Buscar

Estrutura do DNA e RNA - Genética humana

Prévia do material em texto

Definição de DNA: 
O DNA, cujas subunidades são os nucleotídeos, funciona como material genético e, de acordo com o modelo Watson-Crick, existe sob a forma de uma hélice dupla de orientação para a direita, sendo que as fitas da hélice dupla são antiparalelas (uma corre no sentido 5’ para 3’ e a outra no sentido inverso) e unidas por pontes de hidrogênio entre bases nitrogenadas complementares. A estrutura do DNA proporciona os meios de armazenamento e de expressão das informações genéticas.
Explique a afirmação “O DNA produz o RNA, que produz as proteínas”: 
O DNA, através do processo denominado transcrição, sintetiza três tipos de RNA: RNA mensageiro, RNA transportador e RNA ribossômico. Os m-RNA são traduzidos em proteínas, por um processo mediado pelos t-RNA e r-RNA. Cada m-RNA é produto de um gene específico e conduz à síntese de uma proteína diferente. Na tradução, a informação do m-RNA orienta a construção de um polipeptídeo, que depois origina uma proteína.
Purinas: anel duplo de nove membros presente nas bases nitrogenadas adenina e guanina.
Pirimidinas: anel simples de seis membros presente nas bases nitrogenadas timina, citosina e uracila.
Diferença entre as pentoses do DNA e do RNA: 
Comparada com a ribose, a desoxirribose tem um átomo de hidrogênio, em vez de um grupo hidroxila, na posição C-2’.
Descreva a ligação fosfodiéster: 
corresponde à ligação entre dois nucleotídeos, de forma que o grupo hidroxila do carbono 3 da pentose de um nucleotídeo se une ao grupo fosfato ligado à hidroxila do carbono 5 da pentose do outro nucleotídeo. 
Quantidade de pontes de hidrogênio entre as bases: 
Entre A e T há 2 pontes e entre G e C há 3 pontes.
Gene: gene é uma região específica de uma molécula de DNA em um cromossomo que codifica RNA, que pode codificar polipeptídios.

Continue navegando