Buscar

QUESTÕES DE FILOSOFIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1. (Espm 2014) Seu principal objetivo era demonstrar, por um raciocínio lógico formal, a autenticidade dos dogmas cristãos. A filosofia devia desempenhar um papel auxiliar na realização deste objetivo. Por isso a tese de que a filosofia está a serviço da teologia. 
(Antonio Carlos Wolkmer – Introdução à História do Pensamento Político)
O texto deve ser relacionado com: 
a) a filosofia epicurista. 
b) a filosofia escolástica. 
c) a filosofia iluminista. 
d) o socialismo. 
e) o positivismo. 
Resposta:
[B]
A relação da filosofia com os dogmas cristãos está relacionada principalmente a duas escolas de pensamento: a patrística, representada por Santo Agostinho e a escolástica cujo maior representante foi São Tomás de Aquino. A Patrística se refere aos primeiros séculos com o objetivo de formular verdades da fé contra os pagãos. A escolástica foi desenvolvida entre os séculos XI e XV dentro das universidades medievais europeias com o objetivo de conciliar a fé cristã com o sistema de pensamento racional, tendo foco na dialética como mecanismo de conciliação das teorias. Apenas a alternativa [B] possui relação com a questão da fé raciocinada, ou seja, com a filosofia escolástica. 
 
2. (Ufu 2012) Na medida em que o Cristianismo se consolidava, a partir do século II, vários pensadores, convertidos à nova fé e, aproveitando-se de elementos da filosofia greco-romana que eles conheciam bem, começaram a elaborar textos sobre a fé e a revelação cristãs, tentando uma síntese com elementos da filosofia grega ou utilizando-se de técnicas e conceitos da filosofia grega para melhor expor as verdades reveladas do Cristianismo. Esses pensadores ficaram conhecidos como os Padres da Igreja, dos quais o mais importante a escrever na língua latina foi santo Agostinho.
COTRIM, Gilberto. Fundamentos de Filosofia: Ser, Saber e Fazer. São Paulo: Saraiva, 1996, p. 128. (Adaptado)
Esse primeiro período da filosofia medieval, que durou do século II ao século X, ficou conhecido como 
a) Escolástica. 
b) Neoplatonismo. 
c) Antiguidade tardia. 
d) Patrística.
e) Racionalismo
Resposta:
[D]
A Patrística é o estudo dos chamados "Patronos da Igreja", ou seja, é o estudo dos escritos daqueles primeiros escritores dos primórdios do cristianismo. Esse período é geralmente delimitado entre o fim do Novo Testamento ou o final da Era Apostólica até a data do Concílio da Calcedónia (451 d.C.) ou até o século VIII d.C. no segundo Concílio de Niceia. Basicamente, esses escritos pretendem justificar, defender e propagar as verdades da fé cristã. 
 
3. (Ueg 2010) Os primeiros séculos da era cristã são os da constituição dos dogmas cristãos. A tarefa da filosofia desenvolvida pelos padres da Igreja nesta época é a de encontrar justificativas racionais para as verdades reveladas, ou seja, conciliar fé e razão. Santo Agostinho é o principal representante deste período que ficou conhecido como 
a) racionalismo. 
b) escolástica. 
c) fideismo. 
d) patrística.
e) Racionalismo
Resposta:
[D]
Somente a alternativa D está correta, pois é conhecida como “filosofia patrística” o período filosófico dominado pelas ideias desenvolvidas por padres católicos – durante a fase final do Império Romano - e que dariam origem à escolástica (por volta dos séculos VIII-IX). Tem em Santo Agostinho seu maior expoente, cujo pensamento se voltava aos problemas de Deus e da alma, tentando conciliar o ensinamento da Bíblia com a filosofia platônica. 
 4 - O objeto de estudo da filosofia medieval começou antes deste período cronológico da história. Afinal, após a morte de Jesus Cristo, os primeiros cristãos tiveram que conciliar a filosofia grega com os ensinamentos cristãos. Marque (C) para certo e (E) para errado 
A) ( ) Filosofia dos Padres Apostólicos
B) ( ) Filosofia dos Padres Apologistas
C) ( ) Patrística
D) ( ) Escolástica.
E) ( ) Racionalismo 
Resposta:
CCCCE
5.A filosofia medieval foi desenvolvida na Europa durante o período da Idade Média (séculos V-XV). Trata-se de um período de expansão e consolidação do Cristianismo na Europa Ocidental. Marque (C) para certo e (E) para errado para a tentativa da filosofia medieval tentou conciliação entre; 
A) ( ) a religião com a filosofia 
B) ( ) os pensadores gregos e cristãos 
C) ( )a filosofia com a química
D) ( ) a espaço com a filosofia
E) ( ) o estado e a filosofia 
GABARITO: CCEEE

Continue navegando

Outros materiais