Buscar

Mudança no Perfil Empreendedor no Brasil

Prévia do material em texto

Identifique os principais motivos que levaram à mudança quanto ao tipo de empreendedorismo no país
Prezados colegas,
Após leitura do relatório GEM 2019 notei a inovação no processo avaliativo e com a apresentação de outras categorias além de “por necessidade” e “por oportunidade”. Foi avaliado se os empreendedores estavam motivados a “fazer a diferença no mundo” (contribuir para um mundo melhor), ou se tinham a a ambição de construir uma grande riqueza ou obter renda muito alta, ou dar continuidade a uma tradição familiar. E, ao traçar um paralelo dos resultados de 2019 com os dados anteriores confirmou-se que a trajetória que vinha sendo observada pelo empreendedorismo por necessidade nos últimos anos no Brasil se mantinha.
Considerando que o Brasil vive a desacelaração econômica desde 2015, agravada a partir de março de 2020 com a  pandemia do novo coronavírus (Sars-cov-2), e que segundo estudo divulgado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), em 2021 é a única grande economia do mundo que está em desaceleração, nota-se que o cenário não é promissor. E, quanto ao trabalhador, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua - PNAD Contínua: “Estimada em 14.805 mil pessoas, aumentou em 1.956 mil pessoas, ( 15,2% em relação ao mesmo período do ano anterior). Com relação ao trimestre anterior, houve crescimento de 880 mil pessoas, ou seja, variação de 6,3%.” Sendo assim, diante de todas estas analises fica claro que o perfil do empreendedor brasileiro permanece sendo “por necessidade” e tende a ser desta forma a até que tenhamos algum sinal de recuperação econômica.
No meio social em que vivo tenho diversos amigos e familiares que já empreendiam por necessidade antes da pandemia, e outros que iniciaram durante a pandemia. Eu mesma, quando fiquei desempregada em maio de 2020, me reinventei para garantir as minhas entradas financeiras, e empreendi através de um brechó on line. Após retornar ao mercado de trabalho formal em novembro de 2020 não pude continuar com este pequeno empreendimento, porém adotei a postura empreendedora em meu dia a dia para realização das atividades profissionais e também pessoais.
Após a leitura do relatório GEM fica explícito que o brasileiro tem o perfil empreendedor. E um dos poucos ganhos que podemos ter em meio a crise econômica é buscar o aperfeiçoamento deste perfil, que é praticamente nato, através de cursos disponíveis em plataformas como SEBRAE; e manter a esperança que toda a população seja vacinada em breve, e que assim como em outros países, possamos reemergir economicamente.
Relatório Global Entrepreneurship Monitor – GEM -  Brasil, 2019
OECD <https://www.oecd.org/latin-america/countries/brazil/brasil.htm> acessado em: 30 de maio de 2021
IBGE - Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua - PNAD Contínua <https://ftp.ibge.gov.br/Trabalho_e_Rendimento/Pesquisa_Nacional_por_Amostra_de_Domicilios_continua/Trimestral/Comentarios_Sinteticos/2021_1_trimestre/pnadc_202101_trimestre_comentarios_sinteticos_Brasil_Grandes_Regioes_e_Unidades_da_Federacao.pdf> acessado em 30 de maio de 2021

Continue navegando