Refinaria Presidente Getúlio Vargas
Cerca de 4 milhões de litros de óleo cru vazaram por duas horas da Repar (Refinaria Presidente Getúlio Vargas), causando um grande acidente ambiental envolvendo a Petrobras.
 
Ananias Silva Pereira
O vazamento ocorreu em 16 de julho de 2000. A maior parte do óleo percorreu uma trajetória aproximada de 100 quilômetros de rio abaixo, derramados do OSPAR (Oleoduto Santa Catarina – Paraná) e contaminaram a bacia do Arroio Saldanha e os rios Barigui e Iguaçu. A efusão foi equivalente a pouco mais de 25 mil barris de petróleo. 
Nos dias posteriores à tragédia, o cenário era tenebroso. A mancha negra chegava a cobrir todo o leito dos rios em determinados pontos. A fauna e a flora local foram devastadas. Um levantamento do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) apontou que de cada oito animais retirados pelas equipes de resgate, apenas um sobrevivia.
 
O desastre evidenciou o despreparo da empresa no atendimento a acidentes de grandes proporções. Centenas de trabalhadores foram recrutados para atuar na limpeza dos rios sem qualquer tipo de capacitação e, pior ainda, sem equipamentos básicos de segurança. Muitos passavam mal durante o trabalho e não tinham atendimento médico adequado. As refeições eram feitas às beiras dos rios, sem condições mínimas de higiene.
Medidas preventivas e negligenciadas
https://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidian/ff1807200001.htm 
https://sindipetroprsc.org.br/site/index.php/noticias/item/3966-20-anos-da-maior-tragedia-ambiental-do-parana
https://petrobras.com.br/pt/nossas-atividades/principais-operacoes/refinarias/refinaria-presidente-getulio-vargas-repar.htm
LINKS:

Mais conteúdos dessa disciplina