Buscar

A DESIGUALDADE EXISTENTE NAS ECOLAS PUBLICAS DURANTE A PANDEMIA

Prévia do material em texto

COVID-19 E O IMPACTO NA APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS DE ESCOLA PÚBLICA
POR Marluce sousa
 No início de 2020, o mundo foi surpreendido por um vírus com alto grau de contágio , vírus COVID – 19 , cenário que fez com que o isolamento social fosse a arma mais poderosa para o combate ao vírus. As instituições educacionais precisaram fechar suas portas e a grande parte dessas instituições deu continuidade às atividades por meio do ensino remoto. Para amenizar os prejuízos causados pela pandemia do novo coronavírus, o Ministério da Educação (MEC) autorizou a substituição de disciplinas presenciais por aulas que utilizem meios de tecnologias 
 Assim, professores e alunos e família tiveram que reinventar-se ao novo apresentado .
 O afastamento dos alunos da sala de aula não significou que os mesmos se afastassem da escola, muitos continuaram estudando de forma remota.
 Diante das mudanças de ensino percebe-se a desigualdade já existente sendo escancarada.
 Esse abismo social está intrinsecamente relacionado à maneira como os envolvidos gestor, professor , família e comunidade encaram a situação atual. É momento de empatia de pensar em um futuro melhor e tentar fazer a diferença . 
 Traçar planos, estratégias para que os alunos se sintam acolhidos diante da desigualdade que antes camuflada torna-se visível como tecnologica social e econômica 
 Dessa forma forma o presente estudo busca apresentar estratégias para minimizar a desigualdade na educação, a criança aprende interagindo, sendo instruída e estimulada e quando são lhe apresentado apenas conteúdos sem estímulos e instruções ,estão sendo negligenciados seus direitos. 
 Assim, aponta Marcom e Valle (2020), a função principal da educação não muda pelo fato de vivermos em pandemia. A aprendizagem dos alunos ainda continua sendo o foco das aulas e o professor possui papel fundamental nesse processo. Apesar de ser um enorme desafio, o professor tem em mãos um caminho de possibilidades para conduzir a apropriação dos conhecimentos e o desenvolvimento das ações propostas, fortalecendo os vínculos entre família e escola, peças chaves para o sucesso do ensino remoto. fortalecendo os vínculos entre família e escola, peças chaves para o sucesso do ensino remoto. 
REFERÊNCIAS
BORSTEL, Vilson Von; FIORENTIN, Mariane Jungbluth; MAYER, Leandro.
Educação em tempos de pandemia: Constatações da coordenadoria Regional de Educacção em Itapiranga. In: PALU, Janete; MAYER, Leandro; SCHUTZ, Jenerton Arlan (org.) Desafios da Educação em tempos de pandemia. Cruz Alta: Ilustração, 2020. 
CORDEIRO, Karolina Maria de Araújo. O Impacto da Pandemia na Educação: A Utilização da Tecnologia como Ferramenta de Ensino. 2020. 
ENSINO Remoto Emergencial: a oportunidade da escola criar, experimentar, inovar e se reinventar. SINEPE/RS, Porto Alegre, 17 abr. 2020. Disponível em: https://www.sinepe-rs.org.br/noticias/ensino-remoto-emergencial-a-oportunidade-da- escola-criar-experimentar-inovar-e-se-reinventar. Acesso em: 31 ago. 2020. 
.

Continue navegando