Buscar

Atividade -Era Napoleônica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

COLÉGIO ESTADUAL PROFESSORA LOURDES DE OLIVEIRA SAMPAIO
Professoras: Camila Alves e Cristiane Limeira Data: 17/05/2021 
Nome:________________________________ Série: 2° ano Turma:___ 
6ª Atividade Era napoleônica 
Guerras Napoleônicas
A primeira guerra napoleônica ocorreu contra a Segunda Coligação, formada em 1798 pela Grã-Bretanha, Áustria, Rússia, Portugal, Império Otomano e Reino de Nápoles. Por embaraços diplomáticos, a Rússia saiu desta coligação. Em 1800, a França derrota a Áustria na batalha de Marengo e, em 1802, a Grã-Bretanha e a França assinam a Paz de Amiens. A guerra, contudo, levou a França à crise financeira, o que foi amenizado com a criação do Banco da França. O banco exercia o controle da emissão de papel-moeda, contribuindo para reduzir a inflação. A França, tendo a Espanha como aliada, derrotou as tropas da Áustria e da Rússia nas batalhas de Ulm e Austerlitz. Na batalha de Trafalgar, pelo mar, contudo, as tropas francesas e espanholas foram dizimadas pelos britânicos. Em 1806, o imperador Napoleão derrotou o Sacro Império Romano-Germânico e cria a Confederação do Reno, que reunia a maioria dos estados alemães e se autoproclamou protetor deste Estado. Diante desta vitória, Grã-Bretanha, Rússia e Prússia formam a Quarta Coligação. Dessa vez, o exército da Prússia foi derrotado rapidamente na Batalha de Iena e os russos em 1807 nas batalhas de Eylau e Friedland. Por conta dessas últimas batalhas, foi assinado o Tratado de Tilsit, neste mesmo ano, no qual os russos tornavam-se aliados dos franceses. Com a derrota da Quarta Coligação, Napoleão Bonaparte torna-se o grande senhor da Europa Continental. Para administrar tantos territórios, alguns foram entregues a seus familiares. Seus irmãos José, Luís e Jerônimo, foram coroados reis de Nápoles, Holanda e Vestfália, respectivamente. Já as suas irmãs Elisa, Carolina e Pauline, reinaram sob territórios na Península Itálica.
Terror Branco: As nações vencedoras se reúnem no Congresso de Viena para discutir como seria a Europa após as guerras empreendidas por Napoleão. Este foi enviado para a Ilha de Elba e o rei Luís XVIII reconduzido ao trono. Tem-se início o Terror Branco, onde a aristocracia e o alto clero voltam à cena política e aproveitam para se vingarem dos republicanos. É exigida a devolução das terras confiscadas pelos camponeses durante a Revolução. Por isso, começam as revoltas, massacres e perseguições. 
Batalha de Waterloo: A notícia da volta de Bonaparte cai como uma bomba em Viena. É formada, então, a Sétima Coligação e os exércitos se enfrentam na Batalha de Waterloo, na Bélgica. Derrotado, Napoleão Bonaparte abdica do trono da França e é exilado na ilha de Santa Helena, na costa da África, e morreu em 1821. 
Congresso de Viena :Com a Batalha de Waterloo, chega ao fim a Era Napoleônica e começa a tentativa de restauração do Antigo Regime por meio do Congresso de Viena (1814-1815). O Congresso instituiu uma política de compensações territoriais para as nações vencedoras e a equivalência de forças entre as nações europeias.
6°Atividade
1-"Senhor do continente, Napoleão disseminou pelos países conquistados os princípios liberais franceses (...) e derrubou as velhas estruturas aristocráticas. Assim, os sucessos militares desde a Revolução deviam-se, em grande parte, aos princípios ideológicos franceses contra as tiranias do Antigo Regime. Entretanto, quando, no período imperial, a invasão foi acompanhada da exploração das populações locais e da submissão à França, os sucessos militares foram substituídos pela resistência dessas populações e pelo fracasso das conquistas napoleônicas."Ao fenômeno descrito no texto pode-se associar que:
a) a imposição do domínio napoleônico na península Ibérica e na Rússia desembocou na luta nacionalista dessas regiões e no início da lenta decadência de Bonaparte.
b) as guerras de conquista napoleônicas objetivavam eliminar as manifestações nacionalistas e liberais decorrentes das ideias implantadas pela Revolução.
c) o domínio francês sobre as nações europeias incentivou e promoveu as revoltas liberais no século XIX e retardou os movimentos de independência das colônias da América.
d) o embargo econômico imposto à Inglaterra favoreceu o desenvolvimento de países emergentes e enfraqueceu a economia britânica e o poder militar de Bonaparte.
e) a hegemonia francesa sobre o continente resultou da neutralização de países poderosos, como a Inglaterra, a maior potência econômica do período.
2)Leia este texto:
Antes, Napoleão havia levado o Grande Exército à conquista da Europa. Se nada sobrou do império continental que ele sonhou fundar, todavia ele aniquilou o Antigo Regime, por toda parte onde encontrou tempo para fazê-lo; por isso também, seu reinado prolongou a Revolução, e ele foi o soldado desta, como seus inimigos jamais cessaram de proclamar.
LEFEBVRE, Georges. A Revolução Francesa. São Paulo: IBRASA, 1966. p. 573.
Tendo-se em vista a expansão dos ideais revolucionários proporcionada pelas guerras conduzidas por Bonaparte, é CORRETO afirmar que:
a) os governos sob influência de Napoleão investiram no fortalecimento das corporações de ofício e dos monopólios.
b) as transformações provocadas pelas conquistas napoleônicas implicaram o fortalecimento das formas de trabalho compulsório.
c) Napoleão, em todas as regiões conquistadas, derrubou o sistema monárquico e implantou repúblicas.
d) o domínio napoleônico levou a uma redefinição do mapa europeu, pois fundiu pequenos territórios, antes autônomos, e criou, assim, Estados maiores.
3-Pode-se afirmar que a Era Napoleônica permitiu a consolidação da ordem burguesa porque
a) anulou o direito à propriedade privada e proibiu a organização de greves e sindicatos.
b) garantiu os princípios de igualdade jurídica e de liberdade, com a aprovação do Código Civil.
c) extinguiu a Declaração de Direitos do Homem e do Cidadão do início da Revolução Francesa.
d) colocou em segundo plano os ideais iluministas ao implantar o Império e empreender guerras.
e) fortaleceu os grupos reacionários, favoráveis às medidas sociais do Período do Terror.
4-A respeito do governo exercido por Napoleão Bonaparte, na França, marque a opção FALSA:
a) Portugal e Espanha constituíam os principais aliados de Napoleão contra a Inglaterra;
b) o período napoleônico foi marcado por um Estado centralizado;
c) a coligação da Áustria, Prússia e Rússia conseguiu derrotar as tropas de Napoleão;
d) a Inglaterra se destacou como líder dos países que se opunham a Napoleão.
5- "Há duzentos anos, em 9 de junho de 1815, encerrava-se o Congresso de Viena, conferência de países europeus que, após nove meses de deliberações, estabeleceu um plano de paz de longo prazo para o continente, que vivia um contexto político conturbado(...). Para alcançar esse objetivo, os diplomatas presentes ao Congresso de Viena criaram um mecanismo de pesos e contrapesos conhecido como "Concerto Europeu"(...). O Concerto Europeu procurou substituir um arranjo unipolar por um sistema inovador de consultas plurilaterais. Esse esforço visava a garantir a estabilidade europeia no pós-guerra".  O contexto conturbado vivido pela Europa antes do Congresso de Viena e os resultados deste foram, respectivamente: 
a) A guerra dos sete anos que colocaram em confronto Inglaterra e França em função de disputas territoriais na América. – A expulsão da França da Liga das nações por ter desrespeitado regras internacionais preestabelecidas.    
b) A disputa imperialista protagonizada pelas nações europeias em função da crise econômica vivida no século XIX. – Evitou-se provisoriamente um conflito de proporções mundiais já que, por meio de concessões, garantiu-se um equilíbrio político.    
c) A expansão napoleônica que destronou reis e promoveu a invasão e ocupação militar sobre diversas regiões. – Restauração das monarquias depostas por Napoleão, legitimação das existentes à época e a criação da Santa Aliança.d) A primeira grande guerra, que foi consequência de um momento marcado pelo nacionalismo exacerbado e por rivalidades econômicas e territoriais. – A imposição de uma paz despreocupada com o equilíbrio mundial pois humilhava os derrotados.

Continue navegando