Buscar

Sociologia (globalização) redação

Prévia do material em texto

A globalização é um processo de integração econômica global. Como consequência genuína desse ato, há também uma esplêndida integração cultural e social entre regiões distintas. Desse modo, surge uma conectividade a partir de relações comerciais e de uma comunicação global. Esses progressos, levaram a dispersão das produções e segmentos de mercadorias e informações por países diversos. 
 No âmbito econômico, a globalização já acontece há muitos anos por meio do comércio internacional, principalmente quando países europeus procuravam por produtos em outros continentes.
A globalização é também um efeito que vai além da economia, já que a integração envolve também campos sociais, culturais e, em nossa história recente, os tecnológicos. Esse processo é característico do sistema capitalista e estruturado por países com considerável abertura econômica e integração de seus mercados financeiros, inclusive.
 Os efeitos da globalização começaram a avançar no século XIX, com o desenvolvimento de tecnologias de produção e também de transportes, além da maior integração da política e dos preços. Atualmente, os mercados estão cada vez mais em sintonia, pois os custos com transportes continuam a cair e muitos governos estão colocando em prática a abertura econômica. Esse processo pode ser percebido atualmente com a presença dos smartphones em todo o mundo. Além dos produtos oferecidos, a globalização é apontada como um fator de enriquecimento para economias emergentes. Apesar disso, com a integração da economia mundial, muitos países acabam também por compartilhar as crises econômicas. A globalização trás pontos positivos e negativos. Os pontos considerados positivos são: acesso a produtos que não são produzidos nacionalmente; mercados mais competitivos, maior desenvolvimento tecnológico, etc. E os pontos negativos são: maior propagação de crises financeiras e econômicas, em países de pequena dimensão, a entrada de multinacionais pode afetar produtores menores, criando monopólios na economia; exploração de matéria-prima e mão de obra barata de empresas de países desenvolvidos nos países pobres, etc.
 A globalização está presente nos diferentes meios de vida do brasileiro, desde a marca de roupa que usamos, os alimentos que comemos e até as tecnologias que fazemos. As nossas importações são de principalmente tecnologias, isso porque a globalização é alimentada pelas redes e fluxos que temos todos os dias com todas as partes do mundo.

Continue navegando