Buscar

EDEMA - ESTUDO DIRIGIDO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Trabalho fisiologia: EDEMA
01) Qual a função da microcirculação?
A microcirculação envolve o transporte de liquido corporal por meio de capilares, desse modo é controlado o fluxo para cada órgão, ou seja, a microcirculação de cada órgão está apta a atender às suas necessidades; as principais funções da microcirculação são: transporte de nutrientes para os tecidos e a remoção dos produtos da excreção celular.
02) Como ocorre a movimentação de água via transcelular?
O transporte de água entre as células pode ocorrer de duas maneiras, por osmose ou pelas aquaporinas; no caso do movimento de água por aquaporinas, canais são abertos por proteínas para que a água possa penetrar na membrana já que a bicamada fosfolipídica da membrana celular não é permeável a água. Já no caso da osmose, a água segue contra o gradiente de concentração, ou seja do meio menos concentrado para o mais concentrado, afim de diluir as substâncias acumuladas no outro meio, propiciando uma solução isotônica.
03) O que são as Forças de Starling?
As chamadas Forças de Starling tratam-se da pressão capilar (Pc), pressão do líquido intersticial (Pli), pressão coloidosmótica plasmática capilar (Pp), pressão coloidosmótica do liquido intersticial (Pli); essas quatro forças determinam o movimento do líquido através da membrana capilar, portanto direciona o líquido do sangue para o líquido intersticial ou no sentido inverso.
04) O que determina o movimento de líquido através da membrana capilar?
O movimento de líquido na membrana capilar se dá pelas forças osmóticas, hidrostáticas e coloidais, direcionando o líquido do sangue para o interstício ou no sentido inverso.
05) O que é pressão efetiva de filtração?
Pressão efetiva de filtração ou PEF é caracterizada pela soma das quatro Forças de Starling (pressão capilar, pressão do líquido intersticial, pressão coloidosmótica plasmática capilar, pressão coloidosmótica do líquido intersticial). Se esta for positiva, ocorrerá filtração de líquido pelos capilares; se for negativa, ocorrerá absorção de líquidos. Se a soma for nula, não haverá movimentação de líquido.
06) Quais alterações fisiológicas podem reduzir a pressão oncótica?
Sabe-se que a pressão oncótica ou pressão coloidosmótica do plasma é causada pelas proteínas do plasma. Desse modo, a redução de proteínas no plasma acarreta a redução da pressão oncótica, processo causado pela deficiência na produção de proteínas ou vazamento dessas proteínas para o interstício, desligamento das proteínas de moléculas.
07) O que causa o aumento da permeabilidade capilar?
O aumento da permeabilidade capilar pode ser causado por diversos fatores, por exemplo: inflamações (faz com que as células edoteliais fiquem mais espaçadas, assim haverá movimento paracelular), resposta imunitária (a bactérias e toxinas) e deficiência de vitaminas, com destaque para a vitamina C.
Nome: Giovanna Di Pace Silva
RA:1820100113

Continue navegando