Buscar

atividade10 Biotecnologia e propriedade industrial

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade
1. Com base em tudo o que foi visto, defina, com suas palavras, o que é propriedade intelectual.
Gabarito
Gabarito sugerido:
A propriedade intelectual é protegida por lei e refere-se a criações da mente, como invenções; obras literárias e artísticas; desenhos; e símbolos, nomes e imagens usados ​​no comércio, que permitem que as pessoas obtenham reconhecimento ou benefício financeiro com o que inventam ou criam. A propriedade intelectual pode ser protegida por patentes, direitos autorais e marcas comerciais.
2. As empresas de biotecnologia podem se beneficiar de várias ferramentas de propriedade intelectual, seja por meio do ágio associado à sua marca registrada protegida, da vantagem competitiva de um segredo comercial para um processo não reversível de engenharia ou do monopólio comercial conferido por uma patente de uma de suas invenções. Quais são os tipos de patentes e os prazo de validade?
Gabarito
Gabarito sugerido:
Existem três tipos de patentes: de invenção, de modelo de utilidade e certificado de adição de invenção. A patente de invenção (PI) refere-se a produtos ou processos que atendam aos requisitos de atividade inventiva, novidade e aplicação industrial. Sua validade é de 20 anos a partir da data do depósito. Já a patente de modelo de utilidade (MU) é o objeto de uso prático, ou parte deste, suscetível de aplicação industrial, que apresente nova forma ou disposição, envolvendo ato inventivo, que resulte em melhoria funcional em seu uso ou em sua fabricação. Sua validade é de 15 anos a partir da data do depósito. O certificado de adição de invenção (C) é o aperfeiçoamento ou desenvolvimento introduzido no objeto da invenção, mesmo que destituído de atividade inventiva, porém ainda dentro do mesmo conceito inventivo. O certificado será acessório à patente e com mesma data final de vigência desta.
3. Os escritórios de transferência de tecnologia das universidades estão adotando novos modelos em busca de maior retorno sobre o investimento em pesquisa. O que significa isso?
Gabarito
Gabarito sugerido:
A transferência de tecnologia é a transferência de habilidades, conhecimentos, tecnologias, métodos de fabricação, amostras de manufatura e instalações entre governos ou universidades e outras instituições para garantir que os desenvolvimentos científicos e tecnológicos estejam acessíveis a uma maior variedade de usuários, que podem desenvolver e explorar a tecnologia em novos produtos, processos, aplicativos, materiais ou serviços. Esse processo está intimamente relacionado à transferência de conhecimento. Alguns também consideram a transferência de tecnologia um processo de mover tópicos promissores de pesquisa para um nível de maturidade pronto para fabricação ou produção em massa. Em seus aspectos mais amplos, refere-se a um processo de compartilhamento de conhecimento.

Continue navegando