Buscar

Resenha Crítica Deus nao esta morto

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO
FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS, ADMINISTRATIVAS E CONTÁBEIS - (FEAC)
RESENHA CRÍTICA DO FILME DEUS NÃO ESTA MORTO 
Disciplina: Leitura e produção de texto
Professora: Ivania Campigotto Aquino
Acadêmico: Jackson Felipe Magnabosco
			Curso: Ciência da computação
Passo Fundo, Novembro de 2015
O que è argumentação?
A argumentação é um recurso que tem como propósito convencer alguém, para que esse tenha a opinião ou o comportamento alterado. Sempre que argumentamos temos o intuito de convencer alguém a pensar como nós.
 No filme o redentor é um jovem aluno da turma de direito que aceita o desafio de enfrentar o seu professor ateísta em um debate de argumentação. Começa uma batalha entre os dois homens , que estão dispostos a tudo para justificar o seu ponto de vista, até se afastar das pessoas mais importantes para eles. O júri é o restante da turma, que já foram influenciados pelo professor, e Josh tem que convencer a todos a mudarem de idéia que acompanha com atenção ao julgamento de Deus em plena sala de aula.
Recorre a inúmeros clichês filosóficos (e por vezes infundados) ao dizer, por exemplo, que não há moral fora do cristianismo ou que o alto intelecto é fruto de um pensamento ateísta, o que fomenta a idéia de que a ciência e a fé são rivais.
	Os argumentos utilizados pelo estudante Josh contra o professor de filosofia Radisson são citações baseadas na bíblia e em filósofos famosos como Nietzsche e até mesmo o Stephen Hawkings mostrando sobre a criação e existências de Deus são contraditórias e se anulam pela própria forma de pensar.
Exemplos de argumentações usadas no filme: “Por que Deus não se mostra? Por que não rasga o céu e diz: Ei! Estou aqui! Estão me vendo? Parem de duvidar de minha existência!
Se Deus estivesse interessado em provar sua existência, Ele simplesmente aparecia para o mundo inteiro em rede nacional e em horário nobre. “Em vez disso, Ele preferiu provar o Seu amor expondo-se vergonhosamente numa rude cruz”.
Em um momento Josh descobre que na verdade Radisson tem raiva de Deus, pois o mesmo deixou sua mãe morrer e acaba usando isso para vencer o debate, ao perguntar na frente da turma o porquê Radisson tem ódio de Deus, o questionando várias vezes até o fazer admitir em frente a toda turma que tem ódio de Deus, é quando Josh lacra sua argumentação com um “Como você pode odiar algo que não existe”.

Continue navegando