Buscar

A patente apresenta

Prévia do material em texto

A patente apresenta-se como uma permissão pública que confere o Estado, que garantirá ao titular da patente o direito de explorar comercialmente, de forma exclusiva. Por outro lado, a patente obriga a disponibilização de acesso público sobre todo o conhecimento e pontos essenciais do que se está patenteando. Disserte sobre a importância dos registros de patentes para o desenvolvimento tecnológico. ( * Máximo 4000 caracteres )
A patente ou patentear um negócio significa uma permissão pública concedida pelo estado, assegurando o titular da patente o direito de explorar comercialmente de forma exclusiva. Porém é estipulado como obrigação de quem possui uma patente, a disponibilização de acesso ao público sobre todo o conhecimento e pontos cruciais sobre o que foi patenteado. O ato de registrar as patentes é de grande importância para o desenvolvimento tecnológico pois as patentes registradas permanecem em um banco de dados e se encontram disponíveis para acesso ao público. Assim as pessoas podem consultar/pesquisar estes dados e se inspirar nas tecnologias já utilizadas, compreendendo as suas funcionalidades e assim, criando novas tecnologias. Com isso, estimulando o desenvolvimento tecnológico. Para incluir no banco de dados, o Instituto Nacional da Propriedade Industrial classifica os tipos de patentes e suas respectivas validades, irei citar 3 classificações. 
A patente de invenção (PI), condiz com empresas com produtos ou processos que se encaixam nos requisitos de atividade inventiva, moderna, Inovadora e aplicação industrial, e possui validade de 20 anos contando a partir da data do pagamento. Temos também, a patente de modelo de utilidade (MU), usada quando se aperfeiçoa um objeto ou aparelho já existente, melhorando seu funcionamento de um modo a tornar mais prático e/ou eficiente sua utilização. Possui validade de 15 anos a partir da data do depósito.
Por último irei falar do Certificado de Adição de Invenção (C). Nesta classificação se enquadra a otimização e desenvolvimento do produto já existente, mesmo que afastado da atividade inicial, permanece dentro do mesmo conceito já criado. Este certificado será um complemento da patente e terá a mesma data final de vigência. 
Podemos ressaltar que nem tudo pode ser patenteado, como por exemplo esquemas, planos, princípios ou métodos comerciais, contábeis, financeiros, educativos, publicitários, de sorteio e de fiscalização, técnicas e métodos operatórios ou cirúrgicos e métodos terapêuticos ou de diagnóstico, para aplicação no corpo humano ou animal, obras literárias, arquitetônicas, artísticas e científicas ou qualquer criação estética, concepções puramente abstratas, descobertas, teorias científicas e métodos matemáticos, entre outras.

Continue navegando