Buscar

Atividade Reflexiva de artes - ensino fundamental I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

NOME – RGM 
PRÁTICA DE ENSINO EM ARTE I – UNIDADE II 
ARTE E CRIANÇA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL II 
 
Habilidades: 
(EF15AR02) Explorar e reconhecer elementos constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma, cor, espaço, movimento etc.). 
(EF15AR04) Experimentar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia etc.), fazendo uso sustentável de materiais, instrumentos, recursos e técnicas convencionais e não convencionais. 
(EF15AR05) Experimentar a criação em artes visuais de modo individual, coletivo e colaborativo, explorando diferentes espaços da escola e da comunidade. 
 
Competências: 
Reconhecer elementos constitutivos das artes visuais e seu potencial poético, experimentando, identificando e percebendo as diversas formas de expressão das artes visuais. 
Praticar diferentes formas de expressão artística, fazendo uso sustentável de materiais, objetos e instrumentos diversos. 
Proporcionar ao aluno a ampliação de seu repertório imaginário por meio da utilização de materiais não convencionais na criação artística, explorando suas texturas e métodos utilizados, pois os materiais podem ter diferentes texturas, como uma possibilidade de trabalho em artes visuais, identificando a relação entre as texturas representadas e seus respectivos materiais. 
 
ATIVIDADE: Frotagem 
A frotagem é uma técnica que explora a fricção de uma ferramenta de desenho, como um lápis, em uma folha ou outro suporte apoiado sobre uma superfície texturizada, produzindo uma espécie de decalque, utilizando elementos da natureza como matriz. O termo frotagem é uma adaptação da palavra francesa frottage, e significa friccionar. 
Iniciar a atividade dando informações aos alunos sobre a frotagem, orientá-los a fazer a partir de uma superfície áspera, mudando as cores durante a atividade, e explorando diferentes gestos, sons e posições dos lápis. Sair com os alunos da sala de aula para que possam experimentar e pesquisar diferentes tipos de superfícies a serem frotadas. O objetivo é propiciar ao aluno a ampliação de seu repertório imaginário utilizando materiais não convencionais na criação artística, explorando suas texturas com essa técnica. Por meio dessa vivência, o aluno terá a oportunidade de experimentar algumas possibilidades não convencionais de criação artística e de refletir sobre seus processos. 
Após o término da atividade, sugerir aos alunos que passeiem pela classe para ver o que os colegas fizeram, logo após, expor os trabalhos no mural da sala. 
Materiais utilizados: Giz de cera, lápis preto, lápis de cor, canetinha, papel sulfite branco ou papel manteiga, materiais diversos de origem natural (folhas, galhos, pedras, etc.). 
 	 
REFERÊNCIAS: 
ARSLAN, L, M,; IAVELBERG, R.; SAPIENZA, T.T. Projeto Presente Arte, 5ª edição, São Paulo: Moderna, 2017. 
 
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica . Base Nacional Comum Curricular. Brasília. 2018. 
 
MARINHO, Patrícia. Frotagem: Uma técnica de artes que vai encantar as crianças. 2019. Disponível em: https://www.tempojunto.com/2019/04/08/frotagem-uma-tecnica-de-artes-quevai-encantar-as-criancas/. Acesso em: 01 jun. 2021.

Outros materiais