Buscar

PROVA CONTABILIDADE COMERCIAL

Prévia do material em texto

Nas compras interestaduais, é necessário averiguar se a mercadoria adquirida está ou não sujeita ao Diferencial de Alíquota - DIFA. O DIFA é um percentual de ICMS que o comprador paga ao seu Estado, pelo fato de a compra ter sido efetuada por um percentual menor do que o praticado internamente por esse, que é o Estado de destino. Sobre as operações obrigadas ao Diferencial de Alíquota - DIFA, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Na entrada de mercadorias de outra Unidade da Federação destinadas para o ativo imobilizado.
	 b)
	Caso o percentual da alíquota interna seja inferior ao da alíquota interestadual.
	 c)
	Venda de mercadoria destinada à industrialização.
	 d)
	Venda de mercadoria destinada à revenda.
	2.
	O ICMS é um imposto que deve ser pago pelas indústrias e comércios, sempre que ocorrer seu fato gerador. Por ser um imposto que deve ser pago ao governo pelas empresas, ele torna-se parte da composição do preço de venda, sendo repassado ao consumidor. Ao emitir a nota fiscal ou cupom fiscal, a empresa faz o devido destaque do ICMS, para conhecimento do fisco e do consumidor. Considerando o repasse do ICMS ao consumidor, como é considerado o ICMS?
	 a)
	É um imposto que não reflete no preço de venda.
	 b)
	É um imposto calculado por dentro da mercadoria.
	 c)
	É um imposto calculado por fora da mercadoria.
	 d)
	É um imposto cobrado em razão do ISSQN.
	3.
	Os livros fiscais e contábeis tornam-se obrigatórios ou facultativos, de acordo com o ramo de atividade desenvolvido pela pessoa jurídica, bem como pelo regime de apuração adotado. Independente da obrigatoriedade de sua apresentação, opcionalmente a pessoa jurídica pode adotar a todos. Considerando os livros disponíveis à pessoa jurídica, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Fiscal.
II- Contábil.
(    ) Livro Diário.
(    ) Livro de Apuração do Lucro Real.
(    ) Livro de Apuração do IPI.
(    ) Livro de Apuração do ICMS.
(    ) Livro Razão.
(    ) Livro Registro de Apuração do ISSQN.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	II - I - I - I - II - I.
	 b)
	II - I - I - II - II - I.
	 c)
	I - I - I - I - II - II.
	 d)
	I - II - II - II - I - I.
	4.
	As operações de compra e venda de mercadorias estão sujeitas à aplicação de descontos e juros, a serem atribuídos no momento de quitação da duplicata. Os juros e descontos podem ser tanto benéficos quanto onerosos para quem estiver envolvido na negociação. Considerando as possibilidades de aplicação de descontos e juros no pagamento e recebimento de duplicatas, analise as sentenças a seguir:
I- O pagamento de uma duplicata em atraso com adição de juros é considerado como Juros Passivos para quem efetuou o pagamento.
II- O recebimento de uma duplicata em atraso com a adição de juros é considerado como Desconto Recebido para quem recebeu o pagamento.
III- O pagamento antecipado de uma duplicata com a obtenção de um desconto é considerado como Desconto Recebido para quem efetuou o pagamento.
IV- O recebimento antecipado de uma duplicata com a concessão de desconto é considerado como Desconto Concedido para quem recebeu o pagamento.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	5.
	O inventário de estoque de uma empresa pode ser realizado de diversas formas. Uma das formas comumente utilizadas é a de Inventário Permanente. O Inventário Permanente dos estoques possui características e atribuições peculiares à sua aplicação. Considerando o sistema de Inventário Permanente, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O sistema de Inventário Permanente possibilita o abandono de qualquer controle de estoques existente.
(    ) O Inventário Permanente, mesclado ao Inventário Anual, gera o chamado Inventário Periódico.
(    ) É necessário que a Pessoa Jurídica seja optante pelo Lucro Real para optar pelo sistema de Inventário Permanente.
(    ) No sistema de Inventário Permanente, os estoques são atualizados a cada movimentação que o modifique.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F - F.
	 b)
	V - F - V - F.
	 c)
	V - V - V - F.
	 d)
	F - F - F - V.
	6.
	O ICMS é um imposto estadual e representa uma das mais importantes fontes de arrecadação. Com os recursos do ICMS, o poder público atende de diversas formas à população, por exemplo, com a construção de rodovias, hospitais, creches, postos de saúde etc. O ICMS, como o próprio nome já diz, incide sobre operações relativas à compra e venda de mercadorias, porém, cabe ressaltar que nos serviços de transporte interestadual haverá também a incidência desse imposto. Sobre os casos em que ocorre a incidência do ICMS, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Não incidência: é a ocorrência de um ato jurídico que não está compreendido no campo de incidência do tributo, ou seja, o ato praticado não se enquadra em nenhum dos casos previstos na legislação tributária como hipótese de incidência tributária.
(    ) Isenção: é uma situação devidamente estabelecida em lei, que dispensa o pagamento do tributo.
(    ) Suspensão: é a antecipação do imposto da exigência de pagamento do tributo, mesmo ocorrendo o seu fato gerador, mediante o cumprimento de certas condições estabelecidas em lei.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V.
	 b)
	V - V - V.
	 c)
	V - V - F.
	 d)
	V - F - V.
	7.
	Dentre as diversas obrigações fiscais existentes, podemos citar as obrigações acessórias. Como obrigação acessória encontramos a necessidade de escriturar livros fiscais. Os livros fiscais são exigidos para atender às esferas federal, estadual e municipal. Com relação aos livros fiscais, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Livro de Apuração do ICMS: registra as operações de entrada e saída de notas fiscais de mercadorias e apura o valor de ICMS do período.
(    ) Livro de Apuração do Lucro Real - LALUR: demonstra os valores que fazem parte da base de cálculo do IPI nas indústrias de transformação.
(    ) Livro de apuração do IPI: utilizado pelos estabelecimentos comerciais para apuração do imposto incidente sobre os serviços prestados.
(    ) Livro de Registro de Apuração do ISSQN: registra as notas fiscais de serviço prestado e apura o valor de imposto a recolher ao final do período.
(    ) Registro de empregados: registra informações acerca dos funcionários registrados.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - F - V.
	 b)
	V - F - F - V - V.
	 c)
	F - F - V - F - F.
	 d)
	F - V - F - V - F.
	8.
	O contador especialista na contabilidade comercial possui a capacidade de atender as organizações de forma que satisfaça as necessidades de informações necessárias para sua perfeita administração e correta tomada de decisões. De acordo com essa informação, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A quantidade de informações geradas não é necessariamente reflexo de um trabalho bem executado.
(    ) A qualidade das informações reflete a qualidade do trabalho executado pelo profissional.
(    ) É necessário adequar suas metodologias de forma a agregar valor a seu trabalho.
(    ) O contador comercial possui seu foco unicamente voltado para a área comercial, não sendo necessário conhecimento das demais áreas da contabilidade.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - F - V.
	 b)
	V - F - V - F.
	 c)
	F - V - F - F.
	 d)
	V - V - V - F.
	9.
	Os juros podem ser pagos ou recebidos e, da mesma forma, os descontos podem ser concedidos ou recebidos, dependendo das operações que os originaram. Habitualmente, costumam ocorrer situações que envolvem juros ou descontos nas atividades operacionais da empresa, como, por exemplo,no pagamento de fornecedores ou cobrança de clientes. Sobre as formas em que são reconhecidos os juros ativos e os juros passivos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) São juros ativos quando a empresa recebe um valor a maior do que o principal.
(    ) São juros passivos quando se recebe um valor a maior do que o principal devido.
(    ) São juros passivos quando a empresa paga alguma dívida, porém, são juros ativos quando a empresa recebe um valor a maior em um direito que lhe é devido, mas ambos são registrados na Demonstração do Resultado do Exercício como despesa e receita, respectivamente.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V.
	 b)
	F - V - V.
	 c)
	V - F - F.
	 d)
	F - V - F.
	10.
	Determinado estabelecimento industrial adquiriu matéria-prima para industrialização e produção de seu produto final. A negociação efetuada entre o setor de compras do adquirente e o setor de vendas do fornecedor estabelece o pagamento da duplicata no prazo de 30 (trinta) dias contados da emissão da nota fiscal, mas cogita a possibilidade de pagamento em prazo diferente do negociado, mediante renegociação de valores. Considerando as operações de juros e descontos, analise as sentenças a seguir:
I- O adquirente pode pagar a duplicata antecipadamente e solicitar um desconto ao fornecedor, contabilizando a diferença na conta de Descontos Obtidos.
II- O adquirente pode pagar a duplicata em atraso, mediante o pagamento de juros ao fornecedor e contabilizar a diferença na conta de Juros Passivos.
III- O adquirente pode pagar a duplicata antecipadamente pelo valor integral e contabilizar a duplicata integralmente na conta de Descontos Obtidos.
IV- O adquirente pode deixar de pagar a duplicata ao fornecedor e efetuar a contabilização pelo valor integral da duplicata na conta de Juros Passivos.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	11.
	(ENADE, 2015) Um dos objetivos da teoria geral dos sistemas é a formulação de princípios válidos para os sistemas em geral, independentemente dos elementos que os compõem e das relações ou forças existentes entre eles. Considerando o exposto, avalie as asserções a seguir:
I- Um sistema é constituído por um complexo de elementos em interação.
PORQUE
II- Na teoria geral dos sistemas, a ênfase é dada à inter-relação e interdependência entre os componentes que formam um sistema, que é visto como uma totalidade integrada, sendo impossível estudar seus elementos isoladamente.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
	 b)
	As asserções I e II são proposições falsas.
	 c)
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
	 d)
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	12.
	(ENADE, 2015) Uma empresa que utiliza o método de custeio por absorção para a apuração dos custos dos produtos fabricou, em determinado período, 50.000 unidades de um dos produtos de sua linha, com custo total de produção de R$ 1.000.000,00 e custo unitário variável de R$ 8,00. A empresa estima que, para o próximo período, haverá aumento na produção de 20% do referido produto, mantida a estrutura atual de custos, sem necessidade de modificação da capacidade de produção já instalada. Nessa situação, dado o novo volume de produção, o custo unitário de produção, mantido o método do custeio por absorção, será de:
	 a)
	R$ 8,00.
	 b)
	R$ 21,60.
	 c)
	R$ 9,60.
	 d)
	R$ 18,00.
Prova finalizada com 12 acertos e 0 questões erradas.

Mais conteúdos dessa disciplina