Buscar

AULA-5-EXERC-2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

E1805_EX_A5_201903560934_V2 
	05/06/2020
	Aluno(a): ELIANE PATRICIA DE SOUZA FERREIRA LIMEIRA
	2020.1 EAD
	Disciplina: CCE1805 - ANÁLISE DE IMPACTOS AMBIENTAIS 
	201903560934
	 
	
	 Código de referência da questão.1a Questão
	
	
	
	
	A etapa inicial de qualquer Avaliação de Impacto Ambiental é realizar uma analise do cenário em questão, observar suas características, fazendo um levantamento da área. Esse levantamento deve abranger três dimensões, sendo elas, o meio biótico, o meio abiótico e o meio antrópico ou socioeconômico. Com relação a essas dimensões, podemos afirmar, exceto:
	
	
	 Errado
	o meio físico ou abiótico inclui fatores como solo, água, atmosfera e radiações, que surgem pela influência dos componentes físicos e químicos do meio.
	 Certo
	os fatores bióticos de um ecossistema são a flora e a fauna da região do empreendimento, por isso, devem ser alvo de uma análise superficial, não sendo necessária a designação de espécies sob ameaça de extinção.
	
	entre os aspectos minimamente abordados para análise do meio antrópico, encontram-se, caracterização da dinâmica populacional na área, caracterização do uso e ocupação do solo e o quadro referencial do nível de vida na região.
	
	na análise do meio físico, além daqueles dados específicos da atividade ou da área, são considerados aspectos como qualidade do ar na região, níveis de ruído na região e o solo da região.
	
	para a análise do meio biótico, os aspectos a serem considerados, incluem-se: a caracterização e a análise dos ecossistemas terrestres e aquáticos nas áreas do empreendimento.
	Respondido em 05/06/2020 23:36:55
	
Explicação:
No conmtexto de uma AIA, os fatores bióticos de um ecossistema são a flora e a fauna da região do empreendimento, por isso, devem ser alvo de uma análise criteriosa, sendo primordial a designação de espécies sob ameaça de extinção.
	
	 
	
	 Código de referência da questão.2a Questão
	
	
	
	
	Quando uma Avaliação de Impacto Ambiental é realizada, são considerados alguns aspectos fundamentais para se apresentar a dimensão do impacto analisado, como por exemplo, a magnitude e a importância do mesmo. Em relação a esses aspectos, podemos afirmar, exceto:
	
	
	
	embora representem os fatores de maior importância, a AIA também deve considerar outros aspectos, como por exemplo, a abrangência, ou seja, o tamanho da área afetada.
	 Errado
	a magnitude expressa a grandeza de um impacto em termos absolutos e é definida como a medida de alteração no valor de um parâmetro ambiental, em termos quantitativos e qualitativos.
	 Certo
	a magnitude representa o tamanho da unidade industrial causadora do impacto ambiental, sempre considerada a partir da quantidade de funcionários e do tipo de atividade desenvolvida pela referida empresa.
	
	a importância representa uma ponderação do grau de significância de um impacto em relação ao fator ambiental afetado e a outros impactos.
	
	a magnitude e a importância constituem os atributos principais dos impactos ambientais, uma vez que apresentam a dimensão do impacto analisado.
	Respondido em 05/06/2020 23:37:19
	
Explicação:
A magnitude ou intensidade dos impactos ambientais está relacionada ao contexto em que estes impactos irão se manifestar. Isto não depende do porte da indústria nem do número de funcionários, mas sim de um conjunto de atributos que estão associados aos impactos causados pelo empreendimento.
	
	 
	
	 Código de referência da questão.3a Questão
	
	
	
	
	Para avaliação de impactos ambientais, o estudo dos recursos hídricos, podendo-se abordar a hidrologia superficial, a hidrogeologia e a qualidade das águas, está relacionado à qual meio?
	
	
	 Errado
	Antrópico
	
	Socioeconômico
	
	Cultural
	
	Biológico
	 Certo
	Físico
	Respondido em 05/06/2020 23:38:07
	
Explicação:
O meio físico abarca a caracterização das condições meteorológicas, clima, qualidade do ar, solo e outras condições geológicas, níveis de ruídos, recursos hidrológicos, qualidade da água, entre outros (BARBOSA, 2014).
	
	 
	
	 Código de referência da questão.4a Questão
	
	
	
	
	Entre outros fatores, o estudo ambiental, deve levar em consideração a análise do meio físico. Assinale a alternativa, a seguir, que NÃO representa um preocupação para estudo deste meio:
	
	
	 Errado
	Níveis de ruído na região.
	
	Características dos solos.
	 Certo
	Comunidade biótica.
	
	Qualidade do ar na região.
	
	Caracterização do clima.
	Respondido em 05/06/2020 23:39:59
	
Explicação:
O meio físico abarca a caracterização das condições meteorológicas, clima, qualidade do ar, solo e outras condições meteorológicas, qualidade de água e dados hidológicos. A comunidade biótica, por sua vez, é contemplada pelo estudo do meio biótico.
	
	 
	
	 Código de referência da questão.5a Questão
	
	
	
	
	A Análise de Impacto Ambiental em uma determinada área inclui o levantamento das características físicas e da vida nessa área. Isso envolve os conceitos de bioma e de biota. Assinale a afirmativa correta sobre esses conceitos:
	
	
	
	Biota caracteriza uma determinada área pelas suas condições de geologia e clima e pela vida vegetal e animal ali existente.
	 Certo
	Bioma caracteriza uma determinada área pelas suas condições de geologia e clima e pela vida vegetal e animal ali existente. 
	
	Biota caracteriza determinada região com condições de geologia e clima semelhantes.
	
	Bioma refere-se apenas ao conjunto de animais e vegetais em uma determina região.
	 Errado
	Biota pode conter diversos tipos de biomas.
	Respondido em 05/06/2020 23:41:54
	
Explicação:
Segundo o IBGE um bioma caracteriza " um conjunto de vida vegetal e animal, constituído pelo agrupamento de tipos de vegetação contíguos e que podem ser identificados a nível regional, com condições de geologia e clima semelhantes e que, historicamente, sofreram os mesmos processos de formação da paisagem, resultando em uma diversidade de flora e fauna própria.
Biota refere-se apenas aos seres que vivem em uma determina região.
	
	 
	
	 Código de referência da questão.6a Questão
	
	
	
	
	A magnitude e a importância constituem os atributos principais dos impactos ambientais, uma vez que apresentam a dimensão do impacto analisado. Em relação aos dois fatores citados, analise as afirmativas abaixo e escolha a alternativa correta: I A magnitude expressa a grandeza de um impacto ambiental em termos absolutos, sendo definida como a medida de alteração no valor de um fator ou parâmetro ambiental, em termos quantitativos e qualitativos. II A magnitude representa a dimensão da unidade industrial que foi a causadora do impacto ambiental, sempre considerada a partir da quantidade de funcionários e do tipo de atividade desenvolvida pela referida empresa. III O atributo da importância expressa de forma clara o posicionamento da empresa na cadeia produtiva a que pertence, ou seja, indica como é percebido o grau de importância da empresa no mercado em que atua. IV A importância representa uma ponderação do grau de significância de um impacto em relação ao fator ambiental afetado e a outros impactos.
	
	
	
	A afirmativa II é falsa e as demais estão corretas.
	 Errado
	Todas as afirmativas estão corretas.
	
	A afirmativa I é falsa e as demais estão corretas.
	
	Somente as afirmativas II e III estão corretas.
	 Certo
	Somente as afirmativas I e IV estão corretas.
	Respondido em 05/06/2020 23:44:25
	
Explicação:
No contexto da AIA, o conceito de magnitude e o conceito de importância não se dependem do porte da empresa, do número de funcionários da unidade ou do posicionamento da empresa no mercado. O conceito de magnitude está relacionado à intensidade do impacto ambiental; a importância se refere à significância do impacto. 
	
	 
	
	 Código de referência da questão.7a Questão
	
	
	
	
	Em relação ao sistema de classificação dos seres vivos, analise as afirmativas a seguir:
I - Originalmente, a taxonomia proposta por Linneu, considerou aexistência de três Reinos: Plantae, Animalia e Mineralia.
II - Embora, o sistema de classificação tenha sofrido alterações, a Taxonomia de Linneu foi importante, uma vez que organiza os seres vivos em uma hierarquia, que facilita os estudos.
III - A nomenclatura binomial, que combina um nome genérico e outro específico para identificar a espécie, foi abandonada.
Assinale a alternativa correta:
	
	
	
	Apenas as afirmativas I e III são verdadeiras.
	
	As afirmativas I, II e III são verdadeiras.
	
	Apenas a afirmativa I é verdadeira.
	
	Apenas a afirmativa III é verdadeira.
	 Certo
	Apenas as afirmativas I e II são verdadeiras.
	Respondido em 05/06/2020 23:46:01
	
Explicação:
A nomenclatura binomial, que combina um nome genérico e outro específico para identificar a espécie, ainda continua sendo utilizada.
	
	 
	
	 Código de referência da questão.8a Questão
	
	
	
	
	Os métodos para realizar uma AIA são mecanismos estruturados para coletar, analisar, comparar e organizar informações e dados sobre os impactos ambientais de uma proposta, incluindo os meios para a apresentação escrita e visual dessas informações. Com relação a tais métodos, podemos afirmar, exceto:
	
	
	 Errado
	são métodos formais pré-definidos, usados para medir as condições ambientais futuras.
	 Certo
	os métodos utilizados para realizarmos uma AIA são corretivos diante do dano ambiental já ocorrido, tornando essa uma estratégia de caráter preventivo.
	
	os cálculos de balanço de massa e as técnicas de avaliação de paisagem são importantes métodos para o desenvolvimento de uma AIA.
	
	os modelos físicos em escala reduzida, as análises estatísticas de séries temporais são exemplos de métodos para realização de AIA.
	
	podem ser usados métodos a partir dos modelos matemáticos analíticos de dispersão de poluentes.
	Respondido em 05/06/2020 23:48:33
	
Explicação:
A AIA tem o enfoque preventivo, na medida em que identifica os impactos previstos para a atividade e estabelece as medidas mitigadoras visando atenuar os efeitos decorrentes dos impactos ambientais adversos.
	
	
	Gabarito
Coment.

Continue navegando