Buscar

BIOTERMOLOGIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

RESUMO SOBRE A BIOTERMOLOGIA
 A biotermologia estuda os mecanismo orgânicos que produzem e dissipam calor. Por isso, se faz necessário entender qual a diferença entre temperatura e calor.
 A temperatura pode ser definida como a medida de energia cinética média das moléculas de um corpo. Sendo assim, quando as moléculas de um corpo estão bastante agitadas, ele está quente. O oposto, é quando as moléculas de um corpo estão pouco agitadas, então ele está frio. A menor temperatura que um corpo pode atingir é o chamado zero absoluto, é equivale a -273 °C.
 O calor por sua vez, pode ser definido como a transferência de energia térmica entre dois corpos. O que é chamado de frio, nesse caso, é apenas a sensação produzida quando se perde valor para outro corpo ou para o ambiente. 
 Em relação a temperatura, pode acontecer uma elevação anormal dela no corpo, ocorrendo de dois modos: hipertermia ou febre. Na hipertermia, os mecanismo de controle térmico falham, então a produção de calor excede a dissipação de calor. Já na febre, o ponto de ajuste térmico hipotalâmico aumenta, e os mecanismo de controle térmico intactos são mobilizados para elevar a temperatura corporal até o novo ponto de ajuste.
 A termogênese é a capacidade de equilibrar a temperatura interna do corpo com a do meio ambiente. Existe dois tipos de termogênese: 
-Obrigatório: é o gasto do nosso metabolismo em repouso, responsável pelos processos fisiológicos como digestão, respiração e entre outros. 
-A facultativa: acontece com nossas atividades diárias e também com a alimentação e adaptação a mudanças de temperatura ambiente. Pelas atividades físicas é a que queima mais energia (até 40% do total).
 Além do mais a termogênese pode ser classificado como biológica. Exposta ao frio, os animais produzem calor corporal através da contração muscular (termogênese mecânica) e pelas reações bioquímicas exotérmicas (termogênese química).
 A termogênese mecânica está baseada na produção de calor que ocorre durante o calafrio, caracterizada por uma contração desorganizada dos músculos esqueléticos, tratando-se de uma resposta involuntária e resultante de uma atividade nervosa descontrolada.
 Apesar de ser mais lenta do que a termogênese mecânica, a química é o meio mais importante para a manutenção da temperatura corporal. As gorduras são uma fonte muito importante de energia térmica, sobretudo aquelas localizadas no tecido adiposo marrom, pois convertem com facilidade a energia de seus estoques sendo importantíssimo para a geração de calor no organismo homeotérmico.
 Alguns fatores afetam a termogênese química e reduzem o metabolismo basal, como o sono, subnutrição e hipotireoidismo. Já outros aumentam o metabolismo basal, tais como: hipertireoidismo, tensão muscular permanente, calafrio, alimentação e exercício físicos.
 Na termólise biológica, o calor é dissipado principalmente através de quatro maneiras:
-Vaporização: passagem do estado líquido para o gasoso e o que acontece no corpo é principalmente a evaporização, que é um processo lento de vaporização, pois não precisa atingir a temperatura de ebulição daquele líquido para que ocorra. Pessoas com queimaduras graves tem problemas de hipertermia, ou seja, alta temperatura corporal pois elas não conseguem fazer a evaporação com eficiência, por causa de um liquido viscoso que elas produzem rico em proteínas – principalmente albumina – que impede a troca de calor por suor.
-radiação: caracteriza por ondas eletromagnéticas que se dissipam em energia térmica sob a forma de calor e a perda de calor corporal por radiação equivale a 60% da perda total.
-convecção: é a transferência de calor de um sistema para o outro através da movimentação de fluídos.
-condução: o calor é transferido quando há contato entre um corpo frio e um corpo quente.
 A manutenção da temperatura corporal é feita pelo balanço entre a produção e eliminação de calor. O responsável por esse controle e o hipotálamo, situado no teto do terceiro ventrículo cerebral. As porções mais anteriores controlam a termólise e as posteriores a termogênese.
 Um termômetro é instrumento para medir a temperatura dos corpos e que, em geral, atinge o equilíbrio térmico com o sistema sujeito à medição. A seguir, estão termômetros clínicos mais usados atualmente.
 
-Termômetro clínico digital da testa:
-termômetro clínico digital do ouvido: 
-Termômetro clínico digital: 
 
Referência: as imagens foram retiradas dos slides dados em aula.
2

Continue navegando