Buscar

TRABALHO COM EXERCICIOS JUSTIFICADOS DE ENGENHARIA CIVIL

Prévia do material em texto

QUESTÃO 1
ALTERNATIVA E 
RESOLUÇÃO - O uso de dormentes de concreto armado, monobloco, não protendido comumente origina fissuras próximas à sua seção central, devido à ação dos momentos fletores causados pelas cargas concentradas provenientes dos trilhos.
QUESTÃO 2
ALTERNATIVA D
RESOLUÇÃO - É a assertiva que mais se aproxima do correto. A é complicada quando inclui o "subleito" com os demais elementos da superestrutura. Se considerarmos que o subleito se refere a camada final da terraplenagem ou a plataforma (como alguns autores) ele entraria como infraestrutura. No livro em questão, não achei o termo subleito sendo utilizado nesse sentido.
A via permanente (VP) é composta por infraestrutura (terraplenagem, drenagem e OAE) + superestrutura (trilho, dormente, elemento de fixação, lastro, sublastro e AMV (quando tem)). Se considerarmos que, para CESPE, questão incompleta não está errada podemos dizer que a via permanente é composta pelos trilhos (super), dormentes (super), lastro (super), sublastro (super) e subleito (infra) como citado pela assertiva.
QUESTÃO 3
ALTERNATIVA C
RESOLUÇÃO - 5.2.2 Compressão e tração
O concreto tem como mínimas as seguintes resistências:
a) compressão (fck) aos 28 dias .............. 45 MPa;
b) compressão admissível no concreto devido unicamente à força de protensão .......................... 12 MPa;
c) compressão por ocasião da transferência da protensão ................ A MPa;
d) tração (na flexão) (fctk7) aos sete dias....................................... 5 MPa.
QUESTÃO 4
ALTERNATIVA B
RESOLUÇÃO – 
A superlargura consiste no aumento de bitola para facilitar a inscrição dos veículos ferroviários nas curvas e reduzir o escorregamento das rodas. Os valores de superlargura variam geralmente de 1 a 2 cm.O trilho deslocado é o interno, pois o externo guia a roda
QUESTÃO 5
ALTERNATIVA D
RESOLUÇÃO - Afirmativa II – Correta: a superelevação é a declividade transversal das pistas nos trechos em curva, executadas na camada de regularização do subleito, introduzida com a finalidade de reduzir ou eliminar os efeitos das forças laterais sobre os passageiros e as cargas dos veículos em movimento. É a modificação do plano de rolamento, medida pela inclinação transversal da pista em relação ao plano horizontal. 
Afirmativa III – Incorreta: todo veículo em movimento curvilíneo é forçado para fora da curva pela força centrífuga (Fc). Esta força é compensada pela componente do peso do veículo (P) devido à superelevação da curva e pelo atrito lateral (Fa) entre os pneus e a superfície do pavimento. Quando a força centrífuga vence a dos atritos dos pneus com o pavimento, o veículo perde a estabilidade. Para colaborar com o atrito dos pneus, aumentando a força de resistência, eleva-se a parte externa da pista (superelevação da pista), ou seja, inclinação transversal da pista em relação ao plano horizontal. Na superelevação, há aumento da força de atrito (situação de estabilidade). 
QUESTÃO 6
ALTERNATIVA D 
RESOLUÇÃO
A alternativa III está incorreta, pois de acordo com as IAC 157-1001:
“O sistema ACN-PCN é estruturado de maneira que um pavimento com um determinado valor de PCN seja capaz de suportar, sem restrições, uma aeronave que tenha um valor de ACN inferior ou igual ao valor do PCN do pavimento, obedecidas as limitações relativas à pressão dos pneus. Isto é possível pois os valores de ACN e de PCN são calculados usando-se a mesma base técnica.
QUESTÃO 7
ALTERNATIVA A
RESOLUÇÃO
I. Para o projeto adequado dessa pista, faz-se necessária a realização de ensaios edométricos na argila, com o intuito de determinar suas características de compressibilidade e recalque. 
Ok. Com o ensaio edométrico consigo parâmetros importantes como tensão de pré-adensamento, índice de Re/Compressão, coeficiente de adensamento.
II. O fato de a argila estar normalmente adensada significa que ela ainda está apresentando, no seu interior, excessos de poropressão. 
Errado. Não necessariamente.
Um solo normalmente adensado é um solo que tem a sua tensão atuante (atual) igual a maior tensão que ele já sofreu (OCR = razão de pré-adensamento = 1).
III. Uma camada de solo isotrópica-heterogênea possui as mesmas propriedades em todas as direções, porém essas propriedades mudam de local para local. 
Ok.
IV. Provavelmente, o solo argiloso deve apresentar uma envoltória de resistência com inclinação maior que a da areia e esta, por sua vez, pode apresentar um coeficiente de adensamento bem menor.
Errado. Coeficiente de adensamento (cv) da argila é maior.
V. Devem ser realizados ensaios no solo argiloso para verificar sua capacidade de suporte e, caso esta não esteja adequada, medidas de estabilização podem ser adotadas. 
QUESTÃO 8
ALTERNATIVA A
RESOLUÇÃO
I. O novo conceito de nível de serviço passa a ser definido não somente pela área disponível por passageiro na "hora-pico", mas considera também o tempo de espera. 
II. Um tempo estimado entre 10 e 20 minutos é considerado aceitável para o balcão de check in, com uma largura de fila de 1,4 a 1,6 metros. (
III. Um espaço acima de 2,3 m2 /passageiro para a área de embarque pública é considerado superdimensionamento.
 IV. Um bom projeto do terminal de passageiros é suficiente para assegurar níveis de serviços satisfatórios. Incorreta, pois:
A ANAC aplicará mensalmente um questionário às empresas aéreas que operam no aeroporto com vôos regulares, de forma a obter uma média ponderada de resultados, de acordo com o número de operações de cada empresa aérea no período de avaliação, conforme metodologia definida em regulamentação da ANAC. As empresas avaliarão a Concessionária quanto aos seguintes indicadores de qualidade dos serviços prestados: Disponibilidade: indicador relacionado com a disponibilidade da infraestrutura e equipamentos e a ocorrência de atrasos devido à limitação de sua capacidade. Confiabilidade: indicador relacionado com a habilidade da instalação ou equipamento em realizar sua função, a probabilidade de ocorrência de falhas e o tempo de restabelecimento de sua operação.
QUESTÃO 9
ALTERNATIVA C
RESOLUÇÃO
II. Modelos econométricos são utilizados para estimar o fluxo de passageiros a partir de parâmetros econômicos, ou proxies relevantes disponíveis. Esses modelos não assumem uma explicação causal e aceitam muitas variáveis independentes correlacionadas. (incorreto)
Pois: Modelos Econométricos: Referem-se a um conjunto de hipóteses estabelecidas a priori sobre o comportamento de um fenômeno e destacam-se pela estrutura, classificação quanto às características dos fenômenos a serem modelados e qualidades desejáveis.
IV. Alguns modelos procuram incorporar o comportamento de escolha dos passageiros e utilizam um enfoque discreto. Esses modelos não são muito apropriados para julgar mudanças na oferta ou nas escolhas entre alternativas. (incorreto)
Pois a escolha do planejamento, não depende apenas de um modelo!
· Identificação da demanda
 
Por identificação da demanda entende-se o processo de situar a demanda por facilidades do TPS quanto ao volume/fluxo, à distribuição temporal e ao tipo de voo em questão (trânsito – conexão, origem e destino, voos internacionais e domésticos etc.). Esta demanda é fundamental para se determinar a necessidade de instalações.
 
· Interligações entre os componentes
 
Esta interligação define as sequências possíveis para o embarque, para o desembarque e para o trânsito de passageiros (e respectivas bagagens) domésticos e internacionais.
 
· Parâmetros dos componentes operacionais
 
Os componentes operacionais se dividem em três tipos básicos: componentes de processamento, de circulação e de espera.
· 
. Componentes de Processamento: aqueles em que o passageiro e/ou sua bagagem são processados dependendo de uma taxa de serviço específica do componente. Exemplos: check-in, restituição de bagagens, controle de passaportes etc.
. Componentes de Espera: aqueles onde os passageiros (e os visitantes) aguardam pela liberação ou pelo horário correto para se dirigirempara um componente de processamento ou para a aeronave. Exemplos: saguão, sala de pré-embarque etc.
. Componentes de Circulação: aqueles por onde os passageiros (e os visitantes) circulam de um componente para outro. Exemplos: corredores, elevadores, escadas rolantes etc.
QUESTÃO 10
ALTERNATIVA C
RESOLUÇÃO - Nos pavimentos rígidos, as placas de concreto de cimento “portland” funcionam como base e revestimento, portanto desempenham a principal função estrutural do pavimento. A sub-base é empregada com o objetivo de melhorar a capacidade de suporte do subleito e/ou evitar o fenômeno do bombeamento "pumping" dos solos adjacentes à placa de concreto.
QUESTÃO 11
ALTERNATIVA E
RESOLUÇÃO - 1.5. Dimensionamento de Pavimentos
Método – Federal Aviation Administration
AC/150/5320-6D – 7/7/95
1. Volume de tráfego anual (decolagens)
2. Peso Máximo de decolagem
3. Configuração do trem de pouso das aeronaves
4. Determinar a aeronave de projeto 
5. Capacidade de suporte do subleito
• Índice de Suporte Califórnia – CBR
• Módulo de Reação do Subleito – K
6. Resistência à Flexão do Concreto
• Módulo de Ruptura do Concreto – MR
7. Determinar o número equivalente anual de decolagens para aeronave de projeto
8. Pressão e distância dos pneus
QUESTÃO 12
ALTERNATIVA B
RESOLUÇÃO
I. A quantidade e a orientação das pistas deve ser tal que o fator de utilização do aeródromo (função da distribuição do vento) não seja menor que 75 por cento. (incorreto)
Por recomendação da ICAO, a orientação das pistas é tal que o coeficiente de utilização do aeródromo não seja inferior a 95% para as aeronaves às quais o aeródromo é construído, em função do regime de ventos. (correto)
II. O posicionamento e a orientação de uma pista devem ser tais que as trajetórias das aeronaves minimizem a interferência com áreas aprovadas para uso residencial e outras áreas sensíveis ao ruído aeronáutico, na vizinhança do aeródromo.
 III. O alinhamento de uma pista varia em função da topografia do local do aeródromo, suas aproximações e vizinhanças, e o número de pistas de pouso e decolagem em cada direção com o número de movimentos de aeronaves a ser realizado. 
IV. Se uma pista possibilitar operação com aproximação por instrumentos, o tráfego aéreo no entorno do aeródromo não restringe as operações das aeronaves. 
V. A sinalização horizontal de designação de pista de pouso e decolagem consiste necessariamente em um número de dois dígitos e uma letra.
QUESTÃO 13
ALTERNATIVA B
RESOLUÇÃO – 
a) Área de movimento - Parte do aeródromo a ser utilizada para decolagem, pouso e táxi de aeronaves, consistindo na área de manobras e pátios de aeronaves.
b) Clearway -  Área retangular sobre o solo ou água, selecionada ou preparada como área disponível sobre a qual uma aeronave possa efetuar parte de sua subida inicial, até uma altura especificada (correto)
c) Stopway - Área retangular definida no terreno, situada no prolongamento do eixo da pista no sentido da decolagem, destinada e preparada como zona adequada à parada de aeronaves.
d) Zoneamento de Ruído - Delimitação de áreas para indicação das atividades compatíveis 
com os níveis de incômodo sonoro.
e) RESA - Área simétrica ao longo do prolongamento do eixo da pista de pouso e decolagem e adjacente ao fim da faixa de pista, utilizada primordialmente para reduzir o risco de danos a aeronaves que realizem o toque antes de alcançar a cabeceira (undershoot) ou que ultrapassem acidentalmente o fim da pista de pouso e decolagem (overrun)
QUESTÃO 14
ALTERNATIVA B
RESOLUÇÃO – De acordo com as alternativas e suas respectivas descrições apresentadas:
a) Sarjeta é dispositivo de drenagem superficial (incorreta)
b) Greide é o perfil longitudinal de uma via que fornece as cotas dos diversos pontos de seu eixo (Correta)
c) Acostamento é a área adjacente à borda de um pavimento, preparada de modo a oferecer uma transição entre o pavimento e a superfície adjacente. RBAC 154 (incorreta)
d) Leito da via: Superfície aplainada de caminho, rua, estrada etc. (incorreta)
e) Pista de rolamento: Local da via pública destinado ao tráfego de veículos (incorreta).
QUESTÃO 15
ALTERNATIVA B
RESOLUÇÃO – Literal da Norma...IAC 157 – 1001
ACN - Número de Classificação de Aeronave (errado)
PCN - Número de Classificação de Pavimento (errado)
ACN – É o número que expressa o efeito relativo de uma aeronave com uma determinada carga sobre um pavimento, para uma categoria padrão de subleito especificada. (correto)
 
PCN – É um número que expressa a capacidade de resistência de um pavimento para 
operações sem restrição. (correto)
QUESTÃO 16
ALTERNATIVA B
RESOLUÇÃO
A) a descrição do item corresponde ao tipo linear
B) certo! Nos tipos remotos as aeronaves ficam no pátio, longe dos edifícios, sendo utilizado ônibus ou salas de embarque móveis. 
C) o número de linhas não é diretamente proporcional às horas de disponibilidade diária
d) Defensas elásticas dissipam a energia através de deformação elástica; as defensas hidráulicas dissipam energia sob a forma de calor e as defensas gravíticas dissipam a energia cinética do impacto através de forças gravíticas.
E) a descrição corresponde ao do tipo píer
QUESTÃO 17
ALTERNATIVA D
RESOLUÇÃO
I - Verdadeira
II - Hora-Pico - momento em que a movimentação de determinado setor ou do todo se apresenta em sua maior intensidade. Para o projeto, não se considera como hora-pico o período em que tenha ocorrido um máximo eventual.
III - Plano diretor - Apresenta 4 fases: – Informações Básicas – Estudos Preliminares – Escolha do Local – Planejamento Geral;
IV - Específico de Zoneamento de Ruído - PEZR, a serem estabelecidas em conjunto com os órgãos de planejamento atuantes na área de entorno, particularmente as Prefeituras Municipais.
V - Verdadeira
As questões II e III estão de acordo com o especificado na NSMA 58-146.
QUESTÃO 18
ALTERNATIVA E
RESOLUÇÃO
A) ERRADA. A atividade de transporte tem VÁRIAS MANEIRAS de ser executada. A forma de executar e movimentar cargas ENTRE DOIS PONTOS é o multimodalismo, ou seja, é o modal, modo de transportar as mercadorias entre esses pontos. Podemos classificar de forma bem abrangente o modal de transporte entre TRÊS GRANDES GRUPOS: TRANSPORTE AQUAVIÁRIO, TRANSPORTE TERRESTRE e TRANSPORTE AÉREO.      FULCRO: Dias, Marco Aurélio P., Administração de Materiais: uma abordagem logística, -5. Ed. – São Paulo: Atlas, 2010. Capítulo 6 Transportes.
B) ERRADA. Transporte lacustre: O modal lacustre tem as mesmas características do fluvial, porém o transporte é em lagos. Essa modalidade no Brasil é muito PEQUENA, podendo ser CONSIDERADA como DESPREZÍVEL, Não Tendo Importância RELATIVA no transporte de cargas.        FULCRO: Dias, Marco Aurélio P, Administração de Materiais: uma abordagem logística, - 5. Ed. – São Paulo: Atlas, 2010.  Pág 440.
C) ERRADA. Vários fatores influem na decisão de operar as compras pelo sistema CIF ou FOB. A tendência normal dos setores de compra é optar pelo primeiro, isto é, receber a carga em seus depósitos, deixando aos fornecedores a incumbência de escolher OS MEIOS DE TRANSPORTE para o cumprimento dos prazos de entrega.      FULCRO: Dias, Marco Aurélio P, Administração de Materiais: uma abordagem logística, - 5. Ed. – São Paulo: Atlas, 2010. Pág. 334.
D) ERRADA. O transporte MARÍTIMO de CABOTAGEM movimenta as cargas entre os portos da costa dos mesmos países.     FULCRO: Dias, Marco Aurélio P, Administração de Materiais: uma abordagem logística, - 5. Ed. – São Paulo: Atlas, 2010.  Pág. 333 (resumi).
E) CORRETA. VANTAGENS DO TRANSPORTE AÉREO: apresentação de frete inferior ao transporte marítimo, DEPENDENDO DA MERCADORIA, QUANTIDADE E LOCAL DE ORIGEM. FULCRO: Dias, Marco Aurélio P, Administração de Materiais: uma abordagem logística, - 5. Ed. – São Paulo: Atlas, 2010. Pág 450.
QUESTÃO 19
ALTERNATIVA D
RESOLUÇÃO - Adota-se o período de projeto igual ao dos pavimentos rígidos, ou seja, 20 anos.
QUESTÃO 20
ALTERNATIVA A
RESOLUÇÃO – 
I. Dentre outros,a demanda pelo transporte aéreo é condicionada por fatores econômicos do país e por fatores relacionados à infraestrutura aeroportuária.
II. A avaliação do nível dos serviços prestados é utilizada para realizar a classificação de determinado aeroporto em relação ao “volume de passageiros” versus “capacidade aeroportuária”. (errada)
A avaliação do nível dos serviços prestados é utilizada para realizar a classificação de determinado aeroporto em relação a “capacidade aeroportuária” versus “volume de passageiros” 
III. Para fins de realização de um estudo de demanda, devemos levar em consideração áreas de captação ou de influência de um ou mais aeroportos em atendimento a uma região principal ou metrópole.

Continue navegando