Buscar

Histologia Cardíaca

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

HISTOLOGIA: CORAÇÃO
	Visão geral 
Paredes cardíacas
Músculo cardíaco
Valvas cardíacas
Sistemas de condução
	O coração é uma bomba muscular, com 2 subunidades, a direita e esquerda. 
Contém os seguintes elementos: 
· Músculo cardíaco 
· Esqueleto fibroso: 4 anéis fibrosos nos óstios valvares, com 2 trígonos fibrosos que conectam os anéis e sua porção membranácea. Os anéis fibrosos são compostos por tecido conjuntivo denso não modelado.
· Sistema de condução: inicia a propagação dos impulsos nervosos. É composto por células cardíacas modificadas, que geram e conduzem impulsos elétricos. 
· Vascularização coronária
· Epicárdio: é a camada visceral do pericárdio seroso, em contato direto com a camada parietal do pericárdio seroso. entre essas duas lâminas, existe a cavidade pericárdica, que é preenchida por líquido seroso.
· Miocárdio: consiste em músculo +estriado cardíaco. 
· Endocárdio: consiste em uma camada interna endotelial e sua lâmina própria, uma camada média de tecido conjuntivo e células musculares lisas e uma camada mais profunda de tecido conjuntivo (camada subendocárdica), onde estão localizadas as fibras condutoras, contínua com o tecido conjuntivo do miocárdio. 
As fibras musculares estriadas cardíacas consistem em células cilíndrica, dispostas em um arranjo terminoterminal, com bandas transversais denominadas discos intercalares. Os núcleos dessas células estão localizados no centro delas, com suas fibras delimitando uma região bicônica. 
· Disco intercalar: com componente transversal (desmossomos e faixa de adesão) e componente longitudinal (junções comunicantes)
Se fixam no arcabouço de tecido conjuntivo denso não modelado do esqueleto fibroso. São formadas por três camadas:
· Camada fibrosa: forma no núcleo valvar a partir do tecido conjuntivo denso não modelado dos anéis. 
· Camada esponjosa: tecido conjuntivo frouxo localizado na porção atrial ou do lado dos vasos sanguíneos. Composta por fibras colagens e elásticas, dispostas frouxamente, imersas em proteoglicanos. 
· Camada ventricular: adjacente às superfícies atriais ou ventriculares das válvulas, recoberta com endotélio. Essa camada continua nas cordas tendíneas, se estendendo até os músculos papilares.
O nó sinoatrial é o marca-passo do coração, emitindo impulsos elétricos que variam de 60 a 100 bpm. O nó SA transmite impulsos que são propagados ao longo das fibras musculares atriais e chegam até o nó atrioventricular. O nó atrioventricular as retransmite para o feixe AV (de His), que ao se dividir em direito e esquerdo, libera ramos subendoteliais, as fibras de Purkinge.

Continue navegando