Buscar

AOL 4 METODOLOGIA DA PESQUISA

Prévia do material em texto

1. Pergunta 1
/1
Leia o trecho a seguir:
“Este trabalho tem como motivação básica redirecionar a pesquisa em administração, tomando mais efetiva sua contribuição ao desenvolvimento. Propõe-se uma estratégia de pesquisa que procura reorientar o esforço acadêmico para o entendimento de problemas e a melhoria de condições sociais através da aproximação e do comprometimento dos pesquisadores com as comunidades pesquisadas.”
Fonte: CAMPOS, A. M. Pesquisa: relevância social, cooperação e abertura a aprendizagem. Rev. adm. empres., São Paulo, v. 24, n. 4, p. 141-145, Dez. 1984. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-75901984000400023&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 06 jan. 2020.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre Interesses e motivações de pesquisa, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. A justificativa para a realização de uma pesquisa será plausível quando revelar os interesses pessoais do pesquisador.
Porque:
II. Isso é o suficiente para o financiamento público e/ou privado de uma pesquisa.
A seguir, assinale a alternativa correta:
Ocultar opções de resposta 
1. 
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
2. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
3. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
4. 
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
5. 
As asserções I e II são proposições falsas.
Resposta correta
2. Pergunta 2
/1
Leia o trecho a seguir:
“Esta pesquisa objetivou analisar os estímulos dos pesquisadores universitários a seguirem a carreira científica. [...] A pesquisa foi construída relacionando o referencial teórico aos relatos dos cientistas sobre o que estimulou o interesse por pesquisas, e qual foi o fator fundamental para impulsionar a criatividade e curiosidade nesta área. Neste estudo foram analisadas as causas internas e externas denominadas motivação intrínsecas e extrínsecas, respectivamente.”
Fonte: SOUZA, M. A. B. de; KASSEBOEHMER, A. C. A motivação dos pesquisadores em ciências para a carreira científica. VII Encontro Paulista de Pesquisa em Ensino de Química. 2013. Disponível em <http://eventos.ufabc.edu.br/eppeq2013/anais/resumos/68.pdf>. Acesso em: 06 jan. 2020.
Analise as variáveis a seguir e associe-as com suas respectivas categorias:
1) Interesse pessoal do pesquisador.
2) Relevância Científica.
3) Aumento da viabilidade de realização da pesquisa.
4) Relevância Social.
( ) Novos métodos para purificação da água salgada. 
( ) Água de maior qualidade entregue aos cidadãos.
( ) Comprometimento no fornecimento de água potável e corrente durante a infância do cientista.
( ) Há financiamentos em instituições de fornecimento de água para pesquisas afins.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Ocultar opções de resposta 
1. 
2, 4, 3, 1.
2. 
4, 3, 1, 2.
3. 
3, 4, 2, 1.
4. 
2, 4, 1, 3.
Resposta correta
5. 
1, 3, 2, 4.
3. Pergunta 3
/1
Leia o excerto a seguir:
“A entrevista como coleta de dados sobre um determinado tema científico é a técnica mais utilizada no processo de trabalho de campo. Através dela, os pesquisadores buscam obter informações, ou seja, coletar dados objetivos e subjetivos. Os dados objetivos podem ser obtidos também através de fontes secundárias tais como: censos, estatísticas, etc. Já os dados subjetivos só poderão ser obtidos através da entrevista, pois que, eles se relacionam com os valores, às atitudes e às opiniões dos sujeitos entrevistados.”
Fonte: BONI, V.; QUARESMA, S. J. Aprendendo a entrevistar: como fazer entrevistas em Ciências Sociais. Revista Eletrônica dos Pós-Graduandos em Sociologia Política da UFSC. Vol. 2 nº 1 (3), 2005. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/emtese/article/viewFile/18027/16976+&cd=1&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br>. Acesso em: 06 jan. 2020.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre entrevista, pode-se afirmar que, se o pesquisador visa abordar realidades pouco conhecidas, recomenda-se o tipo de entrevista:
Ocultar opções de resposta 
1. 
sem qualquer estrutura, pois oferece linhas de pensamento, argumentação e categorias ao entrevistado.
2. 
menos estruturada possível, a fim de coletar os dados junto a informantes-chave que podem ser especialistas no tema em estudo.
Resposta correta
3. 
semiestruturada a fim de preencher as categorias pré-definidas em uma planilha.
4. 
por pauta, a fim de que o entrevistado possa preencher o questionário e suas opções restritas.
5. 
mais estruturada possível, contando com todas as categorias e níveis pré-definidos.
4. Pergunta 4
/1
Leia o trecho a seguir:
“O Ministério da Saúde fixou quatro estratos geográficos de interesse, correspondendo a agrupamentos de estados brasileiros, a saber: estados das regiões Norte e Nordeste; estados da região Centro-Oeste e Sudeste exceto São Paulo; estados da Região Sul e, por fim, o Estado de São Paulo, como domínio adicional.”
Fonte: TRIPP, D. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 3, p. 443-466, set./dez. 2005. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ep/v31n3/a09v31n3.pdf>. Acesso em: 06 Jan. 2020.
Considerando essas informações e o conteúdo sobre Coleta de Dados, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s):
I. ( ) A Amostragem Aleatória Simples consiste em um sorteio ou seleção espontânea da amostra.
II. ( ) A Amostragem Sistemática se dá quando a população se encontra em um sistema aberto.
III. ( ) A Amostragem Proporcional Estratificada é definida por categorias fluidas e dinâmicas.
IV. ( ) A Amostragem Probabilística permite conhecer a probabilidade de ocorrência de um evento.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Ocultar opções de resposta 
1. 
F, V, V, F.
2. 
F, V, V, V.
3. 
V, F, F, V.
Resposta correta
4. 
V, F, V, F.
5. 
F, F, V, F.
5. Pergunta 5
/1
Leia o trecho a seguir:
“Antes da era da internet, o acesso a um determinado artigo científico era mais difícil e complexo. Em alguns casos, tornava-se quase inacessível aos pesquisadores, devido à dificuldade do acesso ao banco de dados para a localização do artigo ou ao custo da obtenção do mesmo. Atualmente, com a crescente disponibilização de publicações científicas em formato eletrônico na web e a criação de redes de pesquisadores e bancos de dados, disponibilizando essas publicações, o acesso começa a ser universal.”
Fonte: PUCCINI, L. R. S. et al. Comparativo entre as bases de dados PubMed, SciELO e Google Acadêmico com o foco na temática Educação Médica. Cadernos UniFOA, Volta Redonda, n. 28, p. 75-82, ago. 2015. Disponível em: <http://web.unifoa.edu.br/cadernos/edicao/28/75-82.pdf>. Acesso em: 06 Jan. 2020. 
Considerando essas informações e o conteúdo sobre tipos de dados, analise as variáveis a seguir e associe-as com suas respectivas categorias:
1) LILACS.
2) BIREME.
3) Scielo.
4) Scholar.
( ) Biblioteca Regional de Medicina.
( ) Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde.
( ) Scientific Electronic Library Online.
( ) Google Acadêmico.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Ocultar opções de resposta 
1. 
3, 4, 2, 1.
2. 
3, 1, 4, 2.
3. 
2, 1, 3, 4.
Resposta correta
4. 
1, 3, 2, 4.
5. 
4, 1, 2, 3.
6. Pergunta 6
/1
Leia o trecho a seguir:
“A observação atenta dos detalhes coloca o pesquisador dentro do cenário de forma que ele possa compreender a complexidade dos ambientes psicossociais, ao mesmo tempo em que lhe permite uma interlocução mais competente. Por isto, a observação é mais adequada a uma análise de comportamentos espontâneos e à percepção de atitudes não verbais, podendo ser simples ou exigindo a utilização de instrumentos apropriados.”
Fonte: FERREIRA, L. B.; TORRECILHA, N.; MACHADO, S. H. S. A. Técnica de Observação em Estudos de Administração. XXXVI Encontro da ANPAD. Rio de Janeiro, 2012. Disponível em: <http://www.anpad.org.br/admin/pdf/2012_EPQ482.pdf>.Acesso em: 06 jan. 2020.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre técnica de observação, pode-se afirmar que o pesquisador que busca a descrição precisa dos fenômenos ou teste de hipóteses, lança mão da:
Ocultar opções de resposta 
1. 
observação sistemática.
Resposta correta
2. 
observação simples.
3. 
observação complexa.
4. 
observação participante.
5. 
observação de dados.
7. Pergunta 7
/1
Leia o trecho a seguir:
“O desenvolvimento de modelos experimentais torna-se importante na medida em que estes auxiliam na compreensão dos fenômenos naturais. Na ciência médica permitem o melhor conhecimento da fisiologia, da etiopatogenia das doenças, da ação de medicamentos ou dos efeitos das intervenções cirúrgicas.”
Fonte: FERREIRA, L. M.; HOCHMAN, B.; BARBOSA, M. V. J. Modelos experimentais em pesquisa. Acta Cirúrgica Brasileira, Vol 20 (Supl. 2) 2005. Disponível em: <http://www.repositorio.unifesp.br/bitstream/handle/11600/2353/S0102-86502005000800008.pdf?sequence=1&isAllowed=y>. Acesso em: 06 jan. 2019.
Considerando essas informações e os conteúdos estudados sobre modalidade de pesquisa, pode-se afirmar que, em pesquisa experimental, o cientista:
Ocultar opções de resposta 
1. 
desenvolve a metodologia que será usado na experiência.
2. 
aplica questionários sem estrutura específica, dando abertura para seus entrevistados. 
3. 
seleciona variáveis para o fenômeno e verifica os efeitos produzidos no objeto.
Resposta correta
4. 
realiza o estudo de caso.
5. 
foca sua atividade de pesquisa na revisão de bibliografias afins
8. Pergunta 8
/1
Leia o trecho a seguir:
“Investigação-ação, que é um termo genérico para qualquer processo que siga um ciclo no qual se aprimora a prática pela oscilação sistemática entre agir no campo da prática e investigar a respeito dela. Planeja-se, implementa-se, descreve-se e avalia-se uma mudança para a melhora de sua prática, aprendendo mais, no correr do processo, tanto a respeito da prática quanto da própria investigação.”
Fonte: TRIPP, D. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 3, p. 443-466, set./dez. 2005. Disponível em <http://www.scielo.br/pdf/ep/v31n3/a09v31n3.pdf>. Acesso em 06 jan. 2020.
Considerando essas informações e o conteúdo sobre modalidade de pesquisa, pode-se afirmar que, quando os pesquisadores e participantes representativos da situação ou do problema estão envolvidos de modo cooperativo ou participativo, buscando a resolução de um problema coletivo, eles praticam:
Ocultar opções de resposta 
1. 
Pesquisa Documental.
2. 
Pesquisa-Ação.
Resposta correta
3. 
Estudo de Caso.
4. 
Pesquisa Ex-Post-Facto.
5. 
Pesquisa Participante.
9. Pergunta 9
/1
Leia o trecho a seguir:
“Talvez a reflexão mais importante seja a de que qualquer método apresenta prós e contras. O pesquisador deve, sempre, estudar bem o método, porém sem ficar tão preso às normas de conduta metodológicas que, como na fábula indiana, se atenha de tal forma às partes – tromba com uma mangueira, cauda com ponta peluda como uma vassoura, pata grossa como um tronco –, que se esqueça de perceber o todo: o elefante.”
Fonte: MARTINEZ, M.; SILVA, P. C. Fenomenologia: o uso como método em Comunicação. Revista da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação | E-compós, Brasília, v.17, n.2, mai./ago. 2014. Disponível em: <https://e-compos.org.br/e-compos/article/download/1012/762>. Acesso em 06 jan. 2020. (adaptado).
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre modalidade de pesquisa, pode-se afirmar que, ao estudar com método científico um objeto a partir de como ele se mostra, sem categorizações prévias, um pesquisador:
Ocultar opções de resposta 
1. 
está utilizando o método de campo.
2. 
está utilizando o método indutivo.
3. 
está utilizando o método fenomenológico.
Resposta correta
4. 
está utilizando o método dialético.
5. 
está utilizando o método dedutivo.
10. Pergunta 10
/1
Leia o trecho a seguir:
“A partir de uma experiência de pesquisa participante realizada em duas comunidades de japoneses localizadas no noroeste do estado de São Paulo, as Comunidades Sinsei e Yuba […]. [Discutiremos] questões como a forma de realização da pesquisa, o compromisso do pesquisador com a comunidade estudada, a postura do pesquisador durante sua aproximação da comunidade, a diferença da compreensão da dimensão temporal para o pesquisador e a comunidade que estuda, e a importância do olhar na realização da pesquisa.”
Fonte: MARCOS, V. de. Trabalho de Campo em Geografia: Reflexões sobre uma Experiência de Pesquisa Participante. Boletim Paulista de Geografia, São Paulo, nº 84, p. 105-136, 2006. Disponível em: <https://www.agb.org.br/publicacoes/index.php/boletim-paulista/article/view/731/614>. Acesso em: 06 Jan. 2020.
Considerando essas informações e os conteúdos estudados sobre pesquisas de campo, pode-se afirmar que, ao buscar aproximação com as pessoas da área selecionada para o estudo:
Ocultar opções de resposta 
1. 
a presença de familiares atrapalhará o levantamento de dados.
2. 
o cientista deve manter o distanciamento das pessoas da comunidade.
3. 
pode-se criar rotas através do conhecimento dos moradores daquela região.
Resposta correta
4. 
a presença de lideranças políticas é indispensável.
5. 
cidades rurais possuem mais vantagens do que cidades urbanas.

Continue navegando